Ajuda com iluminação

Por: Florence  

Em: 11/03/2008 21:35

Olá, sou nova por aki e gostaria de uma ajuda mais q especial. Comecei a trabalhar com 3D a um ano e sem a ajuda de ninguem,abri o programa e comecei a mexer. A partir dai,arrumei um emprego na área de eventos,eu faço os projetos dos stands,akeles q montam em feiras. Ate q eu sei usar algumas ferramentas,mais a unica coisa q eu nao consigo mesmo é usar a tal da iluminação!!! o coisinha chata de mexer hehe!!! ja procurei tutoriais e talz,mais acho q são mt confusos... gostaria q vcs me ajudassem ai,pelo amor de Deus!!! :oops: Agradeço desde ja,e se kiserem eu coloco algum projetinhu q eu ja tenha feito,mais num vale zuar ok?? Obrigada! :D
Seja bem vinda ao forum! A parte de iluminaçao nao tem uma formula secreta, requer estudo e varios testes para chegar no desejado! Isso vai depender tambem do render que vai usar... Seria bom dar uma estudada nos tutoriais aqui do forum, tem muito materia interessante! Se quizer pode postar sua imagem e fazer as perguntas de que tem duvida, e nao precisa ficar com vergonha de aprender nao, afinal, estamos aqui para isso! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Ai Florence, seja bem vinda. Se vc está tendo problemas com iluminação, vc é a pessoa mais normal do mundo, porque todo mundo apanha com iluminação, é uma parte difícil mesmo e depende de muitos testes, de muita prática para ficar bom. O pior é que iluminação não dá para ver em tempo real nas views como modelagem e texturização, tem que renderizar para ver qualquer modificação. Também depende um pouco do render que estiver usando, porque com um render fisicamente correto como o Mental Ray vc pode iluminar igual é feito na realidade em fotos e filmagens. Nos outros renders tem que fazer umas gambiarras como colocar luz sem sombra para ajudar a iluminar o ambiente, forçar a iluminação com exposure, colocar luzes imensas no teto do ambiente e estas coisas estranhas. Se estiver usando o render padrão do Max, ele não tem GI, que é um dos efeitos avançados de iluminação e ajuda muito no realismo da cena, ai tem que usa uma técnica conhecida por fakeosity. Só que eu acho muito mais trabalhoso do que aprender a configurar GI no Mental Ray. Se você quiser saber mais sobre fakeosity, dá uma lida neste grupo de estudo: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327 Se você não conhece bem os recursos das luzes e das sombras, dá uma lida nestes dois tuts: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012 Depois é legal ler o tut das luzes Photometrics, que são mais realistas: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 Quando você estiver mais por dentro destas coisas, ai vc pode começar a estudar o Mental Ray, que já vem com o 3ds max, é só ligar ele lá. Nesta página tem vários tuts dele, começa da parte 1 e vai seguindo na ordem: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 E conforme for tendo dúvidas, vai postando aqui que a gente vai ajudando. Se postar uma dúvida específica sobre iluminação, fica mais fácil do pessoal responder. Força ai garota, todo mundo aqui aprendeu e vc vai aprender também. :)
Olá Flórence! Seja bem-vinda aqui no forum! Realmente, a parte de iluminação é bastante delicada. Eu acredito que é importante conhecer as luzes disponíveis no max e suas respectivas utilizações. Porém isso não é tudo. Depois de saber quais luzes utilizar para as diversas situações que encontraremos, o mais difícil é conseguir reproduzir na tela exatamente o que vc deseja e da maneira mais leve para o micro poder calcular. Daí entra não somente a questão da setagem das luzes e do render, mas uma coisa mais importante que isso que é a noção de como as coisas funcionam na realidade. Acho que um bom início seria vc postar aqui neste tópico mesmo um stand em desenvolvimento para o pessoal poder dar dicas de como iluminar. Vale lembrar que iluminação de stand requer um pouco mais de prática por causa da grande quantidade de luzes que geralmente são utilizadas. Mas nada de outro mundo tbm. Dá uma lida nos tutoriais de iluminação e também de materiais aqui do site que te garanto que vai te dar muito mais noção. abraço!
Nossa galera!!mt obrigada pelo apoio ai, valeu mesmo!!! mais vo colocar uma fotinha de um projeto aki p vcs analisarem ai vcs dão veredito!!! lembrando q to começando ta??? obrigada!!!
Olha... antes de mais nada seja bem-vinda!!! Quanto ao quesito iluminação... eis um ponto determinante para gerar realismo em cenas, para facilitar seu aprendizado, te aconselho a entender primeiramente como que a luz se comporta no mundo real, depois se preocupe em entender como que funciona no 3D, até porque se for usar renders fisicamente reais como o MR, tem que se setar de maneira perfeita (real) usando-se as lights adequadas (standart, MR e photometrics, no caso do VR, tem as VrayLights). Da uma lida primeiro nesse tutorial completo sobre luzes, traduzido pelo amigo Amon-Ra, para que você entenda como que elas se comportam no mundo real, depois é apenas aprender a utilizar as lights do programa e suas configurações para se chegar nos resultados. Depois tem que se saber qual renderizador você pretende utilizar, no caso o Mucio já passou alguns links que lhe auxiliaram nesse quesito. Abraço e bons estudos!!!
Site sendo reformulado!!!
A modelagem me parece boa, porém faltam sombras e o stand está solto. Acho bastante válido criar um ambiente para inserir o stand. Mas isso não é uma regra. Vc pode criar um ambiente padrão como um pequeno galpão, por exemplo. Ele ajudará não somente nos reflexos, como também no rebatimento das luzes e na iluminação da parte externa do stand. Estou postando aqui uma cena de um stand que eu fiz há cerca de um ano. Perceba que eu usei luzes onde elas realmente deveriam estar e tentei reproduzir os seus respectivos feixes luminosos. O que ficou faltando no caso do meu stand e que poderia ter completado bem a cena foram os models das luminárias e o tal ambiente externo (galpão) No caso do seu stand, faltam sombras e acredito que o angulo de visualização poderia ser ajustado tbm. Agora sobre a iluminação... isso vai depender do renderizador que vc vai utilizar (faltou vc dizer). Apesar de as técnicas de iluminação serem bastante parecidas, cada render tem suas peculiaridades. O max dispõe do mentalray, que é um super renderizador, sem custos adicionais, mas há quem prefira renderizadores mais recentes de terceiros como o vray, brazil, maxwell..... (a lista é grande e o assunto é polêmico). Se tiver alguma dúvida, clica sobre os nomes dos renderizadores em azul que vai direto para um link explicando sobre. abrs!
Ai Florence, são duas coisas que precisa para ficar legal, uma é a texturização e outra é a iluminação. Eu acho melhor estudar primeiro texturização. Veja como as texturas dos pisos estão ladrilhando e mostrando um padrão. Isso fica feio, para poder ladrilhar bastante a textura você tem que tratar ela no PhotoShop para não aparecer essa emenda e este padrão. Dá para esconder mesclando com mais de uma textura usando mapas procedurais do Max, mas complica um pouco. Pode tentar trocar por outra textura que não mostre um padrão tão nítido assim. Melhorando as texturas já vai dar outra cara no projeto. Depois vc testa a iluminação, mas tem que ser de pouquinho, se colocar um monte de luz de uma vez, vc não vai saber qual está estourando, qual está certa, então, vai colocando uma por uma e renderizando para ver. Só coloca mais luz onde for necessário e assim vc vai ajustando a iluminação da cena. Precisa ligar as sombras das luzes para ficar bom, na sua imagem parece que está sem luz ou então as sombras não estão ligadas. Segue os tuts que o Supermax te passou, neles você vai aprender estas coisas.
Múcio
Eduardo, qd minha patroa viu o seu projeto,quase q eu fui demitida hehe!!! mais o render q eu uso é o q vem no max mesmo,pq só agora q eu comecei a pesquisar sobre plugins e talz,to pensando em colocar o Vray pois me disseram q é mt bom . mais ta valendo d+ as dicas q vcs estão postando ai,estou lendo o tuto sobre iluminação q o EvilWata mandou!!bom d+ tbeim,e vai me ajudando ai galera,qualquer ajuda é sempre mt bem vinda. vou dar uma mexida nesse projetinho ai,na textura e vo tentar colocar alguma iluminação tbem!!! Muito Obrigadassa!!!
Ai Florence, vc não precisa do V-Ray pra nada no max, porque ele já vem com um render que é muito melhor, tem muito mais recursos, é compatível com tudo dentro do Max e gera muito mais efeitos do que o V-Ray. Pesquisa na net sobre Mental Ray que você vai ver, é o melhor render do mundo atualmente, usado em cinema e tv. Com ele vc faz imagens ultra realistas sem o menor problema. É bom para animação também, os outros não. Eu usava o V-Ray e migrei para o Mental Ray, tem um monte de gente que usava o V-Ray e migrou para o Mental Ray. O V-Ray dá muito pau, não é compatível com as coisas do max, vc vai ter muita dor de cabeça com ele. O Mental Ray aceita tudo que vc faz no render padrão, só de ligar ele e os efeitos de iluminação dele já muda a cara da cena. O problema é que o Mental Ray tem muitos recursos, então, é um pouco mais difícil do que o V-Ray, mas eu aprendi com o curso aqui do site, acho que vc pode aprender também.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 499

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.