"Diogo F. Pucci" disse: os projetos q nos pegamos sao apenas sugestões de móveis dos vendedores para os clientes, dai eles soh nos passam como seram os móveis e as medidas das sala, e nao tem mais nada, nao pegamos projetos de arquiteto, ele vem todo rabiscado numa folha A4, eh ate um milagre sair um projeto daquilo...rs por isso ficamos muito no dúvida no quesito iluminação entendeu Evil? e eh por isso tb q até hj eu não sei simular uma lâmpada florescente tubular usando photometrics... de qualquer forma vlw galera!Senti um ar de ironia nesse seu comentário. Mas, como é escrito pode ser apenas impressão... Se vocês pretendem iluminar uma sala com essas dimensões, depende muito da situação, tem que se analisar se vai querer simular iluminação artificial ou iluminação natural, ou ainda iluminação artificial com a natural. Imagino que numa sala dessas seria utilizado ou varias dicróicas no gesso do teto e mais algumas lampadas fluorescentes tubulares, ou apenas lampadas fluorescentes tubulares, isso para a iluminação artificial, depois ainda tem que se saber em quais lados dessa sala vai haver janelas, quantas são, para dai dependendo do caso ainda usar esquema de iluminação diurna. Agora se a suposta sala não existe ainda, ou todos esses fatores sejam desconhecidos, sendo uma loja de roupa, eu imagino assim: a frente é bastante aberta, com muito vidro, então viria iluminação dessa lado ai. Nesse caso, pode-se colocar uma photometric free area do tamanho dessa "vitrine" e talvez uma mr free spot para luz do Sol, se a loja fosse na rua e não dentro de shopping ou galeria, depois dentro eu colocaria pelo menos 12 pontos de luzes no teto e faria a iluminação como se fossem lampadas tubulares usando photometric free area do tamanho das lampadas, as setagens vocês podem obter no próprio site do fabricante, basta procurar no google. Dai de resto seria a iluminação indireta da própria sala (GI). Vale lembrar que tudo varia de como a escala da cena está sendo feita. Espero ter ajudado... flw!!!
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.
Total de membros registrados: 138761
Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.
Usuário(s) on-line na última hora: 691, sendo 1 membro(s) e 690 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: jgarquides3d.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .