Oi Luiz, tudo bem?
Eu já falei para você que são dois problemas, não conhecer os detalhes do Mental Ray e também do Hair And Fur, porque funciona perfeitamente em todas as situações, só precisa configurar direito tanto o Mental Ray quando o Hair And Fur, mas não tem nenhum segredo, é só fazer da forma normal.
Tudo tem a forma correta de trabalhar, apesar de dar certo quando faz de outras formas, em algumas situações vai apresentar problemas, como no caso da grama, principalmente quando usa recursos para facilitar o trabalho, normalmente criados para iniciantes e não atendem a todas as necessidade.
Sabendo configurar e trabalhar da forma "antiga", nunca tem problema, como explico e provo visualmente no vídeo curso de Mental Ray da 3D1.
Mas existem outras opções de plug-ins, algumas muito boas inclusive, só que vai ter os mesmos problemas em todas elas, como são plug-ins, a compatibilidade será menor e terá mais problemas do que tem com o Hair And Fur.
Se quiser testar, tem o Ornatrix, que é muito legal e mais leve, tem o HairFX, que é o antigo Shag Hair, e recentemente surgiu uma notícia sobre a união dos dois formando o plug-in Hairtrix, só que não saiu mais nada sobre ele.
O Shag Hair era o único plug-in de cabelo para o Max, foi o primeiro que usei ainda na época do Max 2, mas hoje mesmo o HairFX é fraco perto do Hair and Fur.
Olha este teste que fiz agora rapidinho só para mostrar o que eu estou falando, coloquei um plane com primitivas em cima, deixei o box um pouco mais alto para refratar a grama e apliquei material normal de vidro nele.
Apliquei o Hair and Fur no piso com MR Prim, criei o sistema Daylight, troquei para luzes MR Sun e MR Sky, configurei corretamente e mandei renderizar com FG usando 2 no Bounces, mais nada.
Gerou sombra, gerou GI da grama, refratou a grama no vidro, não deu nenhum problema.
Abraços