Valores significativos nas unidades do MAX

Por: rabellogp  

Em: 28/10/2007 19:16

Panorama4d, agora fiquei confuso, já que refiz seu teste no max 9 usando polegadas no system unit scale e metros no display unit scale. Realmente um box 1x1x1 tinha 39,37 unidades genéricas em suas dimensões! Ou seja o box 1x1x1 em metros é maior que o box 1x1x1 em generic units (polegadas), como deveria ser.
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi tirmey, tudo joia? E agora? kkkkkkkkkkkkkk Comigo nunca tive problema nao sabe, antes eu trabalhava com tudo em metros, e nooooooooosssssaaa... sofria d + quando importava algo que ficava minusculo, e para configurar. Mas depois passei a usar assim. Voce pode fazer tambem o teste da Luz Photometric, como disse o Andre, ela nao vai ficar estourada.
Eu sempre importei do CAD e fiz a conversao para metros nas propriedades de importaçao do MAX, entao nunca reparei na pratica esse problema das medidas. Já importei alguns 3DS que ficaram bem menores ou bem maiores do que o restante da minha cena em metros, mas nada que me permitisse associar isso com a escala do MAX, visto que tem objetos q ficam pequenos e outros grandes... Nas minhas cenas, utilizo quase sempre as luzes sum e sky do mentalray, elas ficam estouradas sim, mas eu utilizo o parametro external daylight do filtro e ele corrige isso, achei que fosse um fenomeno natural por ser luz do sol, muito mais forte do que uma luz interna... Mas em todo caso, sinto que ainda nao saquei direito como isso funciona mesmo, vou dar uma pesquisada, agora fiquei intrigado, haheahaueh... abraços galera, vlw pela ajuda..
Galera, fiz um teste aqui, nao sei se compreendi direito, mas enfim... Criei um box no MAX setado em metros... fiz ele 4m x 4m... entao eu coloquei uma photometric free point dentro da caixa e renderizei no Mental Ray com GI e FG.... blz, entao eu simplesmente mudei os parametros do UnitSetup para cm, km e etc... e a luz continuou com a mesma intensidade, em todas as renderizaçoes... pelo que parece, o MAX muda simplesmente a forma de escrever as medidas, mas o tamanho dos objetos continuam a mesma coisa...
Ok pessoal, dei uma pesquisada e, pelo que eu ví, os problemas de unidade do MAX aparecem quando se tenta modificar as unidades do sistema (System Units Setup). Eu nunca tentei mudar esses parâmetros, e nem entendi o porquê de alterá-los. Vejam; consideremos que o MAX tem um mundo fixo e suas unidades são polegadas. Ok, então se eu quero criar uma caixa em tamanho real, de 1mx1mx1m, basta eu criar um box de 40x40x40 em unidades genéricas do MAX (polegadas). Beleza, então agora eu tenho a caixa que eu queria, mas eu gostaria de não precisar fazer essa conversão de medidas toda vez. Basta eu entrar no "Unitis Setup" e selecionar "Metric" em Display Unit Scale. Agora o programa converte apenas os números pra mim ( ele não altera tamanho de nada, continua a mesma coisa, ele simplesmente muda o jeito de mostrar os números ). Trabalhando dessa forma, não aparecem problemas de clipping nas cameras, nem luzes estouradas, nem portas distorcidas... E as medidas são reais e eu não preciso reconfigurar mais nada no programa. Quando importo um objeto do CAD simplesmente seleciono a escala utilizada no CAD nas propriedades de importação do MAX para que ele saiba como converter, e os objetos aparecem do tamanho correto. Pelo que percebi, tem gente que trabalha com as unidades padrões do MAX mas considera 1 unidade dele como sendo 1 metro. Aí sim aparecem os problemas, pois na verdade você está considerando que 1 polegada é do mesmo tamanho de 1 metro, então você está reduzindo o mundo real 40 vezes...
Ola Gigahz, tudo joia? Entaum, essa tambem e minha linha de pensamento, como voce pode ver fazendo o teste dos box em metro e em generic que eu falei mais a cima. E sobre quando se vai importar, é so abrir as plantas do cad (no meu caso uso apenas as plantas baixa), e como no cad voce trabalha geralmente em uma escala real, sendo uma unidade igual a um mentro, ao importar para o max, em rescale é so marcar metros. E pronto, nao se assustem quando ver que a cena esta grande, maior mesmo ate que o os grids da vista perspective, mas ela nao esta grande, e sim quando se usava o sistema em metros que ela era muito pequena.
Entao panoramaa4D... Na verdade ela está grande sim, cerca de 40 vezes maior. Do outro modo ( considerando 1 unidade como 1 metro ) ela fica 40 vezes menor. Mas esse "maior" é algo nada mais que normal, ela está maior do que as unidades de polegada do MAX ocupariam mas está do tamanho que deveria ser no mundo real. Eu penso o seguinte, ok que o max usa polegadas. Mas um fera que está acostumado a usar polegadas, quando vai modelar um objeto qualquer, provavelmente ele vai modelar esse objeto com a quantidade de polegadas que ele tem no mundo real. Assim se o cara quer modelar um carro de 3m de comprimento, vai fazer um de 120 polegadas. Quando algum recurso no MAX utilizar valores reais, não tem pq dar errado utilizando as medidas dessa forma. Se uma luz tem seus valores para iluminar de uma certa forma uma sala de 120 polegadas, ela vai iluminar da mesma forma uma sala de 3m, desde que mudemos somente o display do 3D.
Oi gente, tudo bem? Eu gostei muito da discussão neste tópico, foi muito produtiva e relevante, fico feliz de ver que vocês entenderam, o que é raro. Ainda não está perfeito, mas quase. Veja que se você muda o Display para metros, mantendo o System Units Setup em Inches e importando do AutoCAD com o Rescale em metros, você fica com o objeto no tamanho ideal para trabalhar no Max, mas continua com os problemas de trabalhar em metros. Porque como metros é muito distante de polegadas e no Max vamos modelar detalhes pequenos no projeto, como os chanfros do rejunte dos pisos, por exemplo, trabalhar em metros exige que você use medidas minúsculas. O problema de usar medidas minúsculas usando metros não tem como resolver, independente das configurações ou conversões que faça no Max. Neste caso você terá que aumentar o número de casas decimais do Max para 3 ou 4, as vezes até 5 para poder trabalhar tranquilo. Ainda tem o problema de criar objetos primitivos com medidas muito pequenas, o Max não vai aceitar, você vai ter que criar maior e depois diminuir para o tamanho desejado. Então, como eu disse, para trabalhar bem no Max na escala métrica tem que ser em centímetros. Tudo que falaram está perfeito, a única diferença é colocar centímetros no Display em vez de colocar metros. Porque o que seria 1 metro vai passar a ser 100 centímetros, acabando com o problema de usar medidas minúsculas e muitas casas decimais. :) :) Abraços
Tudo bem André! Pocha, com o professor dando uma aula, nao tem como nao entender... :) Tudo joia com voce ne? Pois bem, entendi sua explicação, a questão é a seguinte, ao inves de por um detalhe com 0,001 (1 milimetro) como seria usando metros, iremos usar 0,1(o mesmo 1 milimetro) usando centimetros. Esta é a questão de se usar em centimetros ao inves de metros, diminuindo assim o numero de zeros (casas decimais) depois da virgula. Certo? Te mais!
É verdade Andre, esse problema de não aceitar as primitivas pequenas, e medidas muito pequenas serem ignoradas eu já observei várias vezes. Realmente concluí que trabalhar em centímetros é a melhor opção no caso das maquetes mesmo... Panorama4D, pelo que eu entendi é isso aí mesmo. O problema dos objetos pequenos no mundo do MAX nós já resolvemos, restou o problema das 3 casas decimais, detalhes pequenos no display em metros requerem mais do que 3 casas decimais frequentemente, e perderão precisão.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 618

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.