Porque o material de grama fica assim?

Por: Osires Mathoso  

Em: 28/11/2007 15:13

Oi Pessoal, tudo bem? Luiz Feitosa, esse problema do displacement levantar o objeto ja foi discutido várias vezes aqui no fórum, ésó dar uma pesquizada que vai achar mais de uma solução. Quanto ao lance das unidades, está certo de não mudar o sistema de unidades, mas considere 1 unidade genérica igual a 1 cm que não terá mais muitos problemas com texturização. Osires aqui na 3d1 pode encher a paciência a vontade, é pra isso que serve o fórum mesmo... rs Abraço.
eu nunca five problema com grama no mental ray, nem usando displacement e nem usando hair and fur. para usar materiais com displacement tem que ter as manhas do displacement do mental ray, tem que saber que precisa de boa resolução na malha, esse lance de elevar a malha sem distorcer acontece porque não tem resolução, é certeza absoluta!!! O hair and fur funciona normal com luzes MR Sun e Sky, o André mesmo já postou um teste de uma casa aqui do curso de maquete que ele está fazendo, a casa tem um gramado com hair and fur e foi renderizado com MR Sun e Sky em vários períodos do dia, tem até uma de noite, procura ai nos tópicos que você encontra.
Múcio
Olá Grasiano, Cursi, LeandroM, Contato_indireto, Eduardoqf, Mucio, Caio, Supermax, André, Luiz Feitosa, afinal todo o pessoal do forum, muito obrigado a todos, com a ajuda de voces é só correr para o abraço. Abraços
Oi Luiz, tudo bem? O problema da malha se elevar é por falta de subdivisão com certeza absoluta, como o Múcio disse. Se o objeto foi importado do AutoCAD, não dá para fazer Displacement e não dá para aplicar Hair And Fur com qualidade, porque ambos os efeitos precisam de uma malha homogênia e com boa resolução. Modelos importados do AutoCAD vem em baixa resolução e com faces irregulares, principalmente uma superfície plana. O certo é modelar o terreno em Poly no Max para ter uma malha de qualidade para estes efeitos, mas uma forma de amenizar o problema sem ter que remodelar é aplicando o modificador Subdivide ou o modificador Tessellate. Abraços
Bom, eu não participei mais desse tópico mas se servir de alguma coisa ainda o que vou dizer. O mapa speckle também gerava esse problema toda vez que eu usava ele pra fazer displacement. Descobri que se mudasse a forma de aplicação do mapa de object xyz pra explicit map channel o problema desaparece. Nunca mais tive o problema. Desculpa aí, é que na outra resposta que dei não havia entendido direito o problema.
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Gostei da discussão; muito interessante. O nosso amigo e colaborador "Caio Lamas" tem toda razão;porém os mapas procedurais do Max se repetem sim só que o que vc não vê são as emendas mas o todo é gerado sim por um padrão matemático e ladrilham ou podem repetir no caso da textura. O que aconteceu foi mesmo o que o nosso amigo e colaborador "supermax" falou. O mapa "speckle" no canal displacement cria essa "ilusão" de ladrilhamento, exatamente por ser bem certinho mesmo, porém depende da ESCALA DA CENA. Se for metros pode ladrilhar mais porque metros no Max, tudo é muito pequeno.Mas na verdade acho que nem precisaria aumentar ou "esticar" a malha com um modificador noise, bastaria aumentar o valor de Size, que justamente é responsável pelo tamanho do padrão de repetição, ai o padrão desaparece. É como o mestre André Vieira falou, em uma malha muito gigantesta os materiais procedurais repetem sim só que não aparece é a emenda, porém se mudar o tile do material ai é o mesmo princípio de fazer pisos cerâmicos, sempre vai repetir. Se usar uma textura menor que o tamanho do plane sempre repete, se esticar fica pior porque perde resolução. Se usar uma textura maior que o tamanho do plane não repete, não precisando esticar a textura, basta aplicar nesse caso um modificador uvw map --->> planar no caso do plane. Abraços a todos e Parabéns pelo tópico; muito interessante...vlws! __________________________ [i:a41cf42872]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:a41cf42872]
cara, caso esteja usando o vray: se vc tem a textura grama em tom verde e em ton bump (preta e branco), você aplica a verde no material, e o vraydisplace aplica o bump e brinca com o uvwmap. Pra vc entender melhor o que estou dizendo segue as imagens.
desculpa ai gente, agora que reparei que era pro mentalray. caso desejam deletar o que coloquei acima fiquem a vontade. Sorry.
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) Caroco3d: ai cara! tudo bem? esquente não... ;) que eu achei muito legal e sempre fui fã do displacement do vray; não sei o que o do MR tem mas eu gosto mais do vraydisplacement...hehehe! e é porque uso sempre o MR mas a sua grama ficou bem legal caroco3d. Parabéns e é sempre bom postar informações sobre grama; seu pequeno tutorial ficou uma maravilha. Abraços! __________________________ [i:ce82e93327]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:ce82e93327]
Ressuscitatam, que bom! Caroco, vou guardar junto com o grupo de estudo do Faraó

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 809

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.