Olá Lapouble!
Com esse wire realmente ficou mais fácil identificar o problema e as dicas do Rogério foram bem observadas. Uma boa solução de iluminação no vray para quem está começando é tentar uma boa imagem utilizando poucas luzes e de preferencia sem o uso de luzes externas para simular o sol. Evite usar luzes da maneira como foi feita com a luz 1, O ideal é utilizar luzes no local onde elas existem na realidade e complementar o que ficar faltando com algumas luzes de reforço, da mesma forma que os fotógrafos fazem com ambientes de revistas de decoração. O vray, bem como o mentalray e outros renderizadores que utilizam recursos avançados de iluminação são fisicamente corretos, então se você coloca uma luz do tamanho do teto inteiro de um ambiente o resultado não vai ficar tão bom. Além disso, quanto maior a área da luz, mais samples serão necessários para suavisar a imagem, elevando em muito o tempo de render. Uma boa combinação é utilizar vraylights nos logais onde ficariam as luminárias de teto e photometricas com web distribution nos locais onde ficariam os spots. Essa combinação geralmente produz resultados satisfatórios. Outra dica é renderizar com um material cinza no override material para saber o número exato de samples das luzes, evitando assim desperdícios.
abraço!