Oi Modesto, tudo bem?
Eu gostaria de te dar algumas sugestões, por exemplo, se você é bom no AutoCAD e muito acostumado com ele, vai ter que migrar aos poucos para modelar no Max, no começo você vai ficar bravo com o Max, pode ter certeza. :)
Porque a forma de pensar e muito diferente, mas depois que pegar o jeito, você vai gostar mais e vai fazer a maquete bem mais rápido, só que não terá a mesma precisão absurda que tem no AutoCAD, precisa se acostumar com isso, é onde quem vem do CAD mais apanha, sei por exeperiência própria porque também vim do CAD.
Agora, se o objetivo é melhorar a qualidade das suas imagens, neste caso é diferente, você não precisa se preocupar em modelar no Max, pode modelar no AutoCAD igual sempre fez, deixa para migrar a modelagem por último.
Estude apenas criação de materiais, os mapas que vem com o Max, mapeamento de texturas e os recursos de todas as luzes.
É só isso que você precisa aprender para depois estudar o Mental Ray e assim obter imagens realistas.
Então, vai estudando essa parte no Max em paralelo e nem se preocupe com o realismo, se preocupe em aprender os recursos.
Depois, é só uma questão de configurar a iluminação no Mental Ray e a cena ficará realista.
Porque se a pessoa não conhece bem de materiais, mesmo com o Mental Ray fica ruim, entende?
Agora, sobre os RPCs, se você estiver renderizando no 3ds max, no AutoCAD eu não lembro se tem a opção de opacidade no material, hoje em dia deve ter com certeza.
Com o canal de opacidade no material, você aplica uma imagem preto e branco para "recortar" árvores e pessoas aplicadas num Plane.
Desta forma você coloca estes elementos direto na cena 3D, gerando sombras e interagindo com os efeitos de iluminação.
Segue nos estudos que te falei, qualquer dúvida posta aqui que a gente vai te ajudando e quando tiver por dentro disso, ai sim o curso do Mental Ray será útil para você.
Abraços