Ai VR, Fake é a abreviação de Fakeosity, que é quando a gente simula os efeitos de GI com luzes comuns no Scanline.
Tem esse grupo de estudo aqui no site que discute essa técnica: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=7327
Quando usa render moderno com GI não precisa de fake, é mais fácil de configurar, mas demora mais no render.
O bom de usar o Mental Ray é que ele deixa criar qualquer tipo de material e efeito.
Por exemplo, não dá pra criar vidro jateado e metal escovado realista no scanline, porque ele não faz reflexo e refração borrada realista.
No Mental Ray dá pra fazer isso fácil e muitos outros efeitos, tudo que quiser dá pra fazer nele.
Só que não é fácil dominar ele, tem que estudar bastante.
Neste caso eu indico o curso de mental ray aqui da 3D1, eu aprendi com ele e muita gente aqui no site também, é ótimo.
Mas é bom ter uma certa base no max, porque Mental Ray já é um assunto mais avançado.
Só que é o Mental Ray que vai deixar fazer uma cena ultra realista como uma foto.
Com o curso do site vai levar uns 4 meses de estudo pra você começar a ficar bom nele.
O Ambient Occlusion é um recurso do Mental Ray que serve pra realçar os detalhes, ele deixa os cantos mais escuros e a cena mais bonita.
Nessa página tem vários tutoriais de Mental Ray, começa lendo pelo "Parte 1" pra você acompanhar direito, mas dá uma olhada nos outros pra vc ver o que ele pode fazer: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681