Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

conti   Londrina
Max Idalgo   são paulo - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

mrc2ok3   Ribeirão Preto - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
juniormaccedo   rio de janeiro - AC

Criação-material tijolo de vidro_MENTAL RAY 3.50

Por: Danilo  

Em: 20/03/2008 18:56

Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :) Gostaria que alguem me ajudasse por favor a criar um material de tijolo de vidro realistico com o MENTAL RAY pro max 9.0.Vi um tutorial muito bom de fabricação do tijolo de vidro mas era com o render vray...portando se alguem souber criar com os shaders do MENTAL um material realistico de tijolo de vidro Por favor gostaria que me ensinasse.Um abraco a todos e tenham uma Feliz Páscoa...xau!! ;) :-P "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Olá Danilo! Tudo bem? Cara, não muda nada. É a mesma coisa do vray no sentido do raciocínio. A criação do material procede da mesma maneira. A maneira mais correta é vc modelar o bloco de vidro com as duas faces externas em vidro e o interior ôco e branco opaco. Daí vc cria dois materiais. Um é branco opaco. Material standard com difuse em 250. O outro é o mesmo material de água de piscina. Só que com o IOR correto para vidro, não tenho certeza, mas parece que é 1,5. O material do vidro nada mais é que um material transparente que refrata e ondula por causa do mapa noise no canal bump. Pode ser um arch&design com o presset glass solid e o mapa noise no bump, pode ser um material raytrace com um mapa falloff no difuse, branco no refract e outro noise no bump, ou pode ser um material standard com o shader glass no canal refract e o velho noise no bump. Mas isso é para a setagem de um bloco de vidro ondulado e transparente. Dependendo do tipo tem que mexer nos números..rsrsr. Mas se for pra escolher... eu diria... faz com o arch e design que é mais fácil ok? abração!
Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos!! :) eduardoqf: ola meu amigo arquiteto!! ;) tudo bem?? rapaz que maravilha de aula sobre criação de materiais que vc me deu!! adorei mesmo! eu so tenho uma perguntinha! se eu fosse fazer com os shaders do Arch & design então a configuração e o modo de raciocínio seria o mesmo do que com o shaders standard??manda noticias Eduardo!! Obrigado pela ajuda meu amigo...abraços!! Feliz Páscoa a todos!! 8:) :-P "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos!! :D eduardoqf: grande Eduardo...fiz uns dois testes aqui e ficou muito legal mesmo!! fiz com o material do arch & design meu amigo!! so que no lugar de um mapa noise no canal bump eu coloquei foi uma textura mesmo claro que especifica pro bump!! mesmo de tijolo de vidro.A seguir posto a imagem do render do tijolo de vidro.Abraços....xau!! obrigado pelas dicas!! ;) "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Ai cara, o mais importante nisso é o modelo, se o modelo for bem feito e tiver cantos arredondados fica perfeito, se o modelo não estiver perfeito não fica bom. Porque o material é super fácil, é um material de vidro normal com bump, o problema é o modelo bem certinho para fazer os reflexos e refrações igual o objeto de verdade. Esse preto que ficou no seu teste foi por causa da baixa quantidade de reflexos e refrações no material, olha lá nos menus do a&d que tem o número de reflexos e refrações
Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos!! :) supermax: fala cara! como e que ta?? rapaz a sua explicação foi maravilhosa.So tenho uma simples pergunta "supermax"....o shader que usei foi o glass solid do arch & design...com relação a quantidade de reflexões e refrações quanto e que tenho que colocar especificamente no shader glass solid??ou ele ja vem com a configuração exata??manda noticias cara...abraços!! xau... :) 8:) obrigado pelas dicas!! "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Ai Danilo, nenhum preset fica bom logo de cara, sempre tem que configurar. Por isso que quem usa aqueles materiais prontos do v-ray tem um monte de problemas. Sem saber configurar os materiais não dá para otimizar e ajustar de acordo com a iluminação da cena. no caso do preset glass do a&d, ele é azul demais, tem que deixar mais branca a cor do refraction. E a configuração da quantidade de reflexos fica no menu advanced rendering options, ele vem com 8, normalmente 12 já fica melhor, mas depende da cena, se tiver um vidro atrás do outro pode precisar de mais.
também dá pra colocar zero no max reflection e no max refraction do material arch&design e controlar tudo lá pelo trace depth do mental ray na aba renderer. ;)
Múcio
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) supermax: grande dica meu amigo; esta anotada agora no caderninho...hehehehe!! realmente eu nem tinha mexido das configurações do material do a&d e nem tinha mexido também no trace depth do mental ray...mas agora com suas dicas vai tudo de boa meu amigo.Abraços e muito obrigado pela ajuda...vlw!! :-P 8:) mucio: fala rapaz!! que beleza de outra dica ai quente;esta anotada no caderninho aqui.E so alegria agora fazer tijolo de vidro...abraços!!! hehehe! :) 8:) depois posto novos up`s pra vcs darem uma olhada...xau!! ;) "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
Falai Danilo. Cara não entendi direito tua dificuldade, mas se entendi não tem segredo. Na verdade é como o pessoal te falou. Da uma olhada num teste rapido que eu fiz aqui. Se é o que voce precisa fala que eu te envio o arquivo. Refração é um efeito pessado ainda mais que é dois vidros, não tem como fugir de um render meio demorado, ainda mais se for uma parede de tijolo de vidro. Dependendo da situação pode valer a pena colocar uma textura (foto) de tijolo de vidro, nas texturas pardrão do max tem uma, só coloca um pouco de reflexo fica legal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 922, sendo 13 membro(s) e 909 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Leonardo, Weslley, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Moura, Daniel Monteiro, Sergio1987, Hot, Carla Franco, TadeuB79, jgarquides3d, Fernando Cunha, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.