problemas com piso e reflexos (mentalray)

Por: Diogo F. Pucci  

Em: 14/12/2007 16:54

Oi gente, tudo bem? É muito importante aprender a criar seus próprios materiais, até para poder ajustar materiais prontos ou presets. Porque tudo depende da cena, uma coisa que fica boa numa cena pode não ficar em outra, e isso acontece principalmente com materiais. O material tem que ser ajustado de acordo com a cena, ainda mais se usa mapas procedurais, porque o tamanho do objetos vai influir no resultado. O Preset de ladrilho cerâmico do Arch&Design vem configurado com vários mapas procedurais para criar o Bump e se os valores estiverem grandes demais, vai criar irregularidades. Eu não gosto daquele preset, deveriam ter feito de outra forma, não há necessidade de ser daquela forma e complica a vida dos iniciantes. Escolha o Preset Glased Ceramic e e aplica o mapa Tile no Bump e no Diffuse que você faz um ótimo piso sem estes problemas no Bump. Abraços
obrigado pessoal! suas dicas foram de grande ajuda!
Olá Diogo! Para fazer um fundo, faça um plane, aplique uma imagem num material standard e use o self iluminaion para controlar o brilho dela. Outra coisa importante é selecionar esse plane e clicar com o botão direito para ver as propriedades. Lá, na ficha mentalray, desabilite as opções de emissão e recepção de photos e GI. abrs!
Ola o piso esta assim porque certamante te mum mapa gigantesco no bump. Se usou materiais prontos, troca e faz como o André disse.
eu sempre faço o piso com o preset glased ceramic do arch&design. ai eu coloco o mapa tile no bump e no diffuse, para fazer a saliência e para colocar as cores no rejunte. fica legal só assim, mas dá para ficar melhor se colocar o mapa tile também na cor do reflexo, para não deixar ter reflexo no rejunte, ai coloca preto no rejunte e cinza médio no piso. testa ai para você ver
Múcio
eh mucio, eu fiz isso e não tive mais problemas com meus pisos! os problemas estavam no outro material do Arch&Materials, o Glazed Ceramic Tiles...nao sei pq mas sempre ficava esquisito assim...mas desse jeito q vc disse nao da nenhum problema! vlw galera!
legal que deu certo cara, é isso ai, eu também não gosto daquele preset não. mas eu editei ele e salvei de novo lendo o tutorial do andré sobre presets do arch&design, agora o meu está certo. :) o problema dele é o tamanho do size nos mapas procedurais que estão no bump. entra lá e diminui bastante os valores que fica bom.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 904

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.