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Como iniciar em Maquete Eletrônica

Por: nortdark  

Em: 15/01/2008 08:22

Olá pessoal, bom dia! Tudo bem? Eu sou novo por aqui, ainda estou a começar a usar o max, mesmo no início, eu queria saber se alguém pode me dar umas dicas para fazer uma maquete electrónica básica, pois eu não tenho muito tempo antes da entrega do trabalho. Eu ja li os tutoriais (são óptimos), mas é tudo muito detalhado e infelizmente agora, logo precisava de alguma explicação mais prática, do género: Faz assim que terás um bom render! Eu sei que é um pouco prepotente da minha parte mas estou mesmo a precisar! Se alguém puder ajudar. Desde ja agradeço a atenção. Ps: Ja tenho o 3d feito em Autocad. Esta imagem foi uma tentativa de render de um trabalho.
Diogo Lopes
entao nortdark tudo be? primeiramente seja bem vindo ao fórum! o q exatamente vc quer saber? pq se vc ja leu os tutoriais daki...creio q vc nao deve ter muitas duvidas neh? hehehehehehe eh sobre o render? eu creio q vc esta usando o render default do 3d, o scanline, se for isso posta ai pra gente uma imagem do seu ambiente q nós te ajudamos a renderizar ele!
Mano, não tem como você conseguir um ótimo resultado no primeiro render, sem antes praticar muito, tem gente que estuda a fundo por muito tempo e não consegue chegar onde queria. Minha dica para você é ir acompanhando os tutoriais e colocar a mão na massa! Vai fazendo e manda pra gente aqui no forum avaliar e te ajudar. Boa sorte!
DeviantART
ok.. eu vou fazer um render e depois colocar aqui, eu não quero nada muito perfeito, até porque não é necessário. Outra duvida, a respeito do rpc como faço para fazer download? Não é através dele que posso colocar árvores, pessoas , carros e etc?
Diogo Lopes
"nortdark" disse: Olá pessoal, bom dia! Tudo bem? Eu sou novo por aqui, ainda estou a começar a usar o max, mesmo no início, eu queria saber se alguém pode me dar umas dicas para fazer uma maquete electrónica básica, pois eu não tenho muito tempo antes da entrega do trabalho. Eu ja li os tutoriais (são óptimos), mas é tudo muito detalhado e infelizmente agora, logo precisava de alguma explicação mais prática, do género: Faz assim que terás um bom render! Eu sei que é um pouco prepotente da minha parte mas estou mesmo a precisar! Se alguém puder ajudar. Desde ja agradeço a atenção. Ps: Ja tenho o 3d feito em Autocad.
Primeiramente seja bem vindo!!! Bom, referente ao que você comentou, se você não conhece nada do programa, como pretende pegar trabalhos que o utilize? Se você já mexe com o AutoCAD, e já está pronto, entregue esse que você já sabe fazer e tem conhecimento suficiente para se garantir, pois não adianta nada passar do cad para o max e depois entregar algo mal feito devido a falta de dominio do software, pois isso só tende a sujar sua imagem. Depois de entregue o trabalho, dai não tem mais a responsabilidade de entrega, então você pode pegar esse mesmo projeto e usar com finalidades de estudo, sem pressa. Pelo que entendi, você quer um passo a passo para o projeto inteiro, desde a importação do DWG para o max, até a setagem do render. Isso acho dificil você encontrar (até pode encontrar, mas, não vai ser detalhado), pois daria para escrever um livro com todas as etapas. Ahh... não pense que o V-Ray é algo extremamente rápido de se aprender, pois pelo que se le na net sobre ele faz transparecer que você estará fazendo cenas fotorealistas em poucas horas de estudo nele. Realmente a curva de aprendizado dele é menor do que a do Mental Ray, justamente pelo fato de existir muito mais material disponivel para estudo e uso dele do que do MR na internet. Mas, mesmo assim leva-se tempo, pois tem que ir testando até conseguir um resultado satisfatório. Lembre-se... fotorealismo é um conjunto de fatores, e não apenas o render!
Site sendo reformulado!!!
Eu postei uma imagem que uma vez tentei fazer um render do trabalho, está mesmo básica, mas por exemplo nesta imagem como poderia melhorá-la?
Diogo Lopes
faz assim: (levando em conta q vc esta usando o scanline) coloca uma Skylight na cena, dai vc vai na aba render (F10) e vai no menu advanced litghing e la vc ativa o Ligth Tracer...da uma ajustada no valor da Skylight e das omnis pra nao ficar muito forte, acho q com isso jah vai ficar bem legal seu render no Scanline! espero ter ajudado, posta um up pra gente depois q vc fizer isso! Obs: nao se preocupe pq o render vai demorar heheheheh, o Ligth Tracer eh bem pesado no Scanline...mas vai ficar massa!
Obrigado pela dica diogo, mas não vou poder experiementar, perdi o ficheiro deste 3d. Mas estou agora a fazer um outro e tenho algumas dúvida, vou usar sempre o mesmo topico para nao criar muitos: . Como faço grama,afasto e agua(esta eu até consigo uma boa visualização mas ainda não esta grande coisa) no metal ray? Estou usando o max2008.
Diogo Lopes
Oi nortdark, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre as suas dúvidas, realmente é importante seguir uma linha correta de estudo, porque tem bastante coisa para aprender e sem uma linha correta fica mais difícil. Não existe uma receita, depende da cena, depende até do tamanhos dos objetos, uma configuração de render pode ficar boa numa cena e ficar ruim em outra só porque o tamanho dos objetos são maiores. Também depende dos materiais usados, tem materiais que exigem mais Samples e outros que exigem menos. Como você mesmo disse, é um conjunto de detalhes que complica no começo, precisa estudar cada um com calma até conseguir juntar tudo. No caso de iluminação para cenas externas, estes dois tutoriais podem ajudar muito. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719 No caso de grama, depende de diversos fatores, mas nas duas principais formas de fazer, que são com Displacement e Hair And Fur, depende de uma boa subdivisão da malha. Parar criar água de lagos tem estes dois tutoriais aqui no fórum. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19514 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19976 Abraços

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