Ai Tirmey, concordo totalmente com vc, a iluminação da sala está errada neste aspecto, se o objetivo fosse simular apenas a luz externa natural.
Neste caso tinha que ajustar as luzes no interior do ambiente de outra forma, com certeza.
Mas sempre, em todas as situações, vai ter mais luzes do que a luz natural ou mesmo os pontos de luz originais do ambiente.
Sempre numa foto profissional vai ter mais luzes, até em gravação externa.
As vezes a gente leva um pano branco imenso e estica sobre a área que será gravada para difundir a iluminação muito forte do sol, depois usa o equipamento de iluminação para realçar, para fazer a backlight e deixar legal para gravar.
Câmera real não gosta de muita luz e nem de pouca luz, tem que estar no ideal para ficar bom.
Por isso que eu não acho certo usar controle de exposição, porque até na realidade ajustam as luzes para deixar a cena boa, não puxam na exposição, porque granula.
Em cenas internas usam luzes bem fortes apontadas para o lado oposto onde tem um guarda-chuva branco, que rebate a iluminação no ambiente deixando bem difusa e sem marcar as sombras.
Em 3D a gente usa luzes Area bem grandes para simular isso, porque simular o rebatimento em 3D depende de GI e pesa no render.