Aplicação de materiais em Maquetes Eletrônicas

Por: Rambo  

Em: 15/03/2008 23:50

Olá, tudo bem? Bem, estou com um probleminha na hora de aplicar materiais numa maquete eletrônica que fiz no Autocad 2006. Fui no seu site e segui todas as dicas: exportar como 3ds e no 3D Studio MAX, importei a maquete. Até aí tudo bem. Como teste, resolvi aplicar a cor branca nas paredes, que originalmente são azuis. Resultado: não consegui. Explodi as paredes e tentei de novo: nada!! Tentei aplicar transparência com o mapa raytrace e não consegui tb. O que pode ter acontecido? Tenho o MAX 9 e meu AUTOCAD, como dito anteriormente, é o 2006. Desde já estou grato, sucesso para você!!
Ai Ângelo, seja bem vindo aqui cara. Mas então, o procedimento que vc adotou é bom só para versões antigas do AutoCAD, nas versões mais novas você pode salvar o DWG e abrir direto no Max, é muito melhor e tem mais recursos. Para vc ter uma idéia, hoje em dia dá para fazer um link entre o desenho do AutoCAD e do Max, ai se você modificar no AutoCAD, modifica no Max também. Leia essa FAQ que explica como importar DWG no Max: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Se quiser depois testar o Link Manager, para lincar o arquivo do CAD e do Max, ele fica no File>File Link Manager. É no mesmo estilo do que explica na FAQ que te indiquei acima. Mas seja como for, importando em DWG ou 3DS, vc tem que mapear cada objeto que for receber textura, porque o max não sabe como a textura deve ser distribuida no objeto. Quem faz isso é o modificador UVW Map, este tut explica como usar ele: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934 Se o material tiver só cor e mapas procedurais, vc não precisa mapear, como vidros, cromados, cores puras. É estranho vc ter aplicado um material normal raytrace e não ter aceitado. O que aconteceu com o objeto? Ele não recebeu a cor do material? Tenta importar como DWG e aplicar um material cinza padrão do material editor, tem que aceitar receber o material sem problema. Qualquer coisa posta aqui que a gente dá uma força
Múcio
<<Não tinha visto o mucio responder>> Ângelo Geovani Nascimento, Antes de mais nada, você não precisa exportar nada no Autocad, hoje, ja tem total compatibilidade no Max, e por isso, o max faz a importação do dwg. Para isso clique no menu File >> Import >> e escolha os arquivos do tipo "AutoCAD Drawing (*.DWG, *.DXF) Você está criando os materiais corretamente? não se diz aplicar a cor branca e sim, aplicar o material cuja a cor é branca. Essa cor azul, é apenas uma cor que o max usa para que possamos visualizar melhor os objetos e diferenciá-los. Quando nenhum material é aplicado, a cena eh rederizada usando essa cor, mas não é com ela que trabalhamos ao renderizarmos. Assim que você aplica um material, essa cor é ignorada no render. Dê uma lida neste tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14936
É isso ai heuew, o importante é ajudar, com nós dois já foi uma ajuda grande. :)
Múcio
Muito obrigado a você que me ajudou, tanto o mucio quanto o heuew, valeu gente.
Humildade e sabedoria sempre!!!
Olá Angelo! Seja bem-vindo aqui no forum! O max até que possui uma certa compatibilidade com materiais criados no autocad e nos outros programas que usam o renderizador accurender. Mas o problema é que sempre vai ficar com cara de 3d de antigamente. O renderizador sozinho não faz milagre. Tem que haver um trabalho em conjunto entre materiais, luz e setagem de render. Se vc está iniciando agora no max, então deixe essa parte de materiais, luzes e render com o max. Use o autocad apenas para modelagem, porque o poder do editor de materiais e das luzes do max é muito mais robusto do que o do autocad, por exemplo. Quando vc modelar uma maquete ou objeto no cad, não esqueça de criar os respectivos layers. Depois que o model estiver na tela do max será muito mais fácil selecionar tudo pelos layers e aplicar os materiais sem precisar se preocupar muito em selecionar. Daí tem todo um trabalho de mapeamento e escolha das texturas e ajuste nas setagens de materiais que já é um super trabalho, mas que deixa os resultados bem mais satisfatórios, como os que estamos acostumados a ver na galeria aqui do site. abraço!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 387

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.