Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ricardo 3D   Brasil - BA
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
irenapalermo   españa - PR

Portfólios Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Lamary Projetista   ibirataia - BA
Cristiane   São Paulo
Moraes   São Paulo

Spot de luz com GI e FG

Por: clebinhozakk  

Em: 24/01/2008 08:36

E aí galera, estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar. Procurei isto nos fóruns mas acho que não encontrei da forma que eu queria. É o seguinte, estou fazendo uma cena interna e ela terá várias luzes pequenas no ambiente. Agora, perguntas: Qual tipo de luz deveria usar? omni, area spot? Como obtenho aquele efeito de luz mesmo, tipo, para que o vidro da lâmpada esteja iluminado, ou ela toda. Por serem muitas luzes, o correto seria eu colocar uma luz no 3d para cada luz que o ambiente realmente tiver, ou talvez uma única luz que simularia tudo? se forem 10 spots de luz pela sala, deverei colocar dez luz diferentes? E só mais uma, é comum usar luzes do tipo omni quando se usa GI e FG? Acho que nunca vi alguém usando elas em todos tutoriais que já li. Nesta cena que irei trabalhar, pretendo usar GI e FG, cara, seria muitoo grato se alguém pudesse me ajudar. Valeu galera, qualquer ajuda é bem vinda
Ai Cleber, estes dias mesmo rolou um tópico sobre isso aqui, o link é este, dá uma olhada lá: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=29607 Mas o lance é você escolher a luz 3D que mais se aproxima da luz real que vai reproduzir. Se é uma luz pontual não vai usar Spot, vai usar Omni, mas se for uma luz Spot vai usar luz Spot, se for uma luz área vai usar luzes Area ou luzes Photometrics. Esse lance de fazer objetos que emitem luz é com o Shader Glow e com o Shader Glare, procura sobre isso aqui no fórum. Se você está iniciando e é o primeiro trabalho, é normal encontrar muitos problemas, eu acho melhor testar tudo antes de fazer pra valer, para entender melhor as coisas. Se quiser aprender pra valer o Mental Ray, eu indico o vídeo curso aqui do site, é muito bom e eu aprendi por ele. Via estas imagens realistas aqui e achava que era impossível de conseguir até estudar este cuso de mental ray daqui.
Supermax, valeu demais... Muito obrigado To no teste aqui agora, mas o seguinte, no ambiente tenho 16 spots de luz no alto. Em teoria o ambiente seria totalmente iluminado por estes spots... Acha que uso 16 mr area spot? ou será que apenas alguns dariam conta do recado? tentei com um apenas e até que ficou legal, mas aí parece que as sombras não ficam tão perfeitas pela quantidade de luz que deveria existir na cena.... Alguma idéia aproximada?? heehhee Foi mal o incômodo e valeu demais galera
Oi Cleber, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Você pode usar 16 MR Area Spot, mas é bom diminuir o valor do Samples em U e V das luzes mais distantes, assim você ganha tempo de render. Os Samples dependem da área da luz, se for uma área grande precisa de mais Samples para ficar com a sombra suave, isso gasta mais tempo de render. Se a área de luz for pequena, pode usar menos Samples para deixar a sombra suave e gasta menos tempo de render. Fora estas luzes reais do ambiente, é necessário criar mais luzes, como uma equipe de fotografia faria na realidade, para ajustar a iluminação da melhor forma. Então, tenta colocar uma luz Area grande dos dois lados da câmera, um de cada lado, deixando um deles mais fraco que o outro, assim, ajuda a atenuar as sombras e a iluminar melhor o ambiente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 656, sendo 10 membro(s) e 646 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Leonardo, Victor Mendonça, Geraldo Nunes, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.