Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
mdpontes   Macapá - AP
renato.conti   Londrina - PR
alanmatos   Marília-SP - SP

Portfólios Ver Mais

druga1992   Fortaleza - CE
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
d.kstro   São Paulo - SP
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP

Dicas para Interna Vray

Por: zeek  

Em: 06/04/2008 10:12

Ola galera do forum, Será que alguem poderia me ajudar configurar melhor esta cena??? Minha primeira cena renderizada com V-ray. Criei a planta e os balcões no autocad.Apenas a mesa ,a vitrine vertical(a direita),as banquetas e o vaso baixei na net. Porém vi que a cena depois de renderizada não ficou muito boa. Achei que ficou muito escura.Com manchas no teto e na parede.Os vidros dos balcões não ficaram bons (usei o mesmo vidro na mesa). Agora não sei se foi a textura que usei ou a iluminação que está deficiente. Tem 3 portas e uma janela grande. Usei 4 vraylight Multipler 2,0 e uma Target directional multipler 1 Vray shadow. Fiz alguns textes aqui mas nenhum deu certo.... Demorou 3:50 para renderizar 800x600.Tem como baixar este tempo? O que devo fazer para melhorar...
Tem jeito sim. 1 - 4 VRay Lighs matam o tempo mesmo. Mas são elas que produzem estas sombras difusas tão bacanas. O que fazer então? Use oclusion e photoshop. Tem bastante coisa sobre isso na net. Dá uma olhada que vale a pena. 2 Outra coisa. Colocar VRAy light nas janelas para simular a luz entrando é bacana. Mas só se as jenelas aperecem! Senão não faz sentido. O que vc pode fazer é colocar uma única VRay Light ATRÀS da cãmera, paralela à cena. 3 Para quê a direct senão aparece a luz do sol entrando? 4 Vc pode usar o dark multiplier para ajudar a "clarear" a cena. 5 Glossiness no piso é MUITO legal. Mas deeeemmmmooorrrra. Use com calma. Alías, vc exagerou. 6 Tire os vidros da GI. Eles não precisam receber nem emitir GI. Isto as vezes ajuda muito. 7 As manchas acontecem quando vc usa "very low" ou um um interpolatiom samples muito baixo. O default é 20. Tente com 50. 8 Vá em environet e suba o valor da GI Enviroment. Vc vai simular a luz externa entarndo pelas janeas mas sem a projeção da luz no ambiente. Abraços!
Sei que é complicado configurar iluminação...Ta me fazendo raiva..... Este tal de oclusion,tem um tópico aqui na 3d1,li achei bastante complicado... Quanto a clarear a cena,tirar as vraylight das portas e colocar uma unica atraz da camera não vai escurecer ainda mais a cena?Achei que a direct iria melhorar a iluminação dentro da loja... Minhas vraylight estão apenas nas portas e janela,e se colocar dentro da loja ,cobrindo todo e teto, será que a cena vai clarear???Colocar omnis dentro da loja pode melhorar??E que intesidade deve ter??e as fotometrics?? Tô perdido...
irradiance map = low e ativa o show direct light light cache = sample size 0,01 e para o render final coloca sudivs = 2000
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
O seu global subdv multiplier está muito alto, super alto, 18 é um valor astronomicamente absurdo. Mesma coisa para o noise threshold, está muito baixo. :) O hspher subdivision do seu Irradiance Map está muito baixo, geralmente esse valor se aumenta e não diminui, é por isso que a sua cena está manchada. Aumentar o Interp. Samples do Irradiance além de fazer o tempo de render subir, fará com que a solução de GI fique borrada, então deixe com valor padrão (=20). O item 8 do marcelotosi é uma boa dica, mas o environment realmente emite luz sim, só que a qualidade da luz dele está diretamente ligada ao hsphere subdiv. do Irradiance Map. Saulo, 0,01 pro sample size do LC é um valor muito baixo, o consumo de memória vai ser extremamente alto, o mais aconselhável é colocar uma terceira casa decimal, aqui eu não uso valores abaixo do 0,018. Sem contar que 2000 samples é muito pouco para um sample size desse tamanho. ;)
Oi usei as mesmas configurações de Render deste tutorial da 3d1: Renderizando um interior com o V-Ray http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=19563 Fazendo o tutorial deu super certo...mas nesta cena ta me matando... Vou fazer alguns testes aqui,fazendo estas modificações que colocaram ,para ver como fica... Só para desencargo de conciência... Poderiam passar uma configuração básica vray de parede branca...Pode ser a textura da parede que está errada,por isso esta ficando escura e manchada. Obrigado
Renderizei novamente fazendo as seguintes modificações: Diminui muito o glossiness do piso. No irradiance map ativei o show direct Light e aumentei o hsph subdivision para 50 No light cache subdivs 2000,Sample size 0,018 QMC sampler noise theeshold 0,002,min sampler 16 , Global subdivs 4,0 Queria mudar o colormapping mas não sei que configuração devo colocar... Baixou bastante o tempo de render: 2:43:00 Mesmo assim continua muito escuro a cena... Meus neurônios estão "pedindo pra sair".....
Zeek, o noise threshold 0,002 é um valor super alto, usado apenas em animações de personagens que contenham glossiness reflection. Use no máximo 0,007. Quanto mais alto esse valor, maior a qualidade da cena. Esse show direct light no Irradiance Map não altera em nada a solução de GI, ele serve apenas para mostrar luzes diretas na hora do calculo. Color Mapping você pode usar Exponential ou o Reinhard, para este ultimo basta ir diminuindo o valor do Burn Value para remover possíveis estouros das luzes nos objetos. A sua cena está escura porque falta jogar luz pra dentro da mesma, as luzes do teto também estão apagadas.
Bom renderizei novamente,agora coloque uma photometrics area,e alterei o dark multiplier . Acho que melhorou,a textura da parede está um pouco mais lisa ,com poucas manchas. Não está perfeito mas ja dá para mostrar para o cliente. Obrigado a todos.
Se vc colocar uma vraylight no teto apontando para baixo aumenta a claridade no interior, assim como aumentar o Bright tb clareia, mas vc pode conseguir o mesmo efeito tratando a imagem final num editor de imagens, como o CorelPhoto Paint ou Photo shop. Aqui no site tem um tutorial de photoshop e na Net tá recheado deles, ok? Tchau.
Humildade e sabedoria sempre!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711261.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 922, sendo 25 membro(s) e 897 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Victor Mendonça, magster, wlacc, Fabio Catelleno, Luan, Nuno, Eduardo Ramos, gago, Adalberto Rocha, marcola, Gabriel.C, Lisandro, look, Duda, Osvaldo Arquiteto, Vladis, JMDesign, Carla Franco, GuiToma, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.