OI gente, tudo bem?
Essa questão de sistema operacional é super polêmica, é igual a briga entre os renders, cada um gosta de um e defende ele.
Eu não uso sistema de 64 bits porque não tenho paciência com problemas de compatibilidade e gosto de usar as coisas que estou acostumado.
Quando chega num sistema de 64 bits um monte de plug-ins, Shaders e Scripts não funcionam, então, para mim não serve.
Mas tem que usa e gosta.
O problema é que se for para trabalhar em 64 Bits, 4 GB é o mínimo aceitável, pois tudo fica mais pesado em 64 bits e gasta mais memória do que em 32 bits.
Se tem problemas com a rede para renderizar pelo Distribuited Bucket Render ou pelo Backburner, que são as melhores opções, só resta renderizar a imagem em partes.
Desta forma é trabalhoso, porque tem que ficar definindo cada parte para renderizar, mas certamente vai renderizar sem problemas
Quem tem o Vista instalado, seja de 32 ou 64 bits, é uma boa idéia voltar para o XP ou para o Windows 2003 Server se tiver grandes conhecimentos sobre o Windows.
Porque o Vista é o pior sistema operacional para trabalhar com 3D, consome muitos recursos da máquina que poderiam ser usados pelo Render.
Se não tiver jeito por enquanto, então, desliga tudo do Vista e renderiza pela linha de comando, é a forma mais leve de todas.
Mas se for possível, troca o Vista por qualquer outro sistema operacional, só não troque pelo Millenium porque é o único que é pior do que o Vista.
Abraços