Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
new   Belo Horizonte - MG
Raphael.   Itararé - SP - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

ss90Gamer   MG - Contagem / R.Jaguara - MG
leon Klinke   Bauru - SP
Diego   Ipatinga MG - MG
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC

Show Room Virtual:!:

Por: slashdefenix  

Em: 27/12/2007 12:26

:D Olá pessoal, tudo blz ? Estou trabalhando na minha primeira animação de camera e gostaria de compartilhar com vocês os problemas que surgiram ,rs. Você vão notar no vídeo que ela está gerando alguma diferença na iluminação do teto ou uma especie de lag, ou seria ficker ou flicker ? alguma coisa do tipo. Eu utilizei GI e FG, abaixo segue as configurações. Antialising eu coloquei MIN. 1 E MAX 16. Gostaria de saber se tem como corrigir esses lags. E fora Fakeosity se existe alguma maneira de calcular o GI e FG de todo o cenário apenas uma vez ? Desde já agradeço a atenção de todos. ;)
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
onde está o video?... abs...
cara, com só 20 mil photons e só 64 samples no FG vai gerar flicker mesmo, animação precisa de configuração melhor para ficar bom, até em cena estática usa centenas de milhares de photons e pelo menos 128 samples de FG. no curso de mental ray aqui da 3D1 o André mostra como fazer o cálculo dos photons uma vez só para animação de maquete com GI.
Múcio
Vlw Mucio. Eu estou esperando o André terminar o curso de Modelagem de Maquetes pra mim comprar os dois juntos e pagar um frete só, pois como moro no interior da bahia o sedex fica meio carinho... Mas logo vou comprar, pois tem bastante coisa lá que quero aprender, pra dizer a verdade é tudo, mas não é legal ficar falando isso pois fica muito na cara que sou iniciante ,rs. Só não entendi porque a janelinha do vídeo não tá aparecendo aí. De qualquer forma abaixo segue o link: http://br.youtube.com/watch?v=YZylhL_aWA4 Abraços.
Ai slash, deu para ver o vídeo agora. nesta cena não precisa de photons, porque é como se fosse uma cena externa, vai perder muitos photons para o espaço. se for usar photons tem que fechar a cena com uma esfera. mas você pode fazer só com Final Gather e Diffuse Bounces, é fácil de configurar, vai ficar bom e com GI, mas tem que calcular em cada frame da animação. Tenta fazer com pelo menos 128 samples para ver se fica sem flicker, 64 é muito pouco. sobre o curso, eu também estou esperando o CD de maquete, mas já tenho o do Mental Ray e adorei, foi o melhor vídeo curso que eu já vi.
Múcio
Mas uma vez, vlw Mucio, é sempre bom seguir as dicas de pessoas mais experientes como você. Vou ver se faço um outro render hoje anoite com essa configurações que você falou. Eu tinha até colocado uma esfera pra envolver toda a cena, mas parece que só com FG e Diffuse Bounces deve ficar mais rápido, vou fazer uns testes antes de renderizar tudo de novo. Abraços.
então cara, o mental ray é super bom neste lance de animação, ele não gera flicker fácil, mas se zoar muito na configuração ai não tem jeito, dá defeito mesmo. faz este teste só com o FG, é mais fácil de configurar do que os Photons, depois que você ver o curso você tenta fazer uma versão com os Photons, fica mais bonito o GI, mais intenso, eu gosto mais com photons. mas neste caso ai é meio complicado mesmo. só com o FG vai ficar legal e não vai dar flicker. dá para renderizar com 4 no maximum sampling, vai ser bem mais rápido, mas coloca 0,02 no RGBA do contrast, em baixo do maximum e usa o filtro mitchell. coloca 128 nos samples do FG e 1 no Max Bounces. e coloca um pouco de cor no teste para você sentir melhor o GI. posta ai depois para gente ver. falou! feliz ano novo ai.
Múcio
"então cara, o Mental Ray é super bom neste lance de animação, ele não gera flicker fácil, mas se zoar muito na configuração ai não tem jeito, dá defeito mesmo." rs... Ontém antes de ver sua resposta, deixei minha máquina no trabalho renderizando com 128 no Samples e 2 no Max Bounces, sem GI e mudei o filtro pra Mitchell também. Só não mudei essa questão do RGBA do Contranste pois não tinha como saber. E o lance das cores eu também achei meio palha o show room pois é tudo branco mesmo, são 7 ambientes, tem pastilhas, faixas, filetes, mas tudo branco até o marmore. Mas como só vou trabalhar no ano que vem (até parece que tá longe, rs) quando eu voltar vou ver como ficou o resultado e vou postar no youtube pra você, e quem quiser, dar uma olhada e se não ficar bom refaço o render. Mas sei que realmente vai ficar um trabalho "meia-boca" que não é muito do meu feitio, nunca mais invento de fazer algo que não tenho domínio, pois imaginei que dava pra fazer pois tinha feito umas STILL's e tinham ficado até legais, não sabia que dava tanto trabalho assim pra animação. De qualquer forma é só um teste mesmo, nem disse pro pessoal que ia fazer, espero apenas aprender com ele. E de qualquer forma obrigado pela força, pois pra ser sincero acho muita bondade sua ir dandos esses toques mesmo sabendo que o "cara" que está perguntando não tem muita base, não é qualquer um que tem essa paciência e aqui no forúm agente encontra vários, é por isso que curti esse forúm e resolvi ficar por aqui mesmo. Feliz ano velho e tudo de bom.
ai Slash, estou na maior curiosidade para ver o render. :) esse lance do Contrast que eu te disse é para deixar o sistema de antialiasing mais acurado, quanto maior o contrast, menos acurado é o sistema e precisa de mais samples de AA. e sobre o lance das cores, que maus heim, se é tudo branco o efeito de GI fica menos visível mesmo. mas se você fez o projeto para testar, faz uma versão depois com cores que vai ser mais legal feliz ano novo ai
Múcio
E aí Mucio, tudo blz ? Rapaz, jogaram água na minha farofa, desligaram meu pc do trabalho, logo o meu render não ficou pronto, mas nesse fim de semana vou ajusta-lo pra terminar. Aguarde que logo tá pronto, rs. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 553, sendo 12 membro(s) e 541 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.