Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
111111   brasil - SC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Gabriel Goldner   Espírito Santo
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Victor MS   Rio de Janeiro
Rafael Coelho   Lages / SC - SC

Bola Preta no Final Gather

Por: Leandrus  

Em: 13/12/2007 17:48

Olá pessoal, não sei se estou colocando minha msg na seção certa, mas gostaria de saber o que são essas bolas pretas na minha renderização. To usando Mental Ray, uma IES Sun, Gi e Final Gather com 15 samples na primeira imagem e 300 na segunda. Quando eu tiro o Final Gather elas não aparecem http://www.tresd1.com.br/miniatura.php?modo=miniatura&id=11201 http://www.tresd1.com.br/miniatura.php?modo=miniatura&id=11202 Obrigado
Ai Leandrus, com certeza tem algum material errado na cena, estas manchas pretas serrilhadas são de material errado. Se pesquisar aqui nesta seção mesmo, vai encontrar vários problemas iguais. Testa deixando o FG e aplicando material cinza em tudo, não vai mais aparecer as manchas. Veja se tem algum material standard na cena com falloff no reflection ou no refraction, não pode, troca por material Raytrace com falloff. E se estiver usando os materiais Archtectural da livraria do Max, é por causa deles, tira e usa materiais Standard e Raytrace. No Max 9 use só o Arch&Design
ahhhh é isso mesmo então eu usei architectural sim, e colokei no piso flat mirro, deve ter sido isso neh? Vlw kra!
Leandrus, como nosso amigo ja disse essas manchas são de materiais mal configurados. Acretido que suas luzes tambem um pouc fora de ordem. Se voce vai renderizar nesta posição que você postou não precisa de IES sun, e se for cena externa não precisa de GI. Usa o bouces do FG que em cena externa faz a mesma coisa. Eu faria esta cena com uma sky light e uma MR spot, isso se for só assim como você postou. Abraços
hmmmmmm vlw pela dica, eu sou iniciante ainda, apesar de mexer a um tempão, to aprendendo aos poucos. Pq eu não precsiso de uma IES? Ela serve mais pra quê? Obrigado pelas dicas!
Fica melhor se usar a IEs sum e ies sky juntas para silumar o sol e o céu. Como na tua sena não tem isso não há necessidade.
Sim, eu estava fazendo justamente isso, mas como vc disse q não precisa, trokei pelas que vc falou Flw
Oi Leandrus, tudo bem? As luzes IES Sun e IES Sky são apenas para cenas externas. No caso da sua maquete vista de cima, fica mais bonito e você iluminar cada ambiente individualmente, ficará mais rica em detalhes e mais aconchegante. Coloca uma luz MR Area Omni em cada cômodo e ajuste a intensidade de cada uma para não deixar a iluminação estourada. Renderize apenas com o Final Gather usando 1 ou 2 no Diffuse Bounces. Controlando a intensidade corretamente, ficará ótimo, se for necessário, mude o Decay da luz para Inverse Square e ajuste a distância pelo Gizmo do Decay. Abraços
Obrigado pelas dicas André, só agora q fui ver seu post. Eu colokei a MR Spot e uma SkyLight e tirei os materiais architectural e continuam aparecendo essas partes pretas na renderização. Agora estou fazneod a parte externa, e pretendo até animar a câmera vindo de fora e entrando nos amibentes, além de ter uma imagem da "planta 3D"
Falai cara? Como ja dissemos esse problema é com materiais mal configurados. Não quer dizer que é o material onde apaece a mancha preta. Ser tamente é outro. Essas manchas são um tipo de "erro" de material fisicamente impossível de existir. Por exemplo um espelho que reflete mas não é altamente polido. Seria um material fisicamente impossivel de existir. Aumenta o samples do FG que melhora a iluminação tambem. Tira essas manchas. Sé pra confirmar você não usou GI nesta cena externa né?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138759

Últimos membros registrados: dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls.

Usuário(s) on-line na última hora: 771, sendo 11 membro(s) e 760 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tadeu, Nuno, Carla Franco, Leonardo, Eng Damasceno, Sergio1987, fcaraujo2000, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, dan_df, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.