Como faço as ruas, aproveitando as curvas de níveis?

Por: vagner.arq  

Em: 28/09/2007 10:09

No último tópico que postei, pedi ajuda sobre como modelar um terreno com as curvas de níveis. Descobri então que era mais fácil do que eu imaginava! Bom, gerei uma imagem do terreno sem textura, sem nada, só pra verem o que eu estava pretendendo fazer. Agora gostaria que me ajudassem a definir o entorno. Na parte mais ao fundo, tem uma rua, onde as curvas estão mais parelhas, posso fazer a rua em cima desse objeto que está aí, ou será que é melhor fazer um novo objeto, que defina a rua? Também queria saber como mapear a imagem do google earth desse terreno, pra que fique com as curvas no lugar certo. Espero que tenha conseguido expressar o que eu quero fazer, e que alguém possa me ajudar. Agradeço a paciência. Até.
Pra fazer isso vc vai ter que usar um "Compound Objects" chamado Conform. Dá uma olhada no arquivo de help de referência do max. Vlw!!
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
De repente essa imagem a ajuda a entenderem o que eu quero fazer. De qualquer maneira vou tentar o conform. Valeu. Essas ruas que estão no nivel 0, já fazem parte do objeto, preciso agora representá-las nele. Abraço.
Faz as ruas com uma malha poligonal low poly, não serve o extrude, o Loft serve, mas nestas ruas suas ai eu acho melhor pegar um plane e ir ajustando os polígonos até dar o formato. depois você projeta sobre a malha do terreno com o Compound Object Conform que o Silvarudo falou.
Valeu. Vou tentar e amanhã eu posto os resultados. Um abraço à todos.
Rapaz eu tava com uma duvida assim. Queria ajustar ao perfil do terreno mas acabou que ajustei tudo na mão. O Sketchup tem uma ferramenta propria já para isso. Pq nao tenta nele e exporta para 3ds?
Ah acabei de confirmar o sketchup tem uma ferramenta só para isso se chama Drape tool. Vc clica no terreno e depois no caso as ruas e ai ele se adequa ao que está modelado. Facilita pra k7! Ai importa para um formato que rode no 3DS que ainda não achei nada parecido, o que é uma pena.
Oi Vagner, tudo bem? No caso das ruas como mostrou na imagem, você vai precisar modelar em Low Poly para projetar com o Conform como os amigos falaram. Não é difícil, mas precisa saber modelar, se for muito iniciante no Max, vai ser mais complicado. Você pode usar estas linhas como referência para editar um Plane, depetando polígonos e movendo vértices para ficar próximo do formato das ruas. Depois, você projeta estas ruas com o Conform e tranforma em Poly, para modelar os detalhes, como a altura da rua. É ruim você fazer um objeto com espessura para projetar, porque causa mais problemas, então, a rua não deve ter espessura, apenas uma malha, a espessura você cria depois que já tiver projetado com o Conform, pode até usar o Shell para fazer essa espessura automaticamente. Leia o outro tópico seu sobre este assunto, lá eu dei mais dicas para você fazer isso. Abraços
Olá. Tive problemas com a internet essa semana, e não consegui entrar no fórum... Nesse terreno vai ser implantado um conjunto habitacional. Nessa semana defini os volumes dos blocos, para poder definir um plano de massas. Com isso tive que movimentar um pouco de terra, movimentando algumas curvas, então tenho que refazer o terreno. Como tenho bastante prática com o Sketchup tentei fazer como o ricbma sugeriu, mas ficou muito pesado pra trabalhar, acho que pela quantidade de linhas que as curvas têm. Voltando pro max... Quanto as ruas, comecei a fazer com o plane, arrumando os vértices para fazer o formato das ruas... Depois que estiver pronta as ruas, vou usar o conform pra inseri-las no terreno. Mas tem um pequeno problema... Não sei como funciona... Se alguém tiver um tutorial que possa me ajudar. Valeu.
É facinho, você aplica o Conform na rua e clica no botão para selecionar o objeto que será conformado, no caso o terreno. Depois é só ajustar a distância nos valores que tem no menu.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 715, sendo 13 membro(s) e 702 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., Fabio Catelleno, valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.