Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
bobnewsjr   Curitiba - PR
Gui Silva   cotia - SP

Portfólios Ver Mais

luizhmj   Capivari de Baixo - AC
Phalgus   Espirito Santo do Pinhal - SP
charles_camp   Rio de Janeiro
Daniel   Rio Grande do Sul - AC

Construção de Material

Por: avila  

Em: 26/03/2008 09:30

Bem pessoal, tenho enchido a todos aqui, mas as duvidas são frequentes e vcs tem me ajudado e muito, portanto se alguem puder me ajudar mais uma vez fico agradecido, na verdade quero construir um material como o da foto, o problema é que na foto é uma imagem e eu quero construir o material pqe assim poderei alterar suas cores sem ter que ficar usando de PS ou coisa parecida, alem é claro , que se for material fica muito melhor.
Ai Avila, não entendi isso de ser um material fica melhor. Para criar um material a gente usa texturas e essa imagem é uma textura para usar na criação do material. Se vc colocar essa imagem no diffuse e colocar um mapa tile no bump, é só colocar 1 x 1 no tile e contar quantos ladrilhos tem na imagem das pastilhas, ai vc coloca o mesmo valor no U e no V tile do menu coordinates. Ai vai ter a mesma quantidade de ladrilhos pra fazer o bump certinho. Dá pra modificar a cor fácil no menu output marcando o Enable Color Map. Mas não dá pra fugir do Photoshop, não tem como fazer um bom trabalho sem o PhotoShop Mas se quiser criar uma imagem igual com mapa procedural também dá com o mapa tile. É só aumentar a variação das cores no mapa tile que ele vai fazer os quadradinhos com cores diferentes.
Múcio
Oi Avila, tudo bem? Olha uma maneira de fazer é usar o material ARCHITECTURAL, colocando no Diffuse map o TILES e ir configurando. Não mesquece de colocar também no Bump, ok! Sucesso.
Só deve usar o material Architectural se vc trabalha com o Radiosity, porque o material Architectural foi feito para ele. Dá pra usar no render padrão também, mas não foi feito pra ele. No Mental Ray não é bom usar, pode criar manchas coloridas na imagem.
Múcio
Obrigado a todos pelas dicas, mas mucio vou tentar fazer o que vc sugeriu na primeira hipótese, pqe fiz com tilkes usando as possibilidades de variação de cores, porém nenhuma delas consegue esse efeito aleatória das pastilhas, sempre se repetem é possivel vc notar a repetição dos elementos, se vc obeservar bem em uma area grande vaia acabar vendo uma simetria... mas ainda assim valeu
mucio fiz um teste, realmente fica certinho o bump, mas as variações de cores acho que o melhor é PS mesmo né
Ai Avila, esse lance de aparecer o padrão de repetição acontece com qualquer textura, até com mapas procedurais, que foram feitos para não mostrar um padrão. Porque sempre que tiver que ladrilhar muito uma textura, o padrão vai aparecer. O lance é não ladrilhar muito, se tiver uma área muito grande para preencher, tem que fazer uma imagem grande para ladrilhar menos. É bem típico em terrenos, por melhor que faça vai aparecer um padrão se ladrilhar muito. Ai tem umas gambiarras que dá pra fazer com mapas procedurais pra esconder o padrão. Mas isso só serve em grama, terra, gelo, estas coisas, com pastílhas não dá, ai tem que criar uma imagem grande mesmo. Pra usar a variação de cores do tile vc tem que aumentar o valor do tile, não dá certo se aumentar no U e V tile pra deixar com 1 x 1 no mapa tile, porque ai não tem o que ele variar. Só que o máximo que aceita de ladrilho no tile é 100 x 100, se não estou errado. E se ladrilhar depois com o U e V tile do coordinates, vai ter um rejunte mais grosso na divisão do ladrilhamento, tá ligado? Vai repetir a borda do rejunte quando ladrilhar. Então eu acho melhor fazer uma imagem grande no photoshop nestes casos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.

Total de membros registrados: 138766

Últimos membros registrados: LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df.

Usuário(s) on-line na última hora: 626, sendo 11 membro(s) e 615 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: madalenapri, Eng Damasceno, heliocrispim, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Celso Borttoloto, Sergio1987, Leonardo, Rodrigo, Geraldo Nunes, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.