Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Andeciuala   Brasilia - DF
nuts165   são bernardo do campo - SP
tiagoschuch   florianopolis - SC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC

Portfólios Ver Mais

dpi3d   Recife - PE
kblopsa   Novo Hamburgo RS
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP
Bruno   Rio de Janeiro - RJ

Duvida Mental Ray 3.50 3ds Max 9.0

Por: Danilo  

Em: 18/11/2007 21:37

Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Comprei o curso de mr do mestre Andre Vieira e estive vendo algo no excelente conteudo do produto e minhas duvidas no grande mr comecam a aparecer.Sei que ainda tenho muito o que aprender mais vou postar as imagens de alguns renders teste no MR pra que vcs possam tirar as minhas duvidas ok? Um abraco a todos e obrigado pela atencao! :D A primeira imagem gostaria de saber como e que tiro esse serrilhado nas telhas e na parede...ou entao o que tera sido isso? As sombras tambem estou achando muito duras...como e que as deixo mais claras?? Tenho muitas duvidas de setagem;por isso vou postar aqui a setagem que eu fiz... Da uma mensagem de erro no numero de fotons que diz que e 10000 pra luz target direct que e a que estou usando... Depois a segunda imagem... :) O render ficou com a frente da casa escura...e e porque eu coloquei o alvo da luz em frente a fachada principal... Aqui vao as setagens pra render teste do MR pro max 9.0 FG em low multiplier 1,0 GI enable e com valor 1,0 Light properties com GI photons per light_5000 Sample quality minimum 1 e maximun 16 filter michell netravalli with-3,0 e lenght-3,0 Bem e isso ai pessoal...to usando uma target direct com multiplier 1,0; shadows parameters density 0,5; mr shadow map-512 sample range 0,01 samples 4 Use bias 10.
não use Shadow map, nem a do MR, no segundo vídeo do curso o André já fala isso, que nunca deve usar outra sombra se não a Raytraced Shadows. Se quer sombra suave, use Raytraced Shadow com as luzes MR Area. Deve ser isso que está deixando assim
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) supermax: Ola supermax...tudo bem?olha so cara;e que eu vi um tutorial em que o artista usava uma daylight mas habilitava tanto a mr sun light como o outro mr sky... :? e a cena dele ficava super legal...mas obrigado de qualquer forma pelas duvidas tiradas;eu o agradeco d+! vlw :)
no vídeo curso do site tem uma parte que explica como usar MR Sun e MR Sky com o Daylight, dá uma olhada lá, é no capitulo que fala de cenas externas. só que estas luzes não tem nada haver com sombra shadow map, porque nem dá para escolher o tipo de sombra nelas. se for usar qualquer outra luz com o mental ray, tem que ser com sombra raytrace como o André explica no segundo vídeo do curso. e se esse boneco for RPC, é melhor tirar, a não ser que tenha a licença do Shader para usar RPC no Mental Ray
Oi danilo, tudo bem? cara, esse lance das sombras, parece que está usando shadow map, use raytraced shadows que não tem como isso acontecer, o mental ray é bem melhor com raytrace. Em todos os recursos. Na primeira imagem o problema é que a intensidade das luzes está muito forte... se estiver usando daylight system, terá de diminuir a intensidade ou aplicar um exposure control... se for uma skylight deixe-á menos intensa. Abraço.
Oi Danilo, tudo bem? Eu espero que você já tenha recebido o CD do vídeo curso, espero que esteja gostando, estudando ele você vai sacar todos os problemas que aconteceram nesta cena. Como o pessoal disse, no segundo vídeo eu explico essa questão de sombras e mostro que só funciona bem com Raytrace, funciona com MR Shadow Map também, mas como eu provo no vídeo, fica mais demorado do que com Raytrace. Em cenas externas não se usa Photons, eu explico isso no curso também e mostro como deve ser feito para usar Photons em cenas externas se você quiser, neste caso precisa de uma esfera envolvendo a cena. Creio que ajustando estes detalhes já vai sumir estes defeitos na imagem. Abraços
Olá Danilo! Cara, eu entendo perfeitamente a sua ansiedade em fazer cenas realistas com o mental. Mas como eu já havia te falado no msn, estuda bem primeiro e considere o video-curso como um material de consulta. Se dedica presta bastante atenção no conteúdo do cd que em 1 mês vc já estará se movimentando muito bem pelo render. O mais legal é quando vc entende como o render funciona e principalmente o que faz cada parâmetro na imagem. Assim vc seta o render manualmente, sem pressets, sabendo o que está fazendo com segurança e tudo fica certinho. Eu também comprei o curso e meus melhores resultados apareceram somente com 4 meses de estudos e testes. Hoje estou bem mais seguro da potencialidade do mentalray e nem imagino como estarei daqui há um ano estudando e trabalhando com essa fantástica ferramenta. abraço!
Danilo, No max 9 (mental ray 1.5), nas externas vc deve usar apenas as luzes mrSky e mrSun. No menu Rendering>Advanced Light use Logarythm Exposure e marque External. Use apenas Final Gather. Marco
Marco.
Oi Eduardo, tudo bem? Eu gostei de saber sobre o tempo que você levou para começar a sentir os resultados. É ótimo para eu poder estimar isso quando os leitores perguntam. Normalmente eu falo que leva uns 6 meses. É ainda mais relevante se levar em conta que você usava o V-Ray muito bem e conseguia bons resultados com ele. Claro que você é um cara que tem muita facilidade com 3D, então, pega mais rápido que a maioria. Acho que minha estimativa de 6 meses está até legal, né? Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711225.

Total de membros registrados: 138751

Últimos membros registrados: LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks, Ward lorin, Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim.

Usuário(s) on-line na última hora: 572, sendo 4 membro(s) e 568 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ward lorin, LeanCapsRevoirfr, taapshimarks, Apolinario1984.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.