Minha Primeira Imagem, Sala Espera

Por: Roga  

Em: 05/03/2008 01:01

Olá Roga. O vidro da mesinha está estranho, e tem algo na iluminação... parece que vem luz do teto! :p
Doe medula óssea! Doe vida!
Ok, pq ta estranho? o que você acha que eu deveria mudar? to usando o glass clean do mr. vlw
Achei muito fumê, mas esqueci que pode ter sido essa a intenção! Se for, desconsidere :)
Perguntinha: O que vem a ser esse glass clean? É um shader tipo o true glass?
Olá Roga! Parabéns pela evolução! Melhorou bastante com o reflexo no piso, porém acho que antes dos materiais vc deveria dar uma atenção especia para a iluminação. Perceba que desde as primeiras imagens as duas paredes que aparecem na cena recebem uma luz quase idêntica, principalmente nas quinas, tornando o ambiente um pouco sem volume, "chapado". Falta um sombreamento "fino" que poderia ser conseguido com um pass de AO ou então ajustando melhor a iluminação. Observe o borrado que aparece ao redor das luminárias e da tv e na imagem 1 aparece até mesmo ao redor da porta. Manda um wire da planta com as luzes e se puder ok? abrs!!
Ai Roga, eu acho que para a sua primeira imagem no Mental Ray está maravilhoso. Porque normalmente o pessoal não consegue bons resultados na primeira imagem. Sempre aparecem uns cantos claros nas paredes, aparecem manchas de GI e mais um monte de defeitos, na sua não tem nada disso. A iluminação vir do teto é o certo se tem uma luz acesa na sala. Principalmente porque não é bom fazer a iluminação só com a luz externa, nenhuma foto profissional real é feita assim, sempre tem mais luzes para ajudar dentro do ambiente. E os materiais é uma questão de refinar a setagem deles, são pequenos detalhes. O piso ficou bem melhor agora com mais reflexo. :) Força ai que vc está indo muito bem.
Múcio
Um pequeno detalhe: luzes acesas na sala, nessas circonstâncias não iriam causar esta impressão de luz natural. Bom, cada um sabe o que é melhor pra sua imagem :)
Ai Tirmey, é uma questão de configurar certo a iluminação, porque em foto real, mesmo que vai trabalhar com a luz natural, sempre usam refletores para ajudar na iluminação, se não a foto fica escura. Se puxar na abertura como o pessoal faz em 3D para deixar a imagem clara, em foto real fica granulado. Por isso que usam mais luzes e quando trabalha com um render fisicamente correto como o Mental Ray é bom iluminar igual iluminam na realidade. Pode trabalhar só com a luz natural externa, mas a imagem vai ficar escura, a não ser que use as gambiarras de controle de exposição para forçar a iluminação, ai fica claro demais e lavado como estas imagens que vemos aqui. Pesquisa sobre foto e vídeo real que vc vai ver.
Múcio
Bom, De qualquer forma, acho que, neste caso específico, seriam utilizados refletores de forma a potencializar a luz natural que incide na sala. Continuo achando a iluminação próxima ao teto irreal. Tá mais intensa do que próximo à janela!!! Não digo que não se usam refletores em fotografia, mas acho que seriam utilizados de outra forma. Mas quem sou eu para saber o certo né? até hoje arranco os cabelos com iluminação ;)
Ai Tirmey, concordo totalmente com vc, a iluminação da sala está errada neste aspecto, se o objetivo fosse simular apenas a luz externa natural. Neste caso tinha que ajustar as luzes no interior do ambiente de outra forma, com certeza. Mas sempre, em todas as situações, vai ter mais luzes do que a luz natural ou mesmo os pontos de luz originais do ambiente. Sempre numa foto profissional vai ter mais luzes, até em gravação externa. As vezes a gente leva um pano branco imenso e estica sobre a área que será gravada para difundir a iluminação muito forte do sol, depois usa o equipamento de iluminação para realçar, para fazer a backlight e deixar legal para gravar. Câmera real não gosta de muita luz e nem de pouca luz, tem que estar no ideal para ficar bom. Por isso que eu não acho certo usar controle de exposição, porque até na realidade ajustam as luzes para deixar a cena boa, não puxam na exposição, porque granula. Em cenas internas usam luzes bem fortes apontadas para o lado oposto onde tem um guarda-chuva branco, que rebate a iluminação no ambiente deixando bem difusa e sem marcar as sombras. Em 3D a gente usa luzes Area bem grandes para simular isso, porque simular o rebatimento em 3D depende de GI e pesa no render.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138765

Últimos membros registrados: matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato.

Usuário(s) on-line na última hora: 816, sendo 13 membro(s) e 803 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Celso Borttoloto, Leonardo, Geraldo Nunes, JMDesign, Victor Mendonça, matheus050199, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Vladis, jgarquides3d, TadeuB79, Osvaldo Arquiteto, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.