Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

JokerJp   Rio de Janeiro - RJ
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
arbarcelos   Porto Alegre

Portfólios Ver Mais

Henry Rietra   Brasil - Ceará
duni   São Paulo - SP
rhik   Praia grande - AC

problema: pote cheio de bolas

Por: marcelo prado  

Em: 03/04/2008 08:32

Preciso modelar um pote de vidro cheio de bolas de gude. Como fazer para obter um arranjo casual, como se as bolas amontoadas no fundo do pote, sem que penetrem umas nas outras nem atravessem o vidro do pote?
marcelo prado -------------------------- www.3dview.com.br
Blz cara? Voce pode fazer o pote com shape e usar o lather! As bolas vai com a esfera mesmo...:D Para colocar como quer, basta usar o reactor, voce vai simular com ele corpos rigidos... Aqui no site tem um tutorial sobre isso, da uma olhada no link de tutoriais! Com o reactor fica rapido e facil! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Eae marcelo prado :)... bem eu testaria com o compound object Scatter que disperça/distribue objetos na superficie de outro. Nesse tutorial mostra isso http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14753 Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
reactor mesmo!! faça o tanto de bola que deseje! e faça a animação!! o unico problema que podera surgir é da colisão com o pote!! eu num lembro qual é a setagem certa!! pq tem uma que é que envolve o objeto inteiro tipo um cubo em volta!! e outra é a que respeita a face do objeto!! eu não lembro qual é o nome!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Depende da distância que vai ver o pote. Se for muito de perto é melhor posicionar as esferas manualmente. Se for a média distância, pode usar o Reactor Se for de longe faz com partículas que é muito mais fácil e mais rápido, mas elas podem se interpenetrar
Pois é! As vezes preciso fazer isso e a melhor maneira que encontrei foi manualmente, pq com o reactor da o maior pau quando se tem muitos objetos, nunca consegui fazer certo. Tem algum expert no assunto? Seria interessante que não houvesse objeto dentro de objeto e que a curta distância pudesse ter um render bem detalhado.
Pessoal, com o Particle Flow dá pra resolver isso facilmente se os objetos forem esféricos. Só não dá se o objeto tiver qualquer outra forma, mas esférico fica perfeito. Porque o operador keep apart não deixa as partículas se interpenetrarem, mas ele não reconhece a malha das partículas, ele usa um gizmo esférico em volta e reconhece esse gizmo, então se o gizmo tiver o mesmo tamanho da esfera, elas não vão se interpenetrar em nenhum ponto. ;)
Múcio
Não sei como não me ocorreu o recurso do reactor, Cursi e Rogerio. O scatter é algo que eu sequer ouvi falar e agradeço pelo tutorial Hervert. O particle flow tambem é novidade p/mim Mucio. E posicionar manualmente Hawf, é dificil evitar que as esferas não se interpenetrem como bem observou o Supermax. Mas vejo aqui a oportunidade de experimentar técnicas diferentes e quero ver testo logo as 3. Obrigado a todos pelas sugestões.
Amigos o compound object Scatter é bem legal, mas até onde pude entender não sobrepõe os objetos como o caso requer. Na correria não deu tempo de estudar o particle flow e o reactor apresentou de cara um resultado muito promissor. O problema é achar o colision tolerance em que os objetos toquem uns nos outros e não levitem ou interpenetrem uns nos outros como na imagem anexo. Outra dúvida é fixar a imagem no instante da animação que interessa. O trabalho que eu salvei guardou toda a sequência de movimentos e qdo abro o arquivo no Max os objetos apresentam-se na posição em que estavam no primeiro frame da animação. E nenhum tutorial que ue consultei trata de como escolher o arranjo dos objetos que mais interessa e descartar os demais movimentos da cena até ali e os que vem depois.
Vc leu o tutorial do Reactor aqui na 3D1? São dois, um explicando o básico e os rigid bodies e outro explicando o cloth, no que explica o cloth fala do update max que serve pra deixar tudo no formato do quadro que quiser. Ai é só simular naquela janela de preview dele e clicar no update max nessa mesma janela, ai tudo ficará da forma que está lá na simulação.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138770

Últimos membros registrados: isac77, julianogpimentel, cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns.

Usuário(s) on-line na última hora: 950, sendo 8 membro(s) e 942 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, isac77, Celso Borttoloto, Leonardo, Fabio Catelleno, Adalberto Rocha, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.