MR - Substituir Skyportal por outra luz

Por: Joao Carlos Souza  

Em: 18/03/2008 17:32

Olá pessoal... também estou fazendo alguns estudo no Mental ray e sabendo que skyportal só tem na ultima versão do max, é possivel simular skyportal com outra luz ? abraço Joao Carlos
Blz joao carlos souza, Sobre a sua pergunta, vc pode fazer como muita gente fazia até o MAX 9, que era usar Free Area nas aberturas, porém esta tem que ser bem configurada pra ficar convincente e ainda tem o inconveniente de deixar o render visivelmente mais pesado. Abraço.
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
É isso ai João, é como o Superfotos disse, é só colocar uma luz Area na janela onde iria colocar o skyportal. o lance é que com o skyportal ganha um tempinho de render, porque ele não é mais uma luz na cena, ele só direciona os raios das luzes externas. mas não dá nada, é pouca diferença. Se vc trabalha em escala certa no max, coloca a photometric free area que é ótima. se vc trabalha em escala errada ela vai ficar muito forte ou muito fraca, ai pode ser melhor colocar uma MR Area Spot do lado de fora apontada para dentro.
Olá pessoal! Eu ainda não pude testar o sky portal, mas acho que dependendo sa situação essa nova ferramenta faz sim uma boa diferença na iluminação. Imaginem uma situação onte teríamos que iluminar o interior de uma forma redonda, como um circo ou então um ambiente quadrado mas com janelas de todos os lados... na teoria basta colocar luzes nas aberturas e pronto. Porém a quantidade de luz em cada abertura dificilmente seria a mesma. Talvez em dias nublados num horário de meio-dia, mas num dia claro com o sol entrando por um dos lados, naturalmente as outras aberturas permitiriam uma quantidade menor de luz e isso seria feito manualmente, austando cada luz, o que seria no mínimo um pouco trabalhoso dependendo da prática. Imagino que com o sky portal isso seja bem mais fácil de setar.
No teste que eu fiz com o skyportal foi mais rápido do que usando luzes. Eu tinha feito a cena no Max 9 e renderizei com skyportal no max 2008, ai eu achei que ficou mais rápido por causa do max 2008, mas colocando as luzes de volta na cena no lugar do skyportal, ficou mais demorado também, mesmo usando o max 2008. só que o max 2008 tem uns bugs feios, deu vários problemas comigo, ai voltei para o max 9. é melhor demorar um pouco mais e não dar problema do que não terminar porque deu problema
Olá pessoal, estou fazendo uns testes usando max 9 e assim que conseguir uma luz bacana, vou postar minha img. agradeço todas as dicas . Joao

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 396

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.