Oi gente, tudo bem?
Eu fico muito feliz de ver que vocês estão curtindo essa cena, quando o Luciano postou a imagem eu achei muito legal, porque realmente dá muitas possibilidades de iluminação.
Eu tentei reproduzir mais ou menos o que vi na foto dele, não fiz idêntico porque nem a modelagem foi idêntica, até porque fica melhor com a sanca de gesso ao redor de toda a cúpula, é mais um lance legal de iluminação para simular nessa cena e na foto original não é assim.
Mas é legal testar se baseando na foto porque é um bom treino, você repara nas sombras, nos reflexos, nos materiais da imagem real e tenta reproduzir em 3D, ajuda a sentir melhor a realidade e treinar o olho.
Hoje eu postei a minha cena completa com todas as texturas e tudo mais para download, ai vocês podem baixar e fazer o que quiser com ela.
Como eu não fiz em escala real, as configurações ficaram um pouco diferentes do normal, mas é bom para mostrar que dá para configura a iluminação em qualquer escala.
Quando a pessoa está muito acostumada com uma escala, sente dificuldade de configurar a cena em outra escala, porque os valores mudam completamente.
Espero que vocês gostem da cena completa e tirem bom proveito dela.
Eu gostei das imagens de todos, mas gostaria de dar algumas dicas.
Eduardo>
Eu achei que a primeira imagem ficou melhor do que a segunda, porque na segunda a iluminação na banheira está estourada.
O cromado nas colunas prejudicou um pouco, porque como são muito brilhantes, para ficar mais real teria que colocar o Glare, só que com a iluminação estourada na banheira e no piso, vai dar muito Glare nestas partes também.
Teste com as colunas usando um material menos reflexivo.
Numa cena de dia e com vidros claros em volta da hidro, eu imagino um muro de pedra e um jardim bem legal, para não ver o horizonte como aparece nas duas imagens.
Quando eu vi essa foto, imaginei numa residência, porque ali é num motel, e na residência eu imaginei com vidros transparentes também e o jardim, fica chique, né?
evilwata>
Curti que você fez um detalhe no vidro também, acho que fica legal isso e são nos detalhes que a cena fica realista.
Eu senti a sua iluminação muito dura, assim fica muito com aspecto de Scanline, se você trocar a luz em cima da hidro por uma MR Area e configurar legal o tamanho dela, as sombras ficarão difusas e mais realistas.
Repare na foto original como as sombra são difusas.
Um detalhe importante sobre o vidro é que se ele for jateado, não tem reflexo, se o jateado é só nos detalhes, então, eles não devem ser reflexivos.
E sobre o tijolo, eu usei 2 no U e no V Tile.
Se colocar o mesmo valor usando a mesma textura, ficará certinho
A textura é a Masonry.Unit Masonry.Brick.Modular.Running.Grey.jpg que vem na pasta Archmat do Max.
Abraços