Oi Slash, tudo bem?
O Windows 2003 Server é o melhor Windows que existe, sem sombra de dúvidas.
Eu uso os Windows profissionais desde o NT 3, não passei pelos Windows caseiros como Windows 98, Milenium e XP, iniciei no NT3 depois foi para o NT4, o Windows 2000 e depois o Windows 2003 Server.
Posso garantir que não existe um Windows profissional tão robusto quanto o 2003.
Mas tem este problema que o Supermax disse, ele não vem configurado para Workstation e tem bastante coisa que precisa modificar para ficar bom para trabalhar com 3D.
Depois de tudo configurado, fica uma maravilha para trabalhar com 3D e serve para qualquer outra coisa, eu tenho até jogos pesados instalados nele aqui e rodam perfeitamente.
O link que o Supermax passou é muito bom, mas não fala apenas de como configurar para Workstation, é bem mais completo e fala sobre tudo do 2003, por isso acaba sendo mais chato se você só quer configurar ele para Workstation.
Mas se você está querendo usar um SO robusto, vale a pena dar uma boa lida em tudo para ficar bem por dentro do 2003.
Este pessoal que a gente vê por ai chamando o Windows de Ruindows, pode ter certeza que é quem usa o 98, o Milenium ou o XP, porque os Windows profissionais sempre foram muito bons.
Eu só troquei o 2000 pelo 2003 porque não dava mais para ficar com o 2000, pois era outro sistema maravilhoso.
Abraços