Inserir objetos/texturas/iluminação!

Por: Doiders  

Em: 03/08/2007 01:10

Bom dia Galera, hj é o meu primeiro dia cadastrado aqui no forum, bom.. como axo q deve ser normal, estou com muitas dúvidas, pois estou começando no 3ds max. Bom, eu queria mesmo eh aprender o basicão, pois quero mesmo eh apenas para renderizar e colokar objetos (modelos) em plantas baixas que construo em AutoCad, em 3d. Gostaria que, se alguem pudesse, por favor, me ajude... eu imploro, pois tah dificil seguir os tutos do forum :S Minhas dúvidas: 1º- Como faço para inserir um objeto pronto, texturizado certinho (que pelo q percebi é chamado de "scene") em um projeto meu no 3ds? pois apenas consigo inserir aruqivos *.3ds, mas eles não contem as texturas ou fotos arrumadas de acordo no objeto. 2º- qual o melhor modo de texturizar paredes, chão e outros? 3º- como consigo uma boa iluminação internas, e tbm externas nas maquetes??? Me ajudemmmm porrrrr favorrr :S:S:S... Agradeço de coração mesmo!!! Valew galera
Tudo que você precisa para começar e a resposta para as duas últimas perguntas, que não são simples, estão nos dois links abaixo. http://www.tresd1.com.br/tutoriais.php http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14682 A resposta da primeira pergunta é fácil, é só usar o File>Merge
Múcio
Doiders, olá, seja bem-vindo ao nosso fórum. Primeiramente, gostaria que você desse uma boa lida nas regras do site. Elas estão disponíveis dentro de cada forum. Mas para facilitar já que você é novo aqui, clique em http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=14863 Como o múcio te falou esses dois links te ajudarão, de uma lida neles com calma. Não demonstre desespero, a maioria que posta aqui quer uma resposta, então basta que você diga o que tem dúvida especificamente, que sempre vai aparecer alguem para te ajudar. Evite expressões tipo "SOCORRO" "HELP" "ME AJUDE" "URGENTE" Além disso tudo, também te aconselharia a dar uma olhadinha nesse tópico. Nele você poderá encontrar bom material para adquirir. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16117 Forte abraço, e qualquer coisa, tamos ai! André - heuew
Oi Doiders, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Muita gente já aprendeu 3ds max aqui no site e você pode aprender também, mas leva um certo tempo, o programa não é simples. Por isso, as suas perguntas são super difíceis de responder, porque teria que explicar um monte de coisas que estão envolvidas. A minha sugestão é para ir com calma, pegando cada área de uma vez para estudar, então, estudando modelagem, depois texturização, depois iluminação, porque tudo junto não dá. A curva de aprendizado do 3ds max varia de 4 a 7 anos, claro que se pretende usar em maquete não vai precisar conhecer nem 10% do programa, porque a maior parte é destinada à animação, é a parte mais complexa também. Só que criação de materiais realistas e iluminação não é nada fácil, leva um bom tempo e só a prática vai permitir bons resultados. Leia os tutoriais da 3D1 na seção 3ds max básicos e 3ds max avançados, leia na ordem que aparecem, pois estão listados em ordem didática, só isso já vai te dar uma ótima noção do programa. Mas respondendo as suas perguntas: 1- Para inserir objetos com a extensão MAX você usa o File>Merge, para inserir objetos de qualquer outra extensão, você usa o File>Import. 2- O melhor modo de texturizar objetos é criando materiais realistas, para isso precisa compor com mapas e configurar o material corretamente, além de ter boas texturas para usar na criação. Texturas são apenas imagens, material é algo mais complexo e as texturas fazem parte do material, é configurando todos os recursos do material e aplicando boas texturas nele que você consegue criar um material realista. Observar os materiais no mundo real é muito importante para poder reproduzir em 3D. 3- Para conseguir uma boa iluminação precisa de prática e técnica, precisa conhecer bem as técnicas de iluminação para 3D, chamada de Fakeosity, e também as técnicas para iluminação real de estúdio. Em seguida, precisa estudar e dominar um renderizador profissional que trate a luz da forma que ela é na realidade, como o Mental Ray, por exemplo, que já vem embutido no 3ds max, mas não é simples e leva um tempo para aprender também, além de ser necessário ter uma boa base no programa. Basicamente é isso, mas não desanime, apenas estude com calma e tenha em mente que leva tempo, não vai sair fazendo imagens realistas da noite para o dia. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 255

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.