Oi Giga, tudo bem?
Eu entendo o que você quer, é tipo o Snap no Grid igual tem no AutoCAD teclando F9, não é?
Então, programa artísticos como o Max não costumam ter estas facilidades de precisão.
Você pode fazer isso no Max ajustando o tamanho do grid e ligando o Snap, só que não funciona igual no AutoCAD, que deixa você pegar o objeto de longe, mesmo sem estar com o mouse sobre ele, o Max não deixa.
Estas coisas fazem muita falta para quem modela maquetes, com certeza, concordo com você, mas eu acho que não deve ser muito fácil fazer este tipo de recurso no Max, porque tem poucos Scripts que oferecem estas facilidades de CAD.
Acho que a única empresa ferrada nisso que faz plug-ins ótimos neste sentido é a NPower.
Além deles serem muito gente boa, já conversei com eles pelo email, são nota 10.
Sobre o lance das unidades, putz, é como eu falei na palestra aqui em Campinas, falei por uma meia hora sobre isso, tentei explicar da melhor forma possível, mas no final eu avisei que se não entenderam, é normal, porque raramente alguém entendeu isso direito.
Eu não vejo o porque, já que com alguns testes simples é facil de perceber, mas raramente alguém entende que o Max é fixo e não muda.
O tamanho do mundo dele é fixo, não varia de acordo com a unidade escolhida. Veja que no AutoCAD você abre um Template para metros e tem outro para polegadas, porque estas unidades não são compatíveis.
É o que acontece no Max, ele foi feito para polegadas e não tem um template que configure o programa para metros, então, nenhuma unidade no sistema métrico fica perfeitamente adequada, nenhuma.
A que se aproxima mais é centímetros, metros é uma das piores, só perde para KM, porque metros está muito distante de polegadas, precisa de 39,37 polegadas para dar um metro.
Então, quando você importa algo em metros, faça a conversão que fizer, se mantiver 1 metro como 1 unidade no 3dsmax, sempre vai ficar super pequeno, vai ficar 39,37 vezes menor do que o tamanho padrão do Max.
Isso vai ocasionar todo tipo de problemas, usar trocentas casas decimais é um dos menores.
Todos os recursos do programa já vem com algum valor, certo?
Então, todos estes valores estão adequados para o tamanho padrão.
Trabalhando em metros você vai ter que configurar muito mais parâmetros de todos os recursos que usar para ficar adequado com o tamanho da sua cena.
No mínimo dificulta muito o trabalho.
Em centímetros também não fica perfeito, fica 39,37% maior do que o normal, mas isso dá menos problema do que em metros que fica tudo minúsculo.
Você também vai ter que configurar mais parâmetros do que uma pessoa que trabalha em polegadas, mas a maioria dos parâmetros fica adequado ou próximo do adequado, enquanto que em metros todos ficam desadequados.
Se você não for modelar no Max, for modelar num programa de CAD e importar convertendo no Rescale para metros, neste caso cada metro terá 39,37 unidades no Max, não vai dar mais para respeitar medidas desta forma, só que ai vai estar no tamanho perfeito do 3ds max.
Tudo vai dar certo de primeira com os valores padrões.
Entende?
Faz um teste com luzes Photometrics ai, elas também são configuradas para polegadas, o Physical Scale que vem lá está certo para polegadas.
Importa uma box de 4 x 4 metros feito no AutoCAD, faça a conversão que fizer para manter a compatibilidade de unidades, quando colocar uma luz Photometric dentro do Box e renderizar, vai estourar a iluminação.
Porque é o mesmo que colocar uma luz de 60 velas dentro de uma caixa de fósforo.
Agora faz o mesmo box em centímetros, com 400 x 400 centímetros, vai ter os mesmos 4 metros.
Importe no Max fazendo a conversão que quiser para manter o padrão das unidades.
Quando colocar a mesma Photometric dentro e renderizar, não vai mais estourar a iluminação, porque agora o tamanho está certo.
Na verdade não está, como eu disse, fica um pouco maior, então, a luz vai ficar um pouco mais fraca do que seria na realidade, porque para ficar perfeito você teria que importar convertendo para polegadas, então, cada metro terá que ter 39,37 polegadas.
Tem outros testes que provam isso, mas esse é bom porque tem gente que usa o argumento das Photometrics, falando que elas são configuradas para escala real.
É verdade, mas é escala real para polegadas e não para metros, comprovando o que eu disse. :)
Saulo>
Sinto muito, mas se estão te ensinando a trabalhar em metros no 3ds max, então, eles não manjam de 3ds max, você está aprendendo errado e eu posso provar.
Porque isso vai complicar a sua vida para sempre no programa.
Quem realmente manja de 3ds max sabe disso, inclusive, é uma das melhores provas para ter certeza do quanto a pessoa conhece do programa, porque como disse no início, é raro alguém que vê o 3ds max com essa clareza e transparência.
Abraços