oal Broks..td certo? eh o seguinte...o Vray material eh bem diferente do Scanline...no scanline ele vem com o brilho minimo...vc q tem q ajusta...a partir do ponto q vc coloca reflexo no objeto ele fica com o brilho maximo..mas um brilho maximo e reflexo maximo dependendo do reflexo q vc optar....para criar um vidro o melhor seria o segunite, colocar a cor difuse em preto, colocar a cor do reflexo em branca e ao lado dela tem uma opção a selecionar, q seria Fresnel Reflection...isso vc tem q sempre selecionar qd fizer o vidro, e dps colocar a cor branca no refract tbm, o BRDF vc nao mexe...isso vc geralmente vai mexer qd eh pra faer aluminio ou aço escovado...algo com um reflexo diferenciado, para alterar o brilho logo abaixo de onde vc configura a cor do reflexo vc tera o Hilight Glossines e o Reflect Glossines, o Hilight vc tem q apertar na letra "L" logo ao lado para poder configurar, ali vc diminui o brilho do objeto, digamos para fazer algo mais fosco, e no reflect vc diminui pra dar uma borrada no reflexo, um bom cromo fica legal com este velor em .92 +-
abaixo de onde vc configura a refração vc tera o Glossines do refract, abaixando este valor vc conseguira uma textura de vidro jateado, lembrando q cada vez q vc alterar qlq glossines vc tera q almentar a subdivisao de cada um, pois se nao a sua textura nao ficara boa, tera alguns pontos em branco....sobre o q vc falou do sol incidir no vidro o mostrar um clarao, vai depender sim do brilho do material mas tbm do tipo de luz, da intensidade e do angulo da camera, nao eh sempre q vc consegue algo assim, e as vezes um bom detalhe vc tbm so consegue numa pos-produção no photoshop. espero ter ajudado, gosto muito de estudar a configuraçao de brilho e reflexo dos materiais, por isso qlq coisa so perguntar!
este eh meu e-mail por qlq duvida:
[email protected]
abraço amigo