Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
leoaks   Brasil - MG
lhmaciel   rio de janeiro - RJ
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
Joao Mendes   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

FAbiOo   São Paulo - SP
SilvioNunes   Fortaleza - AC
brunathais   rio de janeiro - RJ
fefacabrera   São Paulo

Manchas escuras nas paredes, até mesmo antes do render.

Por: Valdecir  

Em: 10/08/2007 09:11

Modelei um quarto de um hotel no CAD e importei para o 3DMAX onde utilizando ID’s apliquei os materiais. Mas de repente apareceram estas manchas escuras nas paredes. Na cena não existe nenhuma luz, mas as manchas estão lá. Coloquei algumas luzes e elas continuaram. Mudei o material aplicado e também não obtive sucesso. Tais manchas aparecem mesmo na viewport. Depois, para testar, criei uma parede com o Wall na frente de uma delas, apliquei o mesmo material e as manchas não apareceram. Será um problema da importação?
bom, pode ser. comigo tbm acontece isso qdo eu importo um arquivo muito pequeno pro max. vc já tentou aumentar a escala? talvez melhore.
Olá Darfferson, obrigado pela força. Mas quando importei o modelo cliquei em "Rescale" e ele já veio com um tamanho bom.
Eae Valdecir :)... amigo antes de mais nada eu n conheço nada de CAD + me parece ser problema na modelagem(tipo verifica se n existem edges ou vertex sobreposto nessa área ou se n estão bem soldados) muitas das vezes é isso q causa esse probleminhas. To acompanhando!!! ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
no CAD vc modela em metros? Suas coordenadas cartesianas: @1,0 (esse 1 = 1 metro?) Em caso positivo, o 3dmax aceita muito bem se escalar 10x mais, pra quem ta começando os parametros ficam mais faceis de configurar (use o comando scale do Autocad, fator de escala=10). Depois importe com o rescale desativado, renderize e veja. Se as manchas persistirem, vc deve melhorar a iluminação. Que tipo de luz vc ta usando?
De acordo com informações do forum um projeto feito em autocad com escala real usando metros é 39,37 vezes menor do que o mundo padrão do 3ds max. Então como o pessoal disse o lance é usar o Rescale na janela de importação do DWG, dae se vc tiver usando as unidades genericas e polegadas o max ira escalona o projeto em 39,37 vezes o seu tamanho original. Dae fica ideal de se trabalhar! Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Aparentemente é problema com os vértices, deve ter alguns sobrepostos, como o Demon mencionou, isso já aconteceu comigo, para resolver, selecione todos os vértices e dê um weld com valor baixo (tipo 0,01 mais ou menos, depende muito da escala que você está trabalhando) que provavelmente essas manchas iram sumir. Repare que você comentou que quando fez um box e aplicou o mesmo material não ocorreram as manchas, isso devido ao fato de os vértices estarem devidamente soldados. Espero ter ajudado... Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Oi gente, tudo bem? Isso é problema de Smooth, seleciona o objeto com problema e aplica o modificador Smooth. No menu dele, habilita a opção Auto Smooth, assim vai resolver. Abraços
Obrigado Andrea, Demon e Evilwata pela atenção. E obrigado André, era exatamente isso, problema de Smooth. Está resolvido.
Hehhehe então pronto :D :lol: Sinceramente eu nunca ia pensar nisso q o Andre falo!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711218.

Total de membros registrados: 138744

Últimos membros registrados: meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview, yecow, Johnsonbettes.

Usuário(s) on-line na última hora: 616, sendo 12 membro(s) e 604 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tmouraoocg, Frederico Wagner N. R., vanderabelo, AlexTerra, Manhoodplusdk, meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Saviel, Alessandro, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.