Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

nuts165   são bernardo do campo - SP
Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
ViniciusInacio   Goiás-Goiânia - GO

Portfólios Ver Mais

goiabinha   Sumaré - AC
dnmorato   Brasília - DF
sassa   Piracicaba-SP - AC
android   Brasil - SP

Perspectiva

Por: RAPH  

Em: 13/12/2007 12:38

ola... estou com dúvidas a respeito de posicionamento de camera... quando insiro uma, a imagem que esta perto distorce toda. não consigo chegar aos resultados que vejo em maquetes nesse sentido... estou dando um exemplo.. uma imagem minha e outra que paguei aleatoriamente de como eu gostaria que ficasse a perspectiva... se alguém puder me indicar algum material para estudar ou alguma dica eu agradeço... na primeira (sala com golfinhos), percebam a bola e a mesa como ficaram "puxadas" na segunda isso não acontece... qual o macete? desde já agradeço
RAPH3D
Ai Raph, você tem que colocar a câmera mais distante e aumentar a lente. Se usar lente muito pequena acontece essa distorção da perspectiva. A câmera tem que estar distante para não distorcer a perspectiva igual acontece na realidade.
Raph Vc tem duas alternativas, aplicar o camera correction ou alterar a distancia focal da lente e usar o camera clipping.
oi.. bem, tentei distanciar a camera... mas ela ja esta no limite da parede... apliquei cam correction... so sorrigiu a perspectiva e o camera clipping so restringe a visao... resumindo... nao entendi... rsrs
RAPH3D
Com o camera clipping vc usa uma lente mais longa que não distorce a imagem, posiciona ela fora do ambiente e configura para que só visualize o que está dentro do ambiente. Num ambiente muito pequeno onde vc tem que usar uma lente grande angular para mostrar tudo, vai distorcer mesmo, arrumar isso só em fotografia com câmeras especiais ou no Photoshop com um plugin chamado PTLens.
É que, se você estiver usando uma câmera standard do max, na opção Stock Lenses, vc deve estar usando valores muito baixos, um bom resultado é usar, em média, 35mm. Agora, se você estiver usando uma vrayphysycam, o Film gate (altura do filme) deve ser de 35 mm, e o Focal length (distância entre a abertura e o filme) deve ser em torno de 25mm (esses valores são default da Vrayphysycam, baseados em máquinas fotográficas domésticas, a alteração desses valores deve ser feita com pleno conhecimento de causa, pois os efeitos da imagem serão reflexos dos ajustes de foco - abertura - exposição e sensibilidade do filme, bem como um bom equilíbrio de iluminação em cena). Feito isso, para um melhor resultado, aplica um câmera correction (standard) ou um Guess vertical shift (vrayphysicam). Tem alguns tutoriais a respeito desses assuntos aqui no fórum. Vê aí e manda bala, aguardo up's, um abraço e até mais...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
hummm consegui resultados melhores.... obrigado.. ja ja eu posto aqui
RAPH3D
Olá pessoal! Gostei das dicas de vcs! Mesmo já sabendo solucionar esses problemas, sempre é bom poder acompanhar tópicos com várias soluções para o mesmo caso. Só gostaria de salientar que o uso do clipping plane da camera se torna mais necessário em ambientes realmente pequenos como banheiros ou cozinhas estreitas, ou mesmo para representar cortes esquemáticos em edificações. Em casos de ambientes com dimensões mais amplas (como esse), é possível solucionar com mais simplicidade. abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138756

Últimos membros registrados: Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr, Apolinario1984, taapshimarks.

Usuário(s) on-line na última hora: 740, sendo 8 membro(s) e 732 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Figurol696, artizynt, Ricardo Paranhos, JesusEnzo , Thiago Couto, nildoe, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.