Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Uel Winner   Maracanaú /Ceará/ Brasil - CE
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

danilovfx   Marilia - SP
boriz   maceio/al - AL
cabelo3000   são paulo

Iluminação Mental Ray

Por: Paulo Afonso de Amorim Jr  

Em: 14/02/2008 09:39

Ola galera....tranquilo.... Bem estou numa duvida aki sobre a iluminação do Mental Ray....tenho um projeto em que a sala mede 21,00m x 8,00m x 3,00 de Pé direito ou seja.. a sala é bem grande e estreita...e sempre tenho dificuldade de iluminar esse tipo de sala.... neste caso usei 12 omni Mental ray..nao sei se é a melhor opção...queria sugestões para ilumina-la..... detalhe...é uma loja de roupa....so pra completar!! segue abaixo o layount.....ja sei mexer um pouco no mental ray o G.I FG configurando o decay...so quero dicas sobre essa sala...me ajudemm Abraço!
Cara, se a sala já existe, procure ver quantos pontos de luzes reais existem, qual tipo de lampada, e dai fica mais facil resolver isso. Se não existe ainda e é projeto para ser visualizado antes de pronto, o ideal é ver com o arquiteto ou responsavel onde irá ser posto as luzes, se vai ter luminárias, dicróicas, etc, para dai você reproduzir. Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
E ae Evil...pois bem cara...peguei esse projeto sem nada de dicroica , lampada..sem nada...porisso fico na duvida.. saka....ou seja me virar na iluminacão...hauhauhauhauhauaha tem outra dica ae??? abraço cara!
os projetos q nos pegamos sao apenas sugestões de móveis dos vendedores para os clientes, dai eles soh nos passam como seram os móveis e as medidas das sala, e nao tem mais nada, nao pegamos projetos de arquiteto, ele vem todo rabiscado numa folha A4, eh ate um milagre sair um projeto daquilo...rs por isso ficamos muito no dúvida no quesito iluminação entendeu Evil? e eh por isso tb q até hj eu não sei simular uma lâmpada florescente tubular usando photometrics... de qualquer forma vlw galera!
verdade......
www.project3d.carbonmade.com
http://estandes3d.blogspot.com
"Diogo F. Pucci" disse: os projetos q nos pegamos sao apenas sugestões de móveis dos vendedores para os clientes, dai eles soh nos passam como seram os móveis e as medidas das sala, e nao tem mais nada, nao pegamos projetos de arquiteto, ele vem todo rabiscado numa folha A4, eh ate um milagre sair um projeto daquilo...rs por isso ficamos muito no dúvida no quesito iluminação entendeu Evil? e eh por isso tb q até hj eu não sei simular uma lâmpada florescente tubular usando photometrics... de qualquer forma vlw galera!
Senti um ar de ironia nesse seu comentário. Mas, como é escrito pode ser apenas impressão... Se vocês pretendem iluminar uma sala com essas dimensões, depende muito da situação, tem que se analisar se vai querer simular iluminação artificial ou iluminação natural, ou ainda iluminação artificial com a natural. Imagino que numa sala dessas seria utilizado ou varias dicróicas no gesso do teto e mais algumas lampadas fluorescentes tubulares, ou apenas lampadas fluorescentes tubulares, isso para a iluminação artificial, depois ainda tem que se saber em quais lados dessa sala vai haver janelas, quantas são, para dai dependendo do caso ainda usar esquema de iluminação diurna. Agora se a suposta sala não existe ainda, ou todos esses fatores sejam desconhecidos, sendo uma loja de roupa, eu imagino assim: a frente é bastante aberta, com muito vidro, então viria iluminação dessa lado ai. Nesse caso, pode-se colocar uma photometric free area do tamanho dessa "vitrine" e talvez uma mr free spot para luz do Sol, se a loja fosse na rua e não dentro de shopping ou galeria, depois dentro eu colocaria pelo menos 12 pontos de luzes no teto e faria a iluminação como se fossem lampadas tubulares usando photometric free area do tamanho das lampadas, as setagens vocês podem obter no próprio site do fabricante, basta procurar no google. Dai de resto seria a iluminação indireta da própria sala (GI). Vale lembrar que tudo varia de como a escala da cena está sendo feita. Espero ter ajudado... flw!!!
eh soh impressão cara heuheuhuhueah me perdoe se te passei essa ideia, nao foi a intenção...
Vlw Evil Wata...como nosso tempo é curto aki....nem colocamos janelas saka...Vlw pela dica das 12 Free Area...vou tentar colocar elas pra ve se da certo...... Vlw pela dica ae...... Abraço cara...
www.project3d.carbonmade.com
http://estandes3d.blogspot.com
Blz... nem esquente... tenta fazer isso que comentei... e qualquer dúvida posta ae!
Oi gente, tudo bem? Primeiro eu espero que vocês não briguem por bobeira. Mas falando do que interessa, não tem uma regra para colocar luzes, ainda mais luzes Standard, pois estas luzes não levam em conta a escala real. Elas iluminam para sempre, não tem decay, uma luz só dá para iluminar a sala toda se quiser. Já as Photometrics não, elas têm decay real e perdem força com a distância, tem que colocar um monte para iluminar uma sala grande ou aumentar a escala, só que ai fica muito estourado na parte próxima do ponto de luz. Numa iluminação bem realista vai usar Photometrics, só que é bem mais difícil iluminar legal. Com as Standard é mais fácil, mas tem que sempre lembrar o peso de uma Omni, ela vale por 6 Spots. Então, se a loja tem luzes no teto e é tão grande, provavelmente não serão luzes pequenas, devem ser luzes fluorescentes em caixas reflexivas para aumentar a luminosidade. Neste caso você pode fazer com MR Area Spot, controlando o tamanho da área de luz para ficar retangular, ou com a Photometric Free Area. Se a iluminação estiver boa, mas ainda está um pouco escuro, você pode lançar mão de uma gambiarra meio feia, mas que resolve. Coloca uma Omni no centro só com a opção Ambient habilitada no Advanced Effects da luz. Mas não está certo, o certo nessa hora é criar a iluminação do fotógrafo, aquela que fica ao redor da cena, mas não aparece no foco da câmera e deixa o ambiente harmônico. É neste ponto que está a diferença de quem sabe iluminar e de quem não sabe. Por isso também que quem conhece de iluminação real mata fácil e quem não conhece apanha bastante. Livros sobre iluminação para foto e vídeo podem ajudar muito!! Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 691, sendo 1 membro(s) e 690 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jgarquides3d.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.