Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
leochung   Londrina PR - PR
APO   Rio de janeiro. - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS

Portfólios Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
Evandro Oliveira   Novo Hamburgo - AC

imagem grande

Por: pacman  

Em: 27/01/2008 19:19

olá a todos, Trabalho com o maquete eletrônica a aproximadamente 3 anos e meio, algumas vezes precisei renderisar imagens com dimensões grandes para poderem ser impressas em folhas no formato A1 e A0. Atualmente trabalho com o max 9 e o vray 1.50 RC3 e precisei renderisar uma desses imagens, pois bem montei a cena como sempre fiz e tudo mais e os teste rolaram bem e normal,porém, quando fui renderisar a imagem um pouco maior (5000x3750) o max simplesmente fechou e não queria renderisar nem por decreto. Simplesmente fechava e não renderisava, mesmo quando fiz os cálculos de iluminação em uma imagem menor e carreguei. Alguem sabe o que poderia ser ? agradeço a ajuda.
pacman Isso é falta de RAM e de CPU. Existem vários e vários tópicos sobre o assunto aqui no fórum. Vá em BUSCA (está na parte superior) do site que encontrará muito material e dicas sobre renderizar imagens grandes. Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Juliano obrigado pela força a principio tb achava isso, o estranho é que eu uso o vray frame buffer pra otimizar o uso de memória e estou usando um quad core com 4 Gb de ram sendo que jah renderisei imagens maiores com micros beeeeem piores que esse ..hehehe mesmo renderisando com o backburner e dividindo a imagem em faixas ele ainda fecha. jah renderisei a imagem e dei o gato no photoshop...mas é bem chato ter q fazer isso. será q pode ser algo mais ?
Oi Pacman, tudo bem? Como a gente sempre comenta aqui, não adianta nada ter 4 GB de RAM, porque qualquer sistema operacional de 32 bits só aceita usar 2 GB por aplicativo. Ter 3 GB é bom, porque o Windows usa o que sobra para ele e deixar 2 GB limpo para o Max trabalhar, tendo só 2 GB uma parte disso vai para o Windows e sobra menos de 2 GB para o Max. 4 GB é um completo desperdício, porque vai jogar 1 GB fora. Outra coisa que algumas pessoas fazem e depois passam a ter todos os tipos de problemas estranhos é editar o boot.ini para o sistema aceitar 3 GB por aplicativo. Quem faz isso arruma muito problema para a cabeça, porque o Windows de 32 bits não foi feito para gerenciar 3 GB por aplicativo. Pode ser que na máquina antiga e mais fraca você não tenha editado o boot.ini e nessa por ter mais memória você editou, então, agora fecha no render e antes não fechava. O Max não foi feito para renderizar imagens em grande formato para impressão, imagens com 5000 pixels é um murro na cara do computador, com uma máquina só é complicado de trabalhar com imagens deste tamanho. Usando o Distribuited Bucket Render com vários PCs na rede fica melhor para trabalhar com imagens deste tamanho. O Distribuited Bucket Render foi inventado justamente por causa disso, pois para animação basta distribuir os frames. Abraços
olá André, Então, ai é que está o estranho...hehehehe Justamente sabendo disso eu já uso o windows x64 , justamente para ele ter acesso a memória mais corretamente e tudo mais. e eu não editei o boot.ini só se o individuo q me vendeu tenha feito isso ...tem como eu saber ? Agora a minha duvida é ..... tenho outros micro na rede do escritório porem a rede está escangalhada e ele não "segura" o endereço de ip das outras maquinas, nem pelo backburner e nem pelo distributed render do vray ....na verdade nem de jogo ele aguenta ...hehehehe Por hora, como efeito paleativo, tenho outra opção ? antes de reconfigurar toda a rede. abraços e agradeço a a força.
http://pedroaleixo.wordpress.com/
Ai cara, num sistema 64 bits vc usa toda a memória, mas o problema é que 4 GB num sistema de 64 bits é igual 1 GB num sistema de 32 bits, porque com 64 bits tudo fica muito mais pesado e exige mais. Dá uma olhada nos requerimentos do Max para você ver, enquanto que o recomendado é 1 GB em 32 bits, com 64 bits o recomendado é 4 GB. Para trabalhar tranquilo em 64 bits 4 GB é pouco. Eu não uso mais o V-Ray, uso o Mental Ray e nele eu falaria para usar o Render Passes, porque ai vai renderizar com certeza mesmo que tivesse em 32 bits com 1 GB de RAM. No V-Ray a única opção que eu me lembro é renderizar em partes e montar depois no PhotoShop. O lance do boot.ini você não precisa se preocupar, porque só fazem isso em 32 bits, em 64 bits não precisa
Múcio
bom topico, me exclareceu muita coisa! vlw
Bom tópico! Uma questãozinha se me permitem. Tenho o Vista 32 bits instalado, um Quad Core e 4 Gigas de memória. Qual o sistema operativo que me aconselhariam? Voltar para o XP, manter o Vista? XP 32bits, 64 ? Vista 32 ou 64 bits? Desculpem as perguntas meias básicas, mas sou um pouco iniciado nestas andanças e comprei um pc novo com o Vista 32 bits instalados e gostaria de tirar o máximo partido da máquina. Obrigadissimo pelas dicas
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Excelente esse topico sobre problemas de memoria RAM.Como sempre o mestre Andre Vieira e outros colegas nossos tirando as nossas duvidas sobre interacao do sistema operacional e do Max;achei esse topico muito interessante;estou acompanhando ele pessoal atenciosamente;as explicacoes do mestre Andre Vieira foram fantasticas... :) Abracos a toda familia 3d1 e desejo a todos um OTIMO CARNAVAL COM MUITAS ALEGRIAS E FELICIDADES...xau! ;)
Ai ndias74, seja bem vindo aqui cara. 64 bits é dor de cabeça, muita coisa é incompatível, tem muitos plug-ins do max não funcionam, shaders do Mental Ray que não funcionam, programas que não funcionam. Dá mais pau, tem mais problema. eu acho que é melhor aprender bem o Max e o Mental Ray para renderizar numa boa em 32 bits. 3 GB de RAM num sistema 32 bits é o ideal, com 4 GB vai desperdiçar 1 GB, a não ser que rode dois programas pesados ao mesmo tempo, ai cada um vai usar 2 GB. fica com 32 bits mesmo que vai evitar muitos problemas. só que para 3D o vista é o pior sistema de todos, porque 3D precisa de todos os recursos da máquina e ainda falta, como o pessoal está comentando neste tópico. Se vc usa um SO pesado e que come tanta memória como o Vista, sobra menos para o programa trabalhar. Só que se você tem 3 GB, dá para carregar o vista na boa e sobre 2 GB para o Max. Mas quem tem 2 GB é muito ruim, porque vai gastar mais de 500 MB só com o Windows e vai sobrar melhor de 1.5 GB para carregar o Max, a cena e fazer o render. O XP é bem melhor e bem mais leve
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 820, sendo 14 membro(s) e 806 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Hot, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.