Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

elisalage   italia - Internacional
MrBrownstoneMB   São Paulo - SP
Stherno   Vila Velha - ES/BR
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

DigO   São Paulo
rogerrangerse   Aracaju - SE
luanpinheiro   aracaju - SE

Iluminação interna.. mental ray

Por: Rafael.Antunes  

Em: 28/12/2007 01:33

dai.. alguem me encina a faser uma iluminação interna por favor?, ou um tuto... quero iluminar um quarto todo fechado só com uma entrada de luz de uma janela aberta e outra fechada mas que entre luz nas venesianas, entenderam?... tentei faser uns troços aki e fica tudo escuro.. nao sei faser que fique mais claro, nao sei como faser com que a luz reflete para todos os cantos do quarto, como uma ilumanação global. isso tudo com mental ray alem de imagens, quero faser animações e usar o panorama export.., e a iluminação tinha que ficar boa em qualquer angulo, e nao apenas em uma camera fixa e se for possivel queria saber tbm como se faz akele material em que o objeto como um todo, emita luz, e que a luz reflita tbm por toda a cena, com sobra daquelas borradas e tudo... ficarei muito grato. obrigado
pô cara, ai ficou complicado heim, porque vai ter que explicar tudo. tem que entender os photons, depois tem que entender como suavizar com o final gather, tem que entender o sistema de antialiasing, sem contar as coisas básicas como sempre usar luz com sombra raytrace. aqui nesta página tem um monte de tutoriais de Mental Ray, dá para conhecer bastante coisa: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 mas se quiser entender tudo mesmo, cada recurso que tem lá nas abas dele, a criação de materiais com shaders como o glass, o metal, recursos de volume com o parti volume, caustics, técnicas para animação de maquete e mais um monte de coisa, eu recomendo o curso de mental ray aqui da 3d1, eu aprendi nele e valeu cada centavo.
poh valew, so de saber o que necessario saber heheh ja ajuda vlw pela dica
Oi Rafael, tudo bem? Para facilitar no começo dos seus estudos, tente colocar uma luz Area na janela e use apenas o Final Gather, não fica tão bom como com Photons e demora mais para renderizar, mas é bem mais fácil. No Final Gather você coloca 2 ou 3 no Diffuse Bounce e se estiver no Max 9, escolha o Preset Medium, já vai dar para ver o resultado da luz refletindo pelo ambiente e criando GI, se ficar escuro, aumente a intensidade da luz ou coloque uma luz fraca no interior do ambiente. A imagem deve sair um pouco serrilhada por causa da baixa configuração do sistema de Antialiasing, então, baixa e assiste o capítulo sobre Antialiasing do curso de Mental Ray da 3D1, pois é gatuito, assim você vai saber todos os detalhes deste sistema. O link para baixar o vídeo é este: http://www.tresd1.com.br/conteudonoticias.php?t=24716 Abraços
poh.. vlw Andre!! soh tu mesmo ^^ vlw!! agora.. tu podia me dizer por favor como se faz akele material em que o objeto emite luz ate que a sombra fica borrada.. naum sei se um material ou uma luz..
Olá Rafael! Se você se refere aquele estouro de luz entrando pela janela, então será necessário usar o sistema de photons (GI). É certo que o max 9 e o 2008 já vem com os pressets para facilitar. Porém vale à pena aprender a usar o mentalray da maneira clássica, setanto tudo manualmente e ir aproximando a setagem para economizar tempo de render e obter a melhor qualidade. Isso pode ser visto nos tutos daqui do site ou então com o videocurso de mentalray. abrs!
uhmmm.. :] vlw mesmo
e ae Rafael.RP blz cara? eu te recomendo o cd do curso de mental ray aki da 3d1, eu comprei o meu e estou obtendo resultados excelentes! boa sorte com suas imagens, estamos aguardando ups!! flw!
Vai com calma meu amigo. Não se aprende mental ray do dia pra noite. E mesmo que vc aprenda a fazer o que vc pretende de imediato, sempre vai ficar muito pra aprender. Estuda os tutos do site, poste algumas imagens que a galera vai te ajudando. Não da pra saber o que realmente vc precisa aprender sem ao menos postar uma imagem. mesmo que seja uma imagem ruim. assim toda a comunidade 3D1 vai te dar uma força legal. A dica do cd da 3D1 realmente é uma boa. Um abraço.
"É impossível para um homem aprender aquilo que ele julga saber."
o curso aqui do site é sem comentários mesmo, é excelente, é o melhor curso que eu já vi em vídeo, porque é muito detalhado e super bem explicado. depois dele que eu fui obrigado a fazer um avatar igual ao que eu uso!!! :) :) :) :)
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 492, sendo 14 membro(s) e 478 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Carla Franco, Luan, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Renatto, lack francisco, Fabio Catelleno, Fabián, Roberto Movanni, Adalberto Rocha, WFortunato3D, Leonardo, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.