Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
new   Belo Horizonte - MG
Thiago Peitl   Marília/SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

MCODesign   Ipiranga - SP - SP
ronyvaldo   sao luis ma - AC
efeito3d   São José dos Campos - SP
andre.csant   São Luís - MA - MA

aplicação caustic no vray

Por: Joao Carlos Souza  

Em: 25/02/2008 09:01

Olá pessal.. é a primeira vez que estou tentando aplicar caustics numa cena, mas logo percebi que não estava dando certo, e esses pontos brancos que estão aparecendo, encontrei alguns topicos aqui no forum que falam a respeito, mesmo assim não obtive sucesso, o que poderia estar sendo feito errado ? se alguem puder dar um dica, agradeço. Joao Carlos
O pessoal fala que o V-Ray não é muito bom com Caustics, quando larguei ele e migrei para o Mental Ray só funcionava Caustics com Direct Light, não funcionava com outras luzes, acho que hoje já devem ter melhorado isso, mas é muito ruim de setar o Caustics nele e deixar com a mesma qualidade do Mental Ray.
Múcio
Eu não manjo nada de Caustic, inclusive estava falando pro André esses dias que estava com dúvida em relação ao Vray. Sei que pra gerar o efeito, é preciso que a superfície não seja 100% plana como um vidro de janela. Mas... eu fiz um teste bem simples aqui e saiu isso: *pra minha surpresa saiu reflective e refractive caustic no vidro plano. :) Aqui a cena pra você dar uma olhada... O photon emit radius nos parametros da Sun serve pra definir a área em que o Vray vai calcular o caustic, deixa ela em um tamanho que cubra a area de efeito, sem exageros pra não dispensar photons onde não será necessário. Eu também marquei a caixa "sun invisible" pq estava gerando uns pontos brancos na cena. Repare que eu aumentei pra 3mil as subdivisions do caustic lá em light properties. ;) http://rapidshare.com/files/94970691/caustic_vray.rar.html
OLá pessoal Mucio - realmente eu nunca tinha usado caustic numa cena, vi alguns videos da evermotion que mostra por cima como deve fazer configuração para aplicar caustic no vray, mas quando fui tentar fazer teste com que esses pratos e xicaras em cima da mesa, nao deu certo, mas vou tentar novamente usando esquema do Hawf. Hawf - agradeço muito ter disponibilizado seu arquivo de teste, mas acredito que mesmo tendo uma direct light externa, vou excluir dela os objetos que quero inserir caustic e criar uma outra direct pra iluminar somente esses objetos, vou testar aqui e logo que tiver uma imagem acertada posto novamente... mas nesse meio tempo acabei fazendo outra imagem completa e quem quizer analisá-la fique a vontade. obs: percebi que meu topico vou colocado em outro indice, seria possível voltar para local origem ? saudações. Joao Carlos
Ai cara, se o seu tópico é de dúvida, o lugar certo dele é aqui. Lá na seção de imagens é para critícas e comentários, não é para tirar dúvidas ;)
Múcio
Olá Mucio... entendo... mas agora ja não é mais uma dúvida, tbem gostaria que pessoal criticasse a imagem, mas se não tem jeito blz. logo que terminar o render com o caustic inserido na imagem, crio outro tópico ... saudações. Joao Carlos
Então cara, essa imagem pela metade você está com dúvidas sobre caustics, então, vc posta aqui e o pessoal tira sua dúvida. Ai quando vc terminar a imagem e ficar legal, não vai ter mais dúvidas sobre ela, só quer que o pessoal comente para falar como ficou, ai vc posta lá na seção de imagens para o pessoal comentar, tá ligado? Se vc postar imagens lá na seção de imagens com dúvidas, os moderadores movem pra cá
Múcio
Concordo com o Mucio, faz o efeito como você havia falado (que é uma boa idéia) e posta lá, se ainda surgir dúvidas, continua postando aqui neste tópico que a gente vai tentar ajudá-lo. ;)
ok Mucio e Hawf. agradeço a ajuda. Hawf usei mesmo esquema do seu teste e consegui o efeito esperado, logo estarei postando o resultado. saudações. Joao Carlos
Olá pessoal.. Hawf: realmente eu havia conseguido aplicar o efeito caustic, mas ainda tenho problema, exemplo foi que selecionei somente a mesa e os objetos em cima dela, deixando ambiente aberto, agora ao selecionar todos objetos parece que as paredes impediram de alguma forma o caustic, se tiverem alguma dica como poderia resolver isso, estou usando uma direct light e uma vray light. abraço Joao Carlos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 674, sendo 1 membro(s) e 673 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.