Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alisson Braga   Maceió - AL - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Anderson   Guararapes - SP - SP
ederguit   Guarulhos-SP - AC
Bruno   Rio de Janeiro - RJ
ThiagoNess   Fortaleza, Terra - CE

cad/max

Por: VR  

Em: 09/04/2008 10:41

Bom dia pessoal Trabalho com o cad já algum tempo, comecei no max tem pouco tempo, tenho umas dúvidas : Duvida 1 - Modelo o objeto no cad; uso o comando para subtrair um objeto do outro; depois de importado para o max para renderizar, aplico a textura no objeto; onde não foi subtraido nada a textura fica blz, mas onde eu usei o comando subtract a textura fica todo torcida, ai tenho que mudar de "texture" para "Environ"(so para onde foi subtraído), ai a textura fica diferente do restante do objeto. Tem alguma solução pra este caso? Dúvida 2 - Para importar os arquivos do cad para o max: file>file link manager, depois de importado tenho que mudar sua coordenadas, movendo, rotacionando, etc... só que quando faço alguma alteração lá no cad o objeto atualiza, mas a parte q foi alterada fica fora de onde deveria ficar, como posso resolver este problema? Espero que possam me ajudar Desde já agradeço a colaboração Vander
Bom dia VR, com relação a tua primeira dúvida, posta a tua cena com o modelo subtraído, que não deu prá identificar o problema, mas muito provavelmente, você terá que aplicar o modificador UVW map prá ajustar a textura. Com relação ao teu segundo problema, o segredo está em conservar o modelo exatamente no lugar onde foi importado do cad pelo max, pois toda e qualquer alteração que você faça no CAD, pode tranquilamente inserir na cena do max, que vai cair no lugar, vale lembrar também que sempre que for importar uma cena no max, ativa antes a viewport top, se você quer conservar o desenho original do cad, é conveniente que salve o arquivo como outro documento, tipo AR - DESENHO R0, e dê continuidade nessa sequência (R1, R2, etc) prá manter uma certa ordem na pasta...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
veja a imagem explicando a duvida 1.
Vc mapeou o objeto? Qualquer objeto importado de outros programas ou modelados no Max tem que ser mapeados para receber textura. Este tut explica como mapear: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934 A textura não está aparecendo porque a Normal da face está invertida, liga a opção 2-sided no material do objeto para mostrar os dois lados da face, ai resolve o seu problema. Sobre a dúvida 2, você não pode mover o projeto de lugar depois que importa no Max pelo link manager, porque os projetos ficam lincados. Se quer colocar o projeto no centro do Max, mova no AutoCAD para a coordenada 0,0,0 antes de importar no max. Se quiser manipular os dois de forma independente, não use o File Link Manager, importe normal pelo File>Import>Autocad drawing
Múcio
Boa noite Importei o arquivo do cad e tentei aplicar oa modelador UVW Map no objeto nao deu certo, a textura nao sofre alteraçâo, onde q to errando? Na inportaçâo? ou no max mesmo. Obs.: Nâo li o tutorial todo so onde fala do UVW Map, será q é isso?
Ai VR, depois que coloca o UVW Map, tem que configurar ele pra ficar mapeado certo. Pega o material com a textura de madeira, entra na textura e liga o icone show map in viewport, pra mostrar a textura no objeto na vista do programa. Ai vc coloca o uvw map e vai configurando e vendo como a textura está ficando. tem várias opções lá pra escolher, tipo planar, cilindrico, box. O box vai dar certo no seu, mas tem que ajustar o tamanho dele pra não distorcer a textura. E tem que ligar o 2-sided na opção do material, pra textura aparecer dos dois lados da face. O seu problema ai é que a face está do lado contrário
Bom dia Mais uma tentaiva sem sucesso, sigo todos os passao,mas não acontece nada, já liguei o sided, o UVW MAP e nada acontece, será que errei foi ao importar o arquivo? ...obrigado pela atenção de vcs...
É o seguinte, pelo que pude observar vc esta usando a opção planar e deve usar a opção box, tambem deve ajustar os valores de Length,Width e height, pelo maior valor de seu modelo, mais abaixo clic em Flip nas tres opções U-Tile V-Tile e W-Tile, é ai tambem que vc ira acertar quantas vezes a textura deve se repetir em seu modelo. Espero ter ajudado, tambem trabalho com cad e max e sempre faço assim , fica perfeito.
Bom dia, com o objeto selecionado, no modificador UVW, mude a opção 'planar' para 'box', manda um render prá testar...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
...obrigado meus amigos pelas dicas, estou fazendo do jeito que vcs estão me falando, não sei pq mas o modificar UVW MAP não funciona, mudo os paramentros dele e nada acontece com a textura no objeto. Nesta imagem acima mudei o WU-Tile melhorou um pouco, mas parece q o objeto esta em 1/2 esquadria e não é veja os detalhes na imagem.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 983, sendo 12 membro(s) e 971 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, JMDesign, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Vladis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.