Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Weverson M   Guarapari - ES
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

stunlight   Campos dos Goytac - RJ - AC
Ozzykratos   Brasília - AC
dyeizom3d   São Paulo

Mental Ray, usuarios experientes podem colaborar?

Por: FineFace  

Em: 01/02/2008 14:43

Olá Senhores... Gostaria de pedir uma pequena gentileza dos colegas mais experientes na confecção de maquetes eletronicas, que formulassem um pequeno tutorial de como criar uma boa maquete de uma forma que possa ser renderizada com grandes valores (6000x4500)... isso inclui, modelagem, material, configuracoes de render, iluminacao e tudo mais... Vejo que existem pessoas aqui no forum que tem o mesmo problema que eu... faço a minha maquete o mais simples que eu posso e mesmo assim não consigo renderizar nem em 1280x960!.. :-(... (simples pra mim pode ser carregado pra vcs, pq eu sou novo em MAX) Qual é o segredo!??!... pq não é possivel!!... eu faço todas as dicas dadas aqui no site... já habilitei as opções Placeholder Objects, Conserve Memory, Use Mental Ray Map Manager, já aumentei e diminui o Bucket de 48 para 24 de 24 para 12 e ainda coloquei o Memory Limit a 2250MB... minha maquina possui 1,5GB de ram... Mesmo assim não tem como... o Max ou fecha... ou da estouro de memória... ou fala que não tem espaço no drive C:... mas eu tenho 10GB livres no drive C: Só não usei ainda o Render Passes pq como eu trabalho em um escritório, preciso deixar renderizando durante a noite.. e durante o dia faço trabalhos em AutoCad ou o que aparecer. Na verdade não é bem um tutorial que eu estou propondo, e sim dicas e macetes para não carregar uma maquete... pq eu estou tentando renderizar uma imagem já faz 3 noites... desde terça feira... e ate agora nada... O BigRender trava, o SuperRender da estouro de memória... e eu fico sem a imagem!... rss Amigos, desculpem o desabafo... mas ta fod* aqui... Será que tem solução?
Valorize seu trabalho e suas horas de estudo!Não desvalorize o mercado 3D!!!...
pelo que eu entendi você quer um tutorial completo de modelagem, texturização iluminação e render de maquete eletrônica, ai fica difícil. só em escola paga e das boas, porque não vai encontrar nenhum tutorial, nem livro e nem vídeo que explique tudo isso. é um conjunto imenso de coisas e cada uma tem que aprender separado para aprender direito. não é só o configurar o render e boa, se lotou de objetos pesados como os da evermotion por exemplo, vai dar pau em qualquer computador, tem que otimizar a modelage, tem que configurar os materiais de forma correta e otimizada, tem que configurar as luzes de forma otimizada e o render também. Mas isso é para fazer imagem normal, porque imagem de 6000 pixels não tem PC nenhum que faz sozinho com GI, displacement, hair e tudo mais que tem hoje. para trabalhar profissionalmente tem que ter um monte de pc ligado em rede para renderizar por distribuited bucket render se quiser fazer imagens deste tamanho. o max foi feito para fazer imagens de 720 x 480, resolução de vídeo!!!! se quiser fazer até um A4 vai bem em qualquer PC moderno, mas 6000 pixels é para workstations ou renderfarm. Se não está conseguindo renderizar e não for erro de configuração, manda renderizar num renderfarm, tem OSitio ai nos banners do site, é só clicar e fazer um orçamento. Se o problema for de conhecimento no Mental Ray, então, o curso aqui do site vai resolver tudo neste sentido, porque tem que conhecer bem o mental ray para configurar tudo corretamente, não é só ligar o use placeholder e o conserve memory!!!
Múcio
FineFace: O mucio esta certíssimo, mas vou tentar te ajudar. Lê esse tutorial que dá ótimas dicas para solucionar o problema e serve para qualquer render, talvez seja útil: http://www.neilblevins.com/cg_education/reducing_memory/reducing_memory.htm
Concordo com tudo o que foi colocado pelo mucio, mas, se você precisa renderizar em uma resolução dessas, até tem como em computadores comuns (em termos), usando render passes ou region render, usando crop, mas, vai demorar pacas... se você tem pressa para renderizar isso, a melhor saida realmente é mandar num renderfarm, acessa o site o OSitio que você será muito bem atendido.
Site sendo reformulado!!!
Olá Fineface! Me perece que o Múcio conseguiu resumir bem a questão. Agora sobre a sua necessidade de renderizar em 6000 x 4500 é que eu fiquei intrigado. Isso porque 3200 x 2400 é um tamanho suficiente para revelação com qualidade fotográfica num formato A4. Mais que isso, as ploters de jato de tinha que trabalham com 300 DPI usam um sistema de rippagem que possibilita impressão em grandes formatos sme problemas. Não posso negar que com a experiência fica mais fácil de saber exatemente o que ocasionou o seu problema. Comigo, recentemente tive dificuldades para renderizar uma cena em 3200 x 2400 e descobri que uma pequena toalha de rosto com displacement estava fazendo o mentalray pedir mai memória. Como resolvi? Indo na ficha do render e diminuindo o valor do displacement para 1k e aumentando a definição da malha para compensar. Sem isso, não tinha conserve memory que resolvesse. Verifica se a sua cena tem displacement. Para teste, desabilita esse recurso e tenta renderizar em 3200 x 2400. Se funcionar então vc pode ir testando o que eu fiz para resolver. E mais uma dica. Após desabilitar o displacement deixa os recursos de da ficha processing no defalt, sem as casas de conserve memory e use place holder habilitadas e volta o tamanho do bucket para 48. E se puder posta a cena. Espero ter ajudado! abraço!
Olá Pessoal... Então... na verdade Mucio a idéia do tutorial não é bem a de ser um tutorial... rss me perdoem, mas é mais ou menos isso ai que a galera ta fazendo, dando as dicas como o Bernardomb, Evilwata, Eduardof fizeram... Eu preciso renderizar em uma resolução alta talvez por falta de experiencia, trabalho em uma construtora e preciso fazer os banners aqui, esses banners geralmente tem o tamanho 80cmx1000cm... que devem ter umas 3 perspectivas e as plantas baixas... nesse caso estou querendo fazer uma imagem de 60cmx40cm... para dar o destaque do banner. Se for para pagar um renderfarm terá que ser do meu bolso pois a empresa aqui não faz isso, e eu não ligo em ganhar pouco mas pagar para trabalhar já é exagero... Já pedi uma maquina nova, mas essa aqui foi comprada no inicio de 2007 e a empresa provavelmente não vai troca-la novamente antes de 2009... com muito sacrifico eu ganhei mais 512 de RAM... O antigo funcionario fazia essas maquetes no Rhino acho que por isso ele nunca teve tantos problemas com isso, posso estar falando besteira mas acho que o render do Rhino não deve precisar de muita maquina entao. Mas enfim não sei usar o Rhino entao voltando pro Max. Coloquei a perspectiva da maquete ai em cima para vcs darem uma analizada, vejam só como não é muita coisa... talvez esteja carregada com o displacement mas isso eu ja retirei um pouco, mesmo assim nao deu... acho que o meu problema esta sendo na modelagem mesmo... É aconselhavel usar material Multi-Sub praticamente na maquete inteira?... pois nisso tudo ai eu só usei 2 slots dos materiais... achei que poderia ajudar. Bom... muito obrigado pessoal e quem puder ajudar mais, fico grato.
Bom... mais uma coisinha... Abri o Max... criei um simples retangulo, sem iluminação, sem nada!... apenas uma box retangular... Pedi para renderizar assim, tudo como default... numa resolução de 4000x2800... e nem um simples retangulo renderizou... Deu essa mensagem aqui... RCFG 0.3 error 541001: failed to create frame buffer 0: C:\DOCUME~1\ADMINI~1\CONFIG~1\Temp/fb000.0.1932 (Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando.) Postei isso aqui só pra constar, não sei se é normal ou não... mas ta ai... Abraço
Cara, sinceramente nesse caso, creio que renderizar nessa resolução de 6000 pra mais é algo absurdo demais, pois em alta resolução (igual ou acima de 300 DPI, ou seja, numa resolução de 4000 por qualquer coisa já seria mais do que suficiente) normalmente só é utilizado em impressos que serão vistos de perto, como folders, panfletos, ou qualquer coisa assim, que é vista bem de perto pela pessoa. Para banners, outdoors ou afins, normalmente a imagem é vista de longe, justamente por isso que são grandes, então não é necessário imagens de alta qualidade para esse tipo de finalidade, pode ver com quem trabalha com gigantografia, para outdoors por exemplo, imagens de 72 DPI são suficientes para essa finalidade (numa resolução bem menor, mas exemplo exato de resolução agora não lembro). Na sua cena, o telhado é modelado ou é displacement? Se bem que em ambos os casos sempre vai pesar no render, pois o montante de calculo que o processador terá que realizar é algo sempre absurdo, creio que se você não pretende mandar em renderfarm, a saída seria diminuir o subdivs do displacement e renderizar usando region, crop e depois compor no PS. Mas, ainda acho muito absurdo a resolução, ainda mais sabendo agora que é para banner. Da uma olhada melhor nisso, pois acho que realmente não é necessário tanto assim de resolução.
O telhado é modelado. Pois é... a resolução de 300 DPI não é necessaria... esqueci de mencionar, estou renderizando a 150 DPI.
Sendo o telhado modelado, creio que as telhas seja todas instace e não copy, dai fica até mais facil, seguinte, nas telhas o que vai aparecer no render é apenas a parte de cima, correto, se for ainda nesse angulo de visão, as faces inferiores não são necessárias, então você pode apaga-las, isso vai fazer com que sobre bem mais memória, pois não terá que ser calculado desnecessariamente. Com relação ao tamanho do banner, se você fosse renderizar usando as dimensões do banner, a imagem não caberia nessa proporção (12,5x1) dessa maneira que você postou, pois ela está em 800x600 (proporção de 1,333x1), pense assim, o 800x600 na verdade na proporção do banner, para o render ficar da mesma maneira deveria ser renderizado em 800x64, logo uma imagem de boa qualidade teria algo em torno de 4000x320 (mantendo a proporção do banner, mas creio que em 2000x160 já esteja bom para ser visualizado em um banner). Mas, se nem o box conseguiu renderizar, tem algo muito estranho acontecendo, quanto de memória RAM você tem? Qual é o processador? Quanto de espaço disponivel em HD? Pergunto isso pois esse teste que você fez do box retangular em 4000x2800 eu fiz aqui e renderizou em 40 segundos (isso porque a minha maquina nem é aquelas coisas). Desconfio que deve ser problema de hardware no caso, pois esse simples teste deveria com certeza ter sido renderizado.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 569, sendo 12 membro(s) e 557 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.