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Config Vray...

Por: André-Gama  

Em: 04/01/2008 20:41

Olá a todos! :) Bem... estou estudando o Vray a cerca de umas 2 semanas e ja chego em alguns resultados interesantes, porem ainda com dificuldade. faço vários renders de baixa qualidade antes de renderizar com qualidade. Gostaria de saber qual config eu altero para tirar essas manchas no teto, no roda-forro e etc... IMAGENS: 1 - RENDER SEM PÓS PRODUÇÃO 2 - RENDER COM PÓS PRODUÇÃO 3-6 - CONFIGS... Este render levou cerca de 4 a 5 hrs de render ... isso em um Pentium IV / 1gb de ram / 64 mb de vídeo se algum quiser me dar alguma dica ai nas minhas confis serão muuuuuuuuuuuuito bem vindas!!! t+++
Oi amigo ,como voce sabe certamente não existe uma configuração padrão ou (genérica) no v-ray , na verdade tem q se estudar bastante e testar muito , mas lhe digo que nesse seu caso primeiramente eu utilizaria no secondary bounces a opcao light cache, mas alem disso teria que certamente que rever alguns outros valores, vai fazendo testes aumentando light cache etc boa sorte !
Outra coisa que vi agora isso e muito subjetivo mas eu utilizaria reinhard ao inves de exponetial no color mapping
Opa rchampeval... vou dar uma testada com LC hehe... brigado ai pela ajuda... e outra dúvidaa ai p os professores aki do forum hehehehe.... na luminária que esta fixada ao teto, não da parar notar os 2 fios q segura ela... onde tenho que configurar...
Da uma conferida no material que vc usou na luminaria, com relaçao ao modelo acredito que seja um archmodel que vc tenha usado entao certamente o fio esta na proporçao certa, mas confere se e uma linha renderizavel ou se tem malha , de qualquer forma nessa resoluçao e com esses erros de render nao iriamos notar mesmo o fio , tenho certeza que quando vc chegar a uma configuraçao legal o fio vai ficar show abraço
Da uma conferida no material que vc usou na luminaria, com relaçao ao modelo acredito que seja um archmodel que vc tenha usado entao certamente o fio esta na proporçao certa, mas confere se e uma linha renderizavel ou se tem malha , de qualquer forma nessa resoluçao e com esses erros de render nao iriamos notar mesmo o fio , tenho certeza que quando vc chegar a uma configuraçao legal o fio vai ficar show abraço
1 - primeiro nunca mude o valor do primario o secundario do monte carlo, sempre 1,0 2 - no color maping o dark e o bright mutiper coloca 1,0 nos dois 3 - abilita o Clamp Output 4 - no rQMC Sample, Adptative amount = 0,85 / Noise Threshold = 0,005 5 - Irradiance map = desabilita o Show calc. phase explicando um pouco sobre o V-Ray Image sampler (Antialiasing) AA No VRay, image sampler ou AA se refere ao algoritimo para filtrar a imagem e produzir um array de pixels sobre ela. Não se assustem, é mais fácil do que parece. Basicamente, o AA serve para você tirar o serrilhado da imagem crua, filtrando-a para uma imagem mais suave (Vide as duas imagens logo acima). Vale lembrar que, quanto maior o refinamento de pixels, maior o tempo de render. Também não podemos esquecer que numa cena muito complexa , em nivel de teste, não é necessário ligar o AA, pois assim você terá um tempo melhor de render enquanto tiver testando, principalmente os materiais...e logicamente, quando for rendenizar definitivamente, ligar o AA é indiscutivel. Como podemos ver pela figura, o VRay tem 3 tipos de filtros, se tratando de AA. São eles: - Fixed - Adaptive QMC sampler - Adaptive subdivision Vamos começar pelo Fixed. Ele é o mais simples de todos os 3, com somente uma opção de configuração, ele assume o número de subdivs que você colocou e multiplica por cada pixel da cena. O segundo é o Adaptive QMC sampler. Digamos que é a coluna do meio dos três. esse filtro funciona da seguinte forma: Ele faz uma variável de números de samples por pixel, baseado na diferença de intencidade entre cada pixel e seus "vizinhos". Ele é totalmente ligado ao VRay QMC sampler. Esse filtro não tem um controle de threshold, pois ele usa o controle Noise threshold do parâmetro VRay QMC sampler, para controlar a qualidade. Um detalhe: esse filtro é o preferido para imagens, com vários pequenos detalhes. Como o próprio VRay fur, e/ou efeitos borrados como DOF, motion blur ou glossy reflections. Por que? Porque ele toma menos RAM que o Adaptive subdivision. Essa foi uma grande dica para quem gosta de minimizar o tempo de render sem perder a qualidade. Vamos dar uma olhada nos parâmetros Min Subdivs: determina o número inicial de samples por cada pixel. Você quase nunca vai precisar setar mais que 1, somente no caso de você ver que as linhas pequenas não estão sendo capturadas corretamente. Max Sudivs: Determina o máximo número de samples por pixel. um número maior de 4 também se torna dispensável, porém isso varia de cena para cena. Não podemos esquecer do mais usado de todos, o filtro Adaptive subdivision. Esse é o mais avançado dos filtros. Se você não usar efeitos borrados , essa é a melhor opção. Esse é o sampler que mais usa a memória RAM. Vamos às opções: Min Rate: controla o valor mínimo de samples por pixel. Zero quer dizer um sample per pixel. -1 quer dizer apenas 2 samples. -2 quer dizer 4 samples por pixel. Max rate: controla o máximo de samples por pixel. Funciona da mesma forma que o min rate, porém com tudo invertido. Threshold: determina a sensibilidade dos números de samples para as mudanças na intensidade dos pixels. Valores baixos vão produzir resultados melhores. Valores altos farão o render ficar mais rápido, porém a qualidade baixa Rand: espalha os samples para produzir uma melhor forma de AA, tanto na horizontal como na vertical (linhas). Object outline: essa opção deixará os samples sempre para dar um "supersample" nas edges do objeto. No case, se o DOF estiver ligado, essa opção não tem efeito. Normals: essa opção vai ajudar o supersample nas áreas das edges, conforme suas normais. No case, se o DOF estiver ligado, essa opção não tem efeito. AA Filters Essa seção é totalmente compativel com os AA do 3dsmax padrão, ou seja, cada um tem uma forma diferente de trabalhar com as configurações acima. O esquema é você testar alguns e ver qual fica melhor para o seu trabalho. Uma dica, os filtros Catmull-Rom, Area size 1,5 e mitchell-netravali são otimos para quase todos os casos. Significados do V-RAY SUN Turbidity – esse parâmetro determina a quantidade de poeira no ar e os efeitos de cor do sol e do céu. Valores menos produzem um céu limpo e azul, enquanto valores altos tornam o céu amarelo alaranjado, parecendo um fim de tarde de inverno. Ozone - esse parâmetro afeta a cor da luz do sol. Possui um intervalo de 0.0 a 1.0. Valores menores tornam a luz do sol amarelada, valores maiores tornam azul. Intensity multiplier – isso é a intensidade do multiplicado da VRaySun. Veja que o sol é bem brilhante por padrão, você pode usar esse parâmetro para reduzir esse efeito. Size multiplier – esse parâmetro controla o tamanho visível do sol. Isso afeta como o sol é visualizado pela camera e reflexões, assim como o desfoque e sombras do sol. Shadow subdivs – isso controla o numero de amostras para as áreas de sombra produzidas pelo sol. Maiores subdivisões produzem areas de sombra com maior qualidade mas o tempo de render torna-se maior. Shadow bias – move as sombras em direção ou longe da área de sombra do objeto (ou objetos). Se o valor do bias for muito baixo, sombras podem "atravessar" lugares que não deviam, produzindo modelos lustrados ou produzindo áreas escuras fora da malha do objeto. Se o bias for muito alto, sombras podem "deslocar-se" através do objeto. Se o valor do bias for muito extremo em qualquer direção, as sombras não poderiam ser realizadas por inteiro. Photon emit radius – determina o raio da área, onde os photons serão atingidos. Essa area é representada por um circulo verde em volta do raio de luz solar. Esse parâmetro tem efeito quando os photons são usados em soluções de iuminação global (GI) ou caustics. O VRaySky é usado como um mapa de ambiente, na janela de Environment do 3dsmax, ou no slot Environment na caixa de render do V-Ray e comporta-se muito parecido como um mapa HDRI como mapa de Environment. O VRaySky muda a aparência baseado na posição do VRaySun. Specify Sun node – especifica como o VRaySky vai determinar seus parâmetros: Off – nessa posição, o VRaySky vai automaticamente usar os parâmetros do VRaySun na cena. Nesse caso, nenhum dos outros parâmetros do VRaySky serão acessíveis. On – você poderá escoler uma fonte de luz diferente. Isso é recomendado somente se for escolher uma direct light, pois o vetor de direção é tomado em consideração computando a aparência do céu. Nesse caso o VRaySun não é mais controlado pelo VRaySky e os parâmetros do mapa de textura determinam a aparência final do céu. Sun node – especifica como a fonte de luz é escolida se o Specify sun node está Habilitado. Sun turbidity – igual ao Parâmetro do VRaySun Sun ozone - igual ao Parâmetro do VRaySun Sun intensity multiplier - igual ao Parâmetro do VRaySun Sun size multiplier - igual ao Parâmetro do VRaySun oa parametros da V-Ray ligth estão altos, brother to indo dormir qualquer coisa manda um MP, assim q possivel respondo.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Saulo... simplesmente d++!! Vou fazer as alterações que vc disse e vou postar o resultado aki novamente! =] vc deu uma grande ajuda para mim e muuuitas outras pessoas aqui do forum. pode ter certeza....
esta imagem e fiz após as alterações sugeridas pelo saulo... falowww...
Po o Saulo deu uma aula e tanto para todos nos , mas sua imagem ainda pode melhorar bastante , so o incentivo em estudar ja e legal abraço

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