Porque o material de grama fica assim?

Por: Osires Mathoso  

Em: 28/11/2007 15:13

Olá pessoal, mas esta grama é a que está no topico criado pelo André, para o pessoal criar os materiais Mental Ray, ela me intriga porque que ela fica ladrilhada.Tambem o material de toalha, está comigo dando o mesmo problema. Eu aprendi com voces do forum, a fazer grama de varias maneiras, e todas dão certo. Obrigado pessoal
Não gente, isso é um mapa procedural, o Speckle não gera ladrilhamento, deve ser a malha mesmo... por que esse mapa não ladrilha.
então Osires, eu fiz o teste aqui para ver como ficava e também criou este padrão que apareceu no seu. a primeira imagem mostra o defeito. não adiantou mudar mapeamento nem nada, eu acho que o mapa speckle é muito certinho e por ser tão homogêneo acaba criando este padrão na malha. ai eu fiz o teste proposto pelo Múcio, apliquei um modificador noise na malha para distorcer um pouco, ai o padrão desapareceu, por isso que eu acho que é um padrão criado pelo speckle. a segunda imagem mostra o resultado com o modificador noise.
Na verdade so disfarçou com o noise o defeito, ainda continua o mesmo problema no material! Tambem testei aqui, e mesmo almentando exponencialmente o numero de edges nao diferenciou no resultado, tanto nessa da grama como na toalha que o amigo citou, mesmo porque as duas sao feitas com os mesmo principio! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
É pessoal, dá para ver que só houve um disfarse do do ladrilhamento, é de deixar encucado! Abracços
Olá gente! Eu ainda não pude testar os materiais do mentalray aqui do site. Só não entendo como pode um mapa procedural ladrilhar. Fiz esse teste como sempre faço para representar superfícies com grama e não tive problemas. Usei um plane do tamanho do grid, um mapa de noise no difuse com 2 tonalidades de verde e um mapa speckle no displacement. abrs!
A unica maneira do procedural ladrilhar é aumentar os valores dos tiles... se diminuir ele diminuindo o valor do size ele não vai ladrilhar.
Oi gente, tudo bem? Sendo procedural ou não, sempre vai aparecer um padrão constante em superfícies grandes, porque qualquer coisa que você faça muitas repetições, quando olha de longe apresenta um padrão constante, porque são pequenas partes que foram uma parte grande. Em procedural também aparece um padrão, não aparece a emenda que delimita o padrão, mas se tirar uma cópia de qualquer parte, pode comparar com o todo que sempre vai se encaixar, então, é um padrão constante. Agora, dependendo da configuração do mapa procedural e principalmente da composição com outros mapas, criando um mapa procedural mais complexo, você consegue esconder o padrão de forma a ficar totalmente imperceptível. Os materiais que eu criei com o Speckle foram configurados de acordo com a escala que eu trabalho. Em qualquer outra cena precisa ser configurado para ficar adequado. Não precisa aplicar Noise no objeto nem nada disso, é só aumentar o Size do Speckle que o padrão não aparece mais. :) Abraços
Sempre tive problemas com materiais que usam Displacement, ficam bizarros pra mim...rs. Como recentemente estou tendo problemas com grama, pequei esse matéria para testar. Sem mudar nenhuma definição, simplesmente aplicando o material, ficou muito ruim, não da nem para explicar, uma das coisa que aconteceu, é o que sempre acontece comigo quando uso Displacement, e como se a face onde apliquei o material tivesse sido movida pra cima, muito fora do lugar. Ate imagino que seja um problema de escala, uso 1 unidade do MAX igual a 1 metro, mas quanto mais tento mexer nos parâmetro do material, pior fica.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Olá Luiz Feitosa, a minha duvida que era que ele (o material de grama), ladrilhava, eu fiz oque o André explicou, e resolveu o problema com o ladrilhamento. Eu apanho muito com material, porisso eu fico fuçando para ver se aprendo, e com isso fico enchendo a paciencia das pessoas. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 811

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.