Oi gente, tudo bem?
Realmente para trabalhar profissionalmente com imagens grandes precisa de um bom poder computacional, precisa de vários PCs em rede, precisa de uma rede dedicada para isso.
Mas mesmo que tenha todo o poder do mundo, é muito importante otimizar a cena ao máximo, mesmo em cenas leves, porque se sem otimização iria levar 2 horas, pode levar meia hora se otimizar a cena e tempo é dinheiro.
Então, imagine em cenas pesadas como isso se torna primordial.
Só que para otimizar bem a cena precisa conhecer profundamente o 3ds max, a criação de materiais, iluminação e as configurações do Mental Ray.
Porque a otimização envolve todas as etapas do trabalho.
Se a cena é grande, já tem que começar a pensar nisso desde a modelagem, modelando apenas o que precisa e o que aparece.
Tem que pensar na hora de criar os materiais, otimizando mais os materiais em segundo plano e deixando com mais qualidade só os materiais em primeiro plano.
A iluminação tem que ser pensada para não pesar na cena também e as configurações de render precisam ser testadas com cuidado.
Agora, seja como for, imagens com mais de 6000 pixels realmente são grandes demais, então, o Distribuited Bucket Render é a melhor opção para resolver essa questão.
Se não tem rede com mais PCs para ajudar, só resta renderizar em partes ou pelo Render Passes.
Abraços