Cenas externas com Mentalray

Por: Rambo  

Em: 05/04/2008 20:00

Para gerar sombra em cena externa, no Mentalray, qual luz é mais adequada?
Humildade e sabedoria sempre!!!
O melhor pra cena externas é usar o daylight com as luzes MR Sun e MR Sky, só que tem que configurar direito a Sky e a Sun pra não estourar a iluminação e matar as sombras. Esse tut explica como fazer no max 8: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25194 Esse explica como fazer no max 9: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719
Olá, supermax, fiz isso já e não deu certo, os materiais ficam estourados, caso eu aumente a luz sun para gerar sombras!! A luz Sky não gera sombras, né?
Humildade e sabedoria sempre!!!
Talvez gere sombras se eu colocar outro tipo de luz. É possível?
Humildade e sabedoria sempre!!!
Com certeza é problema na configuração das luzes e do render, porque com o daylight e as luzes MR Sun e MR Sky fica ótimo. Leia de novo os tuts que o Supermax te indicou e testa mais que vc vai melhorar. Tem que balancear certo as luzes, a sua Sky deve estar muito forte pra matar as sombras. Também pode ser que está estourando nos materiais porque eles estão configurados errados. Testar com branco é o pior, usa outra cor nas paredes que vai facilitar se está começando
Múcio
Ok, mucio, vou tentar para ver no que dá. Tb depois dessas dicas tem como dar errado não! Valeu, obrigado!
Humildade e sabedoria sempre!!!
Ok, grande mucio, fiz as modificações necessárias, foi o haze da mr Sky que estava em 15, como no tutorial que li. Pus o valor para 5, o que melhorou bastante!! Mudei tb a cor das paredes brancas para cinza claro, melhorou muito. Aproveitei para mexer nos vidros, aumentei o self-ilumination e a transparência deles. Ficou bem melhor!!
Humildade e sabedoria sempre!!!
Outra coisa legal foi que mudeio shader para os vidros. De Blinn, mudei para Translucent Shader. ficou legal,nem precisei usar o archi&desing. Muito legal!!
Humildade e sabedoria sempre!!!
Ói ela aí!!, melhorada, graças às dicas da galera!!
Então Angelo, tem umas coisas erradas nas suas configurações pelo que vc disse. Vidro vc faz com o material raytrace, se for com o standard, deixa no blinn mesmo, porque translucent é para outro tipo de material. Vê essa FAQ que explica como criar vidro: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=19805 Não usa self-ilumination em nada, nem nos vidros e em nenhum outro objeto a não ser que ele deva emitir luz, porque se colocar self-illumination as coisas vão emitir luz e deve ser por isso que está matando as sombras e estourando em alguns materiais. No Mental Ray o Self-Illumination faz emitir luz de verdade, não é igual no scanline que só deixa o objeto mais claro. E o lance do Haze, só usa ele quando vai criar nuvens no céu, faz sem nuvens por enquanto, porque é mais fácil. Não coloca haze nenhum, deixa com zero.
Múcio

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