Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

renatoconti   Londrina - PR - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

dyeizom3d   São Paulo
Colli   Maringá - AC
arq.luciana   são paulo
JT3D   Londrina - PR - PR

Como criar uma Textura de Aço Riscado?

Por: rafonemanager  

Em: 07/10/2007 01:02

Pessoal estou precisando de ajuda! Como q eu faço uma Textura realista de um Aço Riscado A intenção é colocar nos caracteres da logo de uma empresa industrial e precisa passar esta impressão de metal de maquina mesmo se alguém puder me ajudar! Desde já muito obrigado
Uma maneira facil é criar um material metálico borrado e colocar um mapa noise "esticado" no bumpmap, além disso fazer um reflexo specular anisotrópico (Daqueles mais alongados). Também dá certo colocar um noise "esticado" no difuse, criando uma variação de cor leve. É basicamente isso. Abraço.
Eae Caio :)... e se caso eu estiver usando o Metal(Lume) na Surface... como devo proceder? Ou devo coloca o map Metal lume no canal Refrection assim podendo usar o canal Bump!?
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Sim, pode fazer só um noise no difuse que também fica legal. Mas pra ficar bom mesmo teria que fazer uma reflexão alongada, o metal da lume toold não faz isso. Mas dá pra fazer com o mib_glossy_reflection, ele possui dois parametros para alongar a reflexão, no eixo x e y da textura, só assim vai ficar realmente perfeito.
Boa Caio! Vou testar essas dicas e acrescentar tbm uma bem simples. Faz uma textura de aço escovado no PS usando os filtros noise e motion blur. Aplica ela no difuse do material e no canal reflection usa o shader metal (lume) Habilita o borrado do shader Aplica um modifier noise na superfície do letreiro, criando suaves ondulações. Aplica o material e RENDER na criança! Vale salientar que do jeito que o Caio explicou temos muuuito mais controle. abrs!
Tem tanto jeito de fazer isso, que daria pra escrever um livro "Como fazer aço escovado no mental ray"...hehehehe Esse shader Mib_glossy_reflection é uma boa, mas no arch & design dá pra fazer o mesmo também, enfim, são varias possibilidades.
Que coisa, eu ainda não encontrei esse shader "Mib_glossy_reflection ".... onde ele ta ???? To louco p/ fazer esse mental escovado e ainda não consegiur :( hehehhehhe ABraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Você po fazer sem ele, mas se for uzá-lo tem que destravar antes ( É mais uma das preciosidades escondidas pela Autodesk) Fica na Biblioteca "Base"... vlw Abraço.
Oi gente, tudo bem? O Mib_Glossy_Reflection é o Shader que o Max converte o mapa Flat Mirror do 3ds max, então, se você usar o Flat Mirror, vai estar usando o Mib_Glossy_Reflection se renderizar pelo Mental Ray. Mas usando o Flat Mirror você só tem os parâmetros padrões dele, não tem acesso a todos os recursos do Mib_Glossy_Reflection, então, vale a pena destravar ele. Só que este Shader não tem um controle de Samples e exige muito do sistema de AA para ficar suave, então, eu não gosto muito de usar. Já que aumentando o AA vai aumentar na cena toda, a não ser que use em conjunto com Shaders como o Is MI Object, para você controlar o AA do objeto individualmente. Neste caso eu acho mais jogo usar o Shader Reflection Utility que tem para download aqui na 3D1. Mas se a pessoa usa o Max 9, então, já tem o material pronto no Shader Arch&Design, é só escolher o Preset Brush Metal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 676, sendo 13 membro(s) e 663 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Daniel Monteiro, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.