Criar um vidro curvo (côncavo)

Por: Conrado  

Em: 11/03/2008 08:44

Olá , A minha dúvida é quanto a criação de um vidro côncavo. Estou modelando um balcão e este terá um vidro curvo. Criei o balcão no AutoCad,tudo certo, importei para o Max,e segui as orientações que consegui aqui mesmo no 3D1,estava com o problema de vir para o max sextavado. Mudei incoming File units (meters) Maximum Surface deviation for 3D solids: 0,01cm Chegou perfeito no max,porém quando aplico a textura V-ray de vidro, ilumino e renderizo,o vidro da uma mancha muito estranha,ja tentei de todo jeito aqui, e continua dando esta mancha. Minha ideia é criar este vidro curvo no próprio Max,mas não sei como. Criei um arc e não sei como deixa-lo com o comprimento de 2,00 mts e uma espessura de 5mm. Espero que possam me ajudar... Um grande abraço a todos amigos do forum.
Ola Conrado! td certo? essa mancha q apareceu deve ser um erro mt comum q seriam de 2 faces mt proximas uma da outra...geralmente alguns objetos importados do Autocad para o Max dao esse problema..seria interessante postar a imagem para ter certeza disso, outra coisa eh importar o arquivo para o max na mesma escala q vc o fez no Autocad, c vc fez em Metros, deixa o Max em Metros...c fez em centimetro, deixa em centimetros...fica mt melhor...a unidade de medida vc muda na opção Customize no menu superior...dps em Units Setup, e deixa la tudo na medida q vc quiser... sobre o vidro, vc pode criar ele de varias formas....vc pode criar uma box com as medidas q vc deseja, deixar varios segmentos onde vc vai torcer e utilizar o modificador BEND, ele torce as coisas...ou pode aplicar uma linha rendonda...como vc fez com o ARC...dps com o botao direito vc seleciona CONVERT TO EDITABLE SPLINE, dps disso vc tira as Edges q nao vai utilizar e deixa um semi-circulo, aplica o Extrude para fazer a linha em 3D, e dps aplica o Shell pra dar profundidade...algo bem simples.... espero ter ajudado..abraço
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
Eu acho que não deve ser problema de importar o modelo do AutoCAD, porque o modelo vem perfeito para o Max se importar certo. Deve ser falta de Smooth, aplica o modificador Smooth no vidro e liga o Autosmooth dele que deve resolver ;)
Múcio
ow.. óia a esfera do mucio.. hehe... veterano hein.. huahua ow.. eu ia falar p/ fazer um box com uma quantidade razoável de segmentos no sentido da largura... e usar o soft selection p/ fazer o efeito de curvo... mas acavei achando a ideia do eddie melhor.. hehe.. tentaí... depois posta um rende e um wire p/ a gente ver.. falou... força aí...
Eu acho que o modelo do AutoCAD vem legal para o Max, não dá estes problemas não. Pode ser o lance de Smooth mesmo, mas pode ser alguma normal invertida também, então, aplica o modificador Normal e liga o Unify Normals, depois aplica o Smooth e liga o Autosmooht, deve resolver. Se está usando o V-Ray, tem que ligar a opção Affect Shadow no material do vidro para não dar problema
ola galera...pode ser o smooth tbm...mas ja aconteceu mt cumigo de um objeto vir com mais de uma face no msm lugar...principalmente qd se utiliza perfis pra fazer o gesso, mas tomando mais cuidado provavelmente na apareça...abraço
Edward Richards http://edwardcg.deviantart.com
é verdade eddie, dependendo como a pessoa modela no CAD pode dar muito problema, principalmente quando modela com Surface, porque é fácil de fazer uma face sobreposta, ai dá problema em qualquer render. Mas modelando com Solid é difícil de acontecer isso, só quando usa explodir o Solid para transformar em surface.
Múcio
Deu certo.... Obrigado a todos... Eddie,optei por criar o ARC e apliquei o shell ,ficou ótimo.... Com mais tempo tentarei descobrir como conseguir importar este vidro curvo do CAD sem dar este defeito... Um abraço e obrigado...
Muito loco este problema que deu Conrado, não era para acontecer isso não. Eu sempre importei do CAD sem nenhum problema. Pode ser a forma que vc faz nele, tenta fazer com uma linha formando o arco e a espessura do vidro, depois aplica um Extrude. Eu acho melhor fazer as coisas com extrude do que com surface, evita problemas. Mas o importante é que deu certo, força cara!!!
Múcio
Oi Múcio ,criei o vidro no Cad da seguinte forma,criei um Arc ,offset, pedit join,e extrude... Acho que foi as duas formas muito próximas uma da outra que deu este efeito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 505

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.