Erro no Mental Ray

Por: Fabiano Trovo  

Em: 06/10/2007 13:40

E dai gente, estou a alguns dias pesquisando , pesquisando e pesquisando aqui no forum, estou trabalahndo com uma cena de vertices 1605785 faces 2275979, ela ocupa de acordo com a sumary info 1188 de 2084 de minha memoria fisica, no renderizador padrão do max so da erro .....dai comecei a pesquisar ...mudei meu esquema para mental ray...e nemn por decreto ele renderiza, tentei particionar o arquivo para salvar abaixei todos os parametros ja comentados aqui e nada...encomendei neste instante o cd de mental ray aqui do site, masi estou precisando pra ontem viabilizar esta renderização........ se alguém ouder ajudar eu agradeço [/b]
Ai Arq, no CD do mental ray você vai aprender como usar os recursos de otimização do Mental Ray, em último caso você pode usar o Render Passes, ai vai renderizar com certeza. Mas tenta ai as coisas que eu aprendi no CD também. Coloca 3000 no Memory Limit, habilita o Use Placeholder objects, o Use Mental Ray Map Manager e o Conserve Memory. Isso tudo fica na aba processing. Depois muda o tamanho do bucket de render para 12 na aba renderer. Na listinha do raytrace acceleration você muda para Large BSP. Tenta renderizar assim, acho que vai dar, mas tem uma coisa muito importante para o Max renderizar sem problema, precisa de um bom espaço no driver C Se não tiver um bom espaço no C vai dar problema.
Múcio
Valeu Mucio, então cara ja tentei tudo isso....aprendi lendo as respostas que tinham em outras questões parecidas com a minha, cheguei a colocar o bucket a 4 e nada, não estou usando nenhum tipo de iluminação para Mental Ray, estou usando as convencionais em fake, simplismente mudei o renderizador, visto que o render padrao do max não tinha o conserve memory...to com 13.5 gb livre no c: .......ta dificil muito obrigado pela atenção cara
Fabiano Trovo - Arquitetura e Urbanismo
Pô, se não tem cálculo de GI nem nada, não tem como dar erro de memória, só se for pelo traçamento das sombras, ai teria que ter muitas luzes com Raytrace na cena. Tem alguma coisa de errado nessa cena, ou a geometria está exagerada demais ou os materiais estão configurados com setagens muito altas, ou você está querendo renderizar numa resolução muito alta, porque se não tem GI, só vai dar erro se a imagem for monstruosa de grande, mas ai não é culpda o render, 3D não foi feito para impressão em grande formato, foi feito para vídeo que trabalha em 720 x 480. Para renderizar imagens monstruosas precisa de um renderfarm, porque nenhum computador do mundo vai conseguir renderizar sozinho, precisa de vários. 2 milhões de faces é bastante, mas não é um absurdo e deveria renderizar na boa com uma resolução normal, se tiver tentando renderizar em resoluções absurdas, ai não vai dar certo com render nenhum, a não ser que tenha vários computadores ligados em rede para renderizar por Distribuited Bucket Render. Ou então você pode renderizar pelo Render Passes, ai vai fazer a imagem em partes e depois montar a imagem grande, é mais trabalhoso, mas vai renderizar. Se tem só um computador para fazer o render, a única opção vai ser o Render Passes.
Múcio
Estou tentando o render em 1024 x 768, o projeto realmente é muito detalhado, fiquei atento com esse esquema de setagem das texturas, tenho como e onde mudar isso agora ?
Cara, eu estou achando isso muito estranho, porque já renderizei cena com 2 milhões de faces num Athlon X2 4.8 com 2 GB de RAM e não deu nenhuma mensagem de erro. Com 1024 x 768 tem que renderizar numa boa. Falou que não tem nem GI e nem Final Gather na cena, certo? Então, tem alguma coisa de errado, porque era para renderizar sem efeitos avançados de iluminação. Qual é a mensagem de erro que o Mental Ray dá na hora do render? Você já tentou renderizar pelo Render Passes do Mental Ray? Com o Render Passes vai renderizar, só que em partes.
Múcio
então ...postei as imagens de erro, render e minha iluminação pra vc dar uma olhada...ja tentei fazer o render passes mais não vai....tenho varias luzes na cena, estão agrupadas será que deveria diminuir ?...não era pra acontecer isso cara...meu pc tem uma configuração até que respeitável......não entendo
Não era pra dar erro por numero de faces, ainda mais com 2 milhões, isso gasta aproximadamente 300mb de memória, pode testar aí pra você ver, isso em conjunto com algo mais pode causar o erro. Mas o mr não costuma dar pau por memória, só se faltar realmente memória. Com as dicas que o mucio te deu mesmo assim dá erro? Dá um merge nessa cena em um arquivo novo.
Valeu Caio, é o seguinte...a memória começa a carregar ....quando ela chega em 1500mb trava e da este erro....em tem uma configuração em preferences, relativa a memória mais me parece ser sobre qualidade das texturas..isto esta´desabilitado......o conserve memory parece não funcionar na verdade...da a impressão do software ser meio suicida...carrega carrega..e trava...amanhã vou tentar dar o merge na cena...pensei em usar o match shadow...mais como tenho rpcs a rodo na cena nao funcionou muito bem...ele resalta o retangulo do rpc e nao a imagem.... ....galera muito obrigado pela atenção ai......to tentando por aqui.....
isso é engraçado.. por que aqui no meu pc, quando chega no limite de memoria q eu estipulo, ele fica lerdo, mas não trava, continua renderizando, mesmo q lentamente. Mas eu to falando do max 9 de 64 bits... 64 bits é outra historia.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 680, sendo 13 membro(s) e 667 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.