o problema do nosso colega é q ele não deve ter entendido a relação de resolução/zoom....
situação01:
eu crio uma imagem de 800/600 com 100 dpi de resolução....ou sejá, a cada 1 polegada quadrada da imagem terá 100 pontos....
situação02:
eu crio uma imagem de 800/600 com 300 dpi de resolução....ou sejá, a cada 1 polegada quadrada da imagem terá 300 pontos....
---
vc vendo as duas situações ja saca q ao dar o zoom nas imagens, a q tem mais pontos por polegada quadrada terá mais definição....
eu dei o exemplo com dpi, mas pode ser em qq tipo de escala...
o tipo de resolução das imagens acima é o efetivo...
---
situação03:
eu crio uma imagem de 1600/1200 com 100 dpi de resolução....ou sejá, a cada 1 polegada quadrada da imagem terá 100 pontos....
---
se eu pegar essa imagem e dentro do photoshop ou similar eu reduzir essa imagem para 800/600 ela terá uma qualidade no zoom mais q a situação 1???
sim, pq vc estará forçando a qualidade da resolução por interpolação....
***apesar de q isso não é o certo, mas é um jeito de fazer....
---
visto q no max vc não tem um bom controle sobre a resolução, o q vc pode fazer é gerar grandes formatos e interpolar para conseguir a qualidade desejada....
***se for still (imagem estática), vc pode tb renderizar por partes e juntar no próprio max ou photoshop....geralmente fazemos isso se o pc é mto fraco....
***vc pode perguntar...pq q eu não uso de uma vez a imagem a 1600/1200???
o problema é q dependendo de onde vc visualizar (como o visualizador de imagens do windows), ele não tem a capacidade de interpolar a imagem qdo vc a deixa fora do formato e com isso gera falhas na visualização.....caso for renderizar direto para impressão, ai vc pode ficar com ela em grandes formatos fica a seu critério o q é mais prático....
graficas normalmente preferem grandes formatos pq eles mesmo fazem a compressão de acordo com o software da máquina....
***como eu disse antes, o visualizador do win é cheio de bugs e não reconhece todos os formatos.....eu recomendo q vc baixe um software para isso como o acdsee....tem vários bons e gratis...teste e veja qual vc prefere....