Oi Eduardo, tudo bem?
Pode ser por causa do tamanho da cena, eu não fiz na medida, porque só usei a foto real como base, então, modelei artisticamente "no olho" e fiz no tamanho do mundo padrão do Max.
Se estiver usando luzes Photometrics, pode ser que fique muito escuro devido a escala, mas você resolve aumentando o Intensity.
Se for com luzes comuns, sem Decay e Attenuation, não é para ficar escuro. Mas você pode intensificar os Photons diminuindo um pouco o Decay, testa e me fala.
Sobre o Shader Mad Physical Sky, você pode ajustar nos valores de Exposure do Shader, para deixar a exposição menor e não permitir que a iluminação estoure.
Se estiver usando uma MR Area Spot, verifique a área dela, eu creio que deve influir no halo do sol, mas não testei, é só especulação.
O Shader do Max 9 é legal por causa disso e do recurso de Haze, que o Mad Physical Sky não tem, mas dá para fazer "na mão" de outras formas.
Por exemplo, você pode criar o sol na cena com o Beam, assim, teria um controle individual do aspecto do sol.
E o Haze pode ser criado com o Shader Parti Volume, mas o legal é que o Haze já vem otimizado e presetado para atmosfera, enquanto que o Parti Volume é um Shader genérico de Volume, serve para tudo e tem que configurar.
Você está no Max 8 ou 9? Se for no 9, testa o Shader padrão de Physical Sky que vem com o Max, ele é legal.
Na segunda eu vou postar um tutorial bem legal sobre este Shader do Max 9, explicando como fazer nuvens.
Abraços