Câmera - Como fazer ignorar paredes próximas

Por: germanio  

Em: 30/08/2007 12:38

Bom dia pessoal, TEnho uma dúvida que ainda não consegui descobrir, e tenho certeza que deve ser básico :lol: :lol: :lol: :lol: Como faço para a Câmera não considerar paredes muito próximas ou paredes externas. Exemplo: Posiciono a camera numa parede quse rente à janela. Como ela não pegar aparede, como se estivesse olhando da janela? Ou ainda, como se eu estivesse praticamente grudado na parede?
Procure nos ajuses da câmera o Camera Clipping, lá vc poderá fazer isso que esta querendo.
Oi Germanio, tudo bem? Depende um pouco do Render que estiver usando, mas a dica do Rogério funciona em qualquer render. Só que usar o Clipping implica em alguns problemas, além de ser chato trabalhar com a câmera na Viewport, porque o Clipping atrapalha um pouco, ainda tem o problema de nem todos os efeitos de render aceitarem ele, porque o Clipping não é fisicamente correto. Se você usa o Mental Ray, então, pode criar um material que seja identificado pelos Photons, para criar o GI correto do ambiente, mas vai configurar o aspecto da superfície do material para ficar invisível, dessa forma você poderá manter a parede no lugar e ver através dela sem usar o Clipping, preservando todos os efeitos de render. Uma outra opção que também funciona em todos os renders é o Invisible to Camera dentro da janela Properties, clicando com o botão direito do mouse sobre o objeto. Habilitando essa opção no Properties o objeto continua na cena, interagindo com os efeitos, mas não aparece no render, fica invisível para a câmera. Abraços
Rogério: VAleu amigo, sua dica me ajudou um monte... na verdade já imaginava que o Clipping resolveria pois no tutorial da própria ChaosGroup para o V-Ray tinha testado desabilitar ele e vi que ele mostrava novamente a parede. Mas, como todo iniciante, estava apanhando nas configurações de dimensões corretas. André: EStou usando o V-Ray no momento. Como disse acima, acabei usando o Clipping para ajustar isto e aproximei mais a câmera em sí da cena. Pensei em tornar o objeto transparente, utilizando o Invisible to Camera, mas como o objeto em sí fazia parte de toda a sala achei que ia ficar com a sala transparente :^D}. Tentei usar apenas o Backface Cull e desabilitar o Force 2-Sided mas acho que não peguei direito o espírito do funcionamento destas duas opções ainda. Valeu pela ajuda pessoal! Assim que der quero ver se rola eu colocar um post aqui da minha cena de teste.
Oi germanio, tudo bem? Se todas as paredes do ambiente são o mesmo objeto, então, toda a sala vai ficar transparente mesmo quando desabilitar o Visible to Camera. Para usar esta opção você vai ter que fazer a parede transparente como um objeto independente, assim, poderá aplicar este recurso e apenas esta parede ficará invisível. O Backface Cull é outra coisa, é para ligar e desligar a visualização do lado oposto da face, para dar certo com o Backface você teria que usar apenas um Plane como parede, não poderia ser um Box. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711219.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 634, sendo 13 membro(s) e 621 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: hosixi4, JMDesign, Daniel Monteiro, Sergio1987, Renatto, Vladis, klogg, Luan, Joao Barreto, TadeuB79, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.