Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Luiz   Teresina - PI
clebercmds   Timbó - SC - SC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

Garte   Brasilia - AC
Hauris   Ceará - CE
robsonvgg   joao pessoa - AC
leon Klinke   Bauru - SP

Resolucao x DPI

Por: PRAY  

Em: 10/10/2007 16:19

Saudaçoes familia 3d1 !!! Imagem 8110 Trabalho com "accurender 3" e ando estudando o "vray" e percebi uma pequena grande diferença ! rs renderzei uma tv de plasma da " archmodels " no vray !!! Perfeito deu pra ver ate a marca! **com a resolucao de 1024x768 . Mas quando renderizei no accurender com a mesma resolucao e distancia do modelo percebi que a imagen naum fica taum nitida ( rs ! naum deu pra ver a marca ! rs ) Eis q pegunto: A resoluçao ou a quantidade de dpi em uma imagen varia de programa pra programa???? ou a nitidez de imagens geradas no vray tem um toque de Deus ???RS Pois e taum nitida q em algumas imagens aqui do site eu juro q consigo ver formigas pelo chao !!! rsrsrsrsrsr
tem a ver com a resolução do programa o vray tem um monte de opções pra isso, tipo q deixa maior ou menor, dependendo do tempo de render q vc quer ter... tem o anti alising e um monte de coisa q melhora ou piora a qualidade, tem tb o tipo de arquivo q tá salvando, pq a compactação desses soft, quando converte em jpg por exemplo naum é boa, eu sempre renderizo os arquivos em bruto (bmp, tif) pra depois converter em outros programas. as vezes o accurender 3 naum manja de exportaçã. faz uns testes ae com tipo de arquivo q tal, q vc vai ver q tem diferença.
Bom em primeiro lugar DPI é uma unidade usada para definir a qualidade de impressão de uma impressora pois a sigla significa Dots per inch (pontos por polegada). No computador a unidade de medida se chama pixel então os programas calculam a resolução de uma imagem em pixels por polegada PPI. Quando vamos fazer uma impressão profissional (offset) usa-se o padrão de 300 ppi, mas qualquer software de 3d renderiza apenas 72 ppi. Para conseguir burlar isso e "simular" um render a 300 ppi vc vai ter que usar o photoshop (pra não ter que ficar fazendo calculos) e ver quantos pixels de largura e quantos de altura a sua imagem final vai ter a 300 ppi, ai é só colocar essas medidas na saida do render e pronto. Sei que não ficou muito clara a minha explicação, mas esse assunto já foi discutido muiiiiiiitas vz aqui no fórum. Vc pode encontrar essas explicações usando o sistema de busca do fórum procurando por "render 300 ppi" ou até mesmo 300 DPI afinal a maioria das pessoas não sabem essa diferença entre ppi e dpi.
a dúvida é quanto aos renderizadores ou com a resolução de saída ?
A questão aí não é a resolução e sim a forma como o software processa a imagem, duas imagens podem ter o mesmo tamanho e resolução mas qualidades diferentes, tem a ver com diversas configurações, uma delas é o Antialiasing, no Vray vc tem diversos ajustes no Accurender sinceramente não sei, vou te dar um exemplo: imagens para ser utilizadas em sites necessitam de compactação para que não pesem na hora de carregar o site, vc pode fazer isso em diversos programas de edição de imagem, porém alguns fazem esse trabalho melhor que outros, isso é uma coisa chamada algoritmo, o Photoshop tem um algoritmo de compactação muito melhor que o Corel Photo Paint, então ele consegue compactar gerando uma arquivo menor e com mais qualidade do que um arquivo de mesmo tamanho gerado pelo Photopaint. Eu nunca usei o Accurender, mas pelas imagensque já ví feitas nele deu para ver que ele é um software de uma geração anterior ao Vray do ponto de vista de render.
Oi Pray, Eu já trabalhei muito com accurender e obtive boas imagens, mas hoje tabém migrei pro Vray. Quanto a saida de render, eu faço o seguinte calculo. Se quero uma imagem para impressão fotografica de 300 ppis, com tamanho de 40cmx30cm : 40 cm : 2.54 (1 polegada) x 300 saida de 4724 e 30 cm : 2.54 x 300 = saida 3543. Espero que te ajude Carlos
Pray, O que deve ter acontecido é que vc não configurou a iluminação do ar3 direito. Na mesma resolução a qualidade da imagem é igual. Se a iluminação tivesse sido configurada direito, vc veria o logotipo bem claro na imagem do ar3 também. Marco.
Marco.
O que melhora ou piora a nitidez nesse caso é o Filtro de Anti-Aliasing, o vray tem filtros ótimos, o Acurrender também deve der, eu não conheço, mas creio que tenha, é só saber configurar, pois dependendo do filtro de AA vai ficar mais nitida, ou menos. Simples desse jeito,não tem nada haver com DPI. Abraço.
Pega uma foto real e veja se é tão nítida assim. Deixar muito nítido tira o realismo da cena. Tanto que em vídeo a gente tem que borrar mais a imagem que sai do 3D para enquadrar com o vídeo real, se não fica destacado. Imagens reais são mais desfocadas, desfocam com a distância e se deixar muito nítida fica parecendo um desenho, não fica parecendo uma foto real.
Múcio
ei caio, é o q tenho tentado dizer desde lá de cima!!! é anti-aliasing, e nisso o vray manda muito bem!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711221.

Total de membros registrados: 138746

Últimos membros registrados: hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic, MitolynAustraliaReview.

Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 12 membro(s) e 656 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eng Damasceno, Roberto Movanni, Leonardo, Sergio1987, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Luan, Celso Borttoloto, Augusto Peixoto, Frederico Wagner N. R., valdez, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.