Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Ricardo 3D   Brasil - BA
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Portfólios Ver Mais

JoaoLucas   Fortaleza, CE - AC
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP
Paulo   GOIANIA
Lui   Curitiba

Modelagem de arquitetura no max...

Por: Modesto69  

Em: 31/01/2008 08:51

Olá Galera aqui é eu de novo - tô gostando deste forum. Minha duvida é a seguinte: Tenho conseguido trabalhar normalmente no Max - conheço já os elementos básicos, luzes, sombra, animação básica etc...Porem como exporto do CAD 3D para o Max , "Inclusive eu modelo no CAD e exporto para o Max" - sinto falta de alguns elementos como por exemplo: Como será que faço uma linha grossa em forma de parede e que possa ser subtraido dela, uma porta e ou uma janela por exmplo. Este recurso existe? Tenho usado fazer uns "Box" com a altura e largura de parede e depois encosto uns nos outros usando os Endpoints dos mesmos - é dureza!!!!
Olá Modesto! Seja bem -vindo aqui no forum! O max é um excelente programa para modelagem de arquitetura. A única coisa que vc vai precisar é ter as linhas de referencia do cad em 2d (apenas a planta) daí é possível modelar todo o resto e ainda conseguir uma malha mais "enxuta" do que a gerada num programa de cad. Atualmente, programas como o revit building, ADT, archcad... que utilizam a tecnologia de BIM (building information modeling) estão sendo bastante recomendados por possuir compatibilidade com o max e por cuidar da parte 3d automaticamente. Porém vale salientar que modelar no max é completamente diferente de modelar num programa de cad. O max é um programa mais artístico e como o André Vieira já afirmou aqui no forum, é mais fácil ir a pé de são paulo até o nordeste do que modelar arquitetura no max sem referêcias de medidas... se bem que tem gente muito boa aqui no forum que de tão acostumado a trabalhar somente com o max consegue fazer isso sem maiores dificuldades, porém sem a precisão absoluta....eu comentei sobre os programas BIM, porque o max tem muitas coisas em comum com eles. No max, é possível fazer paredes com o comando wall, janelas e portas paramétricas com o comando window e doors. Escadas, rampas e corrimão também. Outra coisa parecida com os programas BIM é que as aberturas nas paredes também podem ser feitas de forma automática, sem a necessidade de subtrair. Por sinal, o max não trabalha com sólidos como o cad. No max, tudo é ôco. Em resumo: o cad 3d tradicional é bastante prático e eu uso até hoje para determinadas situações, mas não podemos deixar de considerar que ele já está defasado em relação ao max e à tecnologia BIM. Espero ter ajudado! abraço!
cara, esse negócio de boolean não funciona no Max igual no CAD, é bom esquecer boolean no Max, só vai dar dor de cabeça. Para modelar a maquete no Max é facinho, muito mais fácil e muito mais rápido do que modelar no AutoCAD, a não ser que você use o Arch3D ou coisa parecida. Mas modelar no AutoCAD puro é muito trabalhoso hoje em dia, não vale a pena. Importa a planta baixa 2D feita no AutoCAD e usa o Wall do menu Creat>AEC Extend para criar as paredes. É só ligar o Snap e ir contornando as paredes da planta baixa. Depois você faz as portas e janelas com o Doors e Windows do menu Creat também. Coloca elas na posição certa na parede e usa o Select And Link para lincar com a parede!!! Tcham!!! o vão é aberto automaticamente e se você mover a janela, o vão acompanha!!!! No Max a modelagem é mais livre, é mais artística, não pode ficar paranóico com medidas milimetricamente precisas.
Múcio
Outra coisa que ajudaria bastante é você adquirir o cd da 3d1 de maquete eletrônica. Aliás, não só este, mas se possível todos! :D (olha eu vendendo o jabá pro André). Além disso você também pode seguir vários tutoriais que você encontra aqui na 3d1. Além disso, conforme forem surgindo dúvidas, vai perguntando aqui no fórum que, na medida do possível, vamos respondendo, ok? Abração!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Muuuuuuuuuito obrigado a todos por + uma vez me darem esta noção da coisa. Sabem aquela historia do mosquito que morreu de tanto dar cabeçada na lampada? pois é - este sou eu!!!! Uso o AutoCAD 3D para gerar minhas maquetes e tenho vendido meus trabalhos aqui na minha cidadedesta forma. Crio depois levo pro Photoshop e insiro os Rpcs etc e tal... Fica bom pois tenho atendido aos mais estilos de arquitetos de minha cidade e olha que eles são brabeza. De qualquer forma estou disposto a investir pesado no Max e vou adquirir os tais Cds do André pois parecem ser muito bons. Valew galera um aabração a todos que cooperaram>>> Fui.
Ai Modesto, faz um teste importando a planta baixa no Max para criar o 3D como o Múcio disse. Eu acho que você vai gostar muito, claro que no começo dá umas enroscadas por não conhecer o processo direito. Mas depois que pegar o jeito, eu acho que vai dobrar a sua produtividade
Oi Modesto, tudo bem? Eu gostaria de te dar algumas sugestões, por exemplo, se você é bom no AutoCAD e muito acostumado com ele, vai ter que migrar aos poucos para modelar no Max, no começo você vai ficar bravo com o Max, pode ter certeza. :) Porque a forma de pensar e muito diferente, mas depois que pegar o jeito, você vai gostar mais e vai fazer a maquete bem mais rápido, só que não terá a mesma precisão absurda que tem no AutoCAD, precisa se acostumar com isso, é onde quem vem do CAD mais apanha, sei por exeperiência própria porque também vim do CAD. Agora, se o objetivo é melhorar a qualidade das suas imagens, neste caso é diferente, você não precisa se preocupar em modelar no Max, pode modelar no AutoCAD igual sempre fez, deixa para migrar a modelagem por último. Estude apenas criação de materiais, os mapas que vem com o Max, mapeamento de texturas e os recursos de todas as luzes. É só isso que você precisa aprender para depois estudar o Mental Ray e assim obter imagens realistas. Então, vai estudando essa parte no Max em paralelo e nem se preocupe com o realismo, se preocupe em aprender os recursos. Depois, é só uma questão de configurar a iluminação no Mental Ray e a cena ficará realista. Porque se a pessoa não conhece bem de materiais, mesmo com o Mental Ray fica ruim, entende? Agora, sobre os RPCs, se você estiver renderizando no 3ds max, no AutoCAD eu não lembro se tem a opção de opacidade no material, hoje em dia deve ter com certeza. Com o canal de opacidade no material, você aplica uma imagem preto e branco para "recortar" árvores e pessoas aplicadas num Plane. Desta forma você coloca estes elementos direto na cena 3D, gerando sombras e interagindo com os efeitos de iluminação. Segue nos estudos que te falei, qualquer dúvida posta aqui que a gente vai te ajudando e quando tiver por dentro disso, ai sim o curso do Mental Ray será útil para você. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 708, sendo 13 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Adalberto Rocha, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.