Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

feliperebelo   Rio de Janeiro - RJ
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
dallest91   Porto Alegre - RS - RS

Portfólios Ver Mais

JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT
Meia   São José do Rio Preto
efeito3d   São José dos Campos - SP
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE

Editando dimensão do objeto por referencia [3DMax]

Por: inkmilk  

Em: 13/02/2008 17:04

[3DMax] Olá a todos!!! Queria saber se existe uma maneira de editar o tamanho de um objeto a partir do uso de referencia de outro objeto em cena(ou não), assim mantendo as características do objeto modificando apenas seu tamanho. Por exemplo: Tenho CUBO1 de dimensão(L x A x P): 5x10x5 e um outro objeto CUBO2: 2x2x2. Quero q o CUBO2 fique com as dimensões do CUBO1, sem q ele perca outras de suas caracteristicas. Se existir uma maneira me indique o caminho caso esse duvida já tenha citada aqui no forum me indique o topico.... Obrigado desde já, enquanto isso procuro um modo .......
Oi inkmilk, Não entendi muito bem o que vc quer com isso. O que significa mudar as dimensões de um objeto sem perder as outras características? Que características são essas que vc não quer perder? Um abraço,
"Leandro Oliveira" disse: Oi inkmilk, Não entendi muito bem o que vc quer com isso. O que significa mudar as dimensões de um objeto sem perder as outras características? Que características são essas que vc não quer perder? Um abraço,
Assim, se tenho uma piramide de altura 20 e um cubo de altura 10, eu quero q o cubo fique com altura da piramide, sem q ele deixe de ser um cubo........
Ah... Bem, se vc estiver trabalhando com primitivas, é só colocar o mesmo valor na altura dos dois objetos. Agora, se não são primitivas ou se as primitivas foram convertidas para Editable Mesh ou Editable Poly, vc vai ter que mover os vértices do objeto manualmente. Sabendo quanto vc tem que mover o vértice para chegar na medida desejada, tche F12 que abrirá a janela Transform Type-In. Nela, vc pode mover qualquer coisa na direção do eixo escolhido. Só lembrando que o Max não é software de CAD e sim, de arte. Apesar dele dar um show com essas questões de medidas também, nunca será como um CAD. Tem coisas que serão mais fáceis ajustar no "olho" mesmo. Um abraço.
Oi inkmilk, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, realmente ficou um pouco confuso por você usar exemplos com primitivas. No Max as primitivas tem parâmetros para ajustar as dimensões e usando estes parâmetros fica fácil de colocar os objetos com o mesmo tamanho. Mas se não forem primitivas, as únicas opções são com o Scale ou editando os vértices manualmente, neste caso fica difícil de trabalhar com medidas precisas como num soft de CAD, pois o Max não foi feito para isso como o Leandro disse. No 3ds max as coisas são feitas de forma mais livre, movendo os vértices pela vista mais adequada e alinhando visualmente com outros objetos ou com a referência. Não é como no AutoCAD que até para mover precisa colocar uma coordenada precisa. Para modelar projetos técnicos no 3ds max você precisa importar a referência desenhada com precisão no AutoCAD e usar como base para a modelagem. Partir do zero no 3ds max para modelar projetos técnicos com medidas precisas é um martírio, neste caso é melhor você escolher um soft de CAD (Computer Aided Design), pois são apropriados para modelagem de precisão. Um ótimo soft para isso é o Rhinoceros 3D. Abraços
Andre A idéia é essa mesma, sei q se for primitive ainda é fácil de modificar os paramentos dele, mas no caso de de convertidos fica mais difícil, imaginei q fosse possível por meio de alguma ferramenta q um objetos copiasse as dimensões quadrangulares de um outro objeto e tomasse com dele, ficando assim com tamanho (x, y ou z) idênticas as do objeto copiado. Terei de continuar a fazer como faço hj, de criar um primitive com dimensões as quais eu quero e depois ajustar o objeto em relação a aproximação visual, como dito por ti. Mas gostei da idéia do Rhino, já tinha ouvido falar mas não achava q fosse tudo isso, estou a poucos minutos de de instala-lo, ao q eu vi fiquei impresionado, minha necessidade não exige tamanha perfeição de coordenadas, mas as vezes acaba caindo na minha mão problemas q exigem um maior apuro tecnico, o q rhino aparenta solucionar. Tentei usar o autocad3d, mas não sei, por fim uso ele o mínimo possível, me sinto meio engessado com ele.... Sobre o Rhino queria te perguntar onde posso achar uns tutoriais, mesmo em ingles, para começar, com quem posso tirar possiveis duvidas tb ajuda..... Agradeço a sua ajuda e pela ideia q me deu....... :: Leandro agradeço tb pela ajuda ... : abç
.dAnn Thomas
cara, se for para modelar maquete eletrônica, não é bom usar o rhino, porque o projeto vai ficar pesado demais depois que importar no max, vai ser um desperdício tremendo de faces. Dá para modelar fácil com boa precisão no Max, não é milimetricamente preciso, mas é mais do que suficiente para maquete, só tem que importar a planta baixa desenhada no AutoCAD para usar como referência, ai é fácil. é muito mais fácil do que no AutoCAD, que é ruim mesmo com 3D. Mas se tiver que modelar produtos manufaturados, tipo eletrodomésticos, ai o Rhino é muito bom, tem outros softs mais técnicos como o Solidworks, mas o rhino é ótimo e muito usado na indústria do design. aqui no site tem alguns tuts dele: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13231
Oi inkmilk, tudo bem? Você tem toda razão em relação ao AutoCAD, ele é péssimo com 3D, dos programas que eu conheço que modelam em 3D, ele é o mais limitado. Ainda mais para fazer móveis, realmente não serve. Mas o Rhinoceros é espetacular para isso, é como se fosse um AutoCAD super avançado em modelagem 3D. Ele trabalha no sistema Nurbs, que é o sistema de modelagem mais moderno, muito mais recente do que o sistema Solid e Surface usados no AutoCAD. Você vai ter toda a liberdade para criar móveis com extrema precisão e poderá até usinar um protótipo a partir dele. Dá uma olhada nos tutoriais que o Supermax te passou, eu fiz na época do Rhino 1. Eu fui Beta teste do Rhino antes dele sair e me apaixonei pelo programa, mas não uso profissionalmente. Para você ter uma idéia, mesmo modelando bem no Max, o menu do site eu preferi modelar no Rhino, porque é muito mais rápido para este tipo de coisa. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 602, sendo 1 membro(s) e 601 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.