Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arqui3dwill   Tiete-SP - SP
Vinicius Luiz   Teresina - PI
José Carlos   São José do Rio Preto/SP
Helio Lima   Taubaté - SP - SP
kimarotta   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Pampoisl   Rio Grande do Sul
Raynheardt   São Paulo
THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

questões iniciantes

Por: Baal  

Em: 01/05/2008 13:58

Olá , sou novo neste forum e um iniciante na área de maquete eletronica. Perdoem-me se o que vou perguntar é indevido pra essa seção por ser algo bastante iniciante. ou que o mesmo já foi perguntado anteriormente, mas numa olhada rápida não vi nada sobre. Bom, pedi pra um amigo arquiteto uma planta baixa do cad em dwg pra que a partir dela eu pudesse exercitar no 3d max. as minhas perguntas são: !. a planta aparece bem pequena e fora da unidade que uso (metro); 2. tento deletar layers que não me interessam e ao clicar um determinado layer, vários são selecionados (acho que os que tem a mesma cor); 3. abro o "select from scene" e vejo que tem além dos layers um monte de outros chamados "blok"... isso deveria ter sido importado dentro do dwg?; 4. procuro essa resposta há 3 dias na net e não consigo achar (pelo menos em portugues)... qual a melhor forma de levantar as paredes? ou posso... tipo, extrudar os traços do arquivo que importei? Perguntei muita coisa né... mas é que sem solucionar estas questões tá difícil seguir adiante. Muito obrigado e um abraço a todos, Baal.
Ai Baal, seja bem vindo aqui cara. A planta deve estar aparecendo pequena porque vc não fez a conversão certa de unidades. Parece bobeira, mas todo mundo tem dificuldade com isso e existe cara que trabalha com o max faz 10 anos e não sabe usar direito isso. * Regra número 1 e mais importante de todas para a sua vida no 3ds max. Nunca mude nada no Customize>Units Setup>System Units Setup. Nessa janela tem que ficar Units = 1 e Inches na lista de unidades. * Regra número 2 Só mude o Display da unidade para ver no sistema métrico. Isso vc faz no Customize>Units Setup. Lá vai estar com Generic, vc muda para Metric e escolhe Meters na lista de unidades. OBS muito importante: É ruim trabalhar em metros no Max, é melhor trabalhar em centímetros. Então é melhor colocar Centimeters na lista de unidades mencionada na regra nº 2 Quando for importar a planta baixa no Max usando o File>Import>AutoCAD Drawing aparece a janela com as opções de importação. Nela tem a opção Rescale. Vc tem que marcar essa opção e escolher na lista de unidades a mesma unidade que o projeto foi desenhado no AutoCAD. Ai as unidades da planta serão convertidas certo para a unidade que estiver usando no Max, seja metros ou centímetros, mas é melhor estar em centímetros como eu disse na observação. É normal a planta aparecer longe do centro do max, o melhor é mover a planta para as coordenadas 0,0,0 no AutoCAD antes de importar, mas vc pode mover para o 0,0,0 do max depois que importar. Isso facilita o trabalho. 2 - Sobre os layers, se a pessoa não desenhou bem no AutoCAD complica muito o trabalho no Max. O cara tem que ter desenhado em layers separados, se fez tudo no mesmo layer vai ficar difícil. Abre a janela de layers do 3ds max e vê os layers que tem lá, é parecida com a janela de layers do autocad. Se estiver com os layers separados lá, ai dá pra colocar em hide só o layer que vc quiser. 3 - estes blocks devem ser blocos 2D que o cara usou no desenho. Quando vc importa o DWG dá pra selecionar os layers que vc não quer importar, fica na aba layers na janela de importação. O melhor é preparar a planta para usar no 3D, deletando tudo que não precisa e deixando as partes separadas certinhas em cada layer. 4 - Pra fazer as paredes é facinho, entra no Creat>AEC Extended>Wall Esse objeto faz paredes, vc coloca a espessura e a altura nele, liga o Snap de vértice e sai contornando a planta baixa, vc faz todas as paredes em 5 minutos. Não respeite portas e janelas, passa reto. Depois vc cria as portas e janelas primitivas do Max no Creat>Doors e no Creat>Windows. Coloca a porta e a janela na posição certa na parede, pega o Select and Link, seleciona as portas e janelas e arrasta até a parede pra lincar. Ai o vão é aberto automaticamente e se mover as janelas o vão acompanha ;)
Múcio
OLá Baal! Seja bem-vindo aqui no forum! O múcio disse tudo! Mesmo assim dá uma olhada nesse tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 E nesse: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Abraço!
Múcio, muito obrigado!!!!!!!!! Não esperava uma esplanação tão completa! Me foi realmente muito útil, no entanto, estou chegando a uma conclusão: não tive tanta sorte com a planta que me caiu nas mãos. pois para mim que não passo de um iniciando nesta área e pra piorar não mexo com o CAD, acho que tá quase impossível mexer nesse arquivo. Vou explicar: os layers não se referem a determinados cômodos, ou vistas ou cortes... daí, paredes, janelas, portas... são um amontoado de blocos e retangulos que se repetem em diferentes layers. Conclusão: não consigo clicar nas paredes que me interessam sem selecionar outras tantas que estão em ouitras plantas. Como vc falou, melhor arrumar antes no cad pra depois importar só oque interessa. No resto, consegui colocar em escala mas o desenho continua uma coisa micro em relação ao grid. Mais uma vez, valeu muito cara!
Caramba Eduardo, quando postei o comentário acima não tinha ainda conferido os links que vc colocou. Tudo a ver com meu problema que descrevi por último. Mais uma grande ajuda dessa comunidade para mim e outros tantos perdidos iniciantes. Não faz muito tempo que descobri o 3dmax, pois sou usuário de longa data do photoshop, além do illustrator, do after effects e programas de audio como o cubase o fruity loop e outros, mas esse questionamento do tecnico e do artistico que envolve o 3dmax, nunca tinha sido bem elucidado pra mim. Vou continuar lendo os tópicos. Abraço e muito obrigado.
Ai Baal, as paredes de todos os pavimentos serem uma coisa só é normal, nem precisa separar. Porque vc não vai usar nenhuma linha da planta pra fazer sua maquete, só vai usar como referência. O importante de ter os objetos separados em layers é pra limpar o desenho e ficar só com o que vc precisa, ai facilita bastante. Tipo, se as portas e janelas estiverem um layer só delas, vc desliga esse layer na hora de fazer as paredes, pra não pegar com o snap sem querer num vértice da porta, entende? É nessa parte que facilita, mas mesmo que não tiver assim e tiver tudo junto, dá pra fazer, só dá mais trabalho. Tem que trabalhar com mais zoom pra pegar no lugar certo, essas coisas. O negócio da escala, o grid da perspectiva do max é pequeno mesmo quando está em centímetros, acho que ele tem 1 metro por 1 metro. Ai é normal ele ficar pequeno quando importa em centímetros. Se importar em metros ele fica gigante, porque fica com 100 metros por 100 metros. Só que isso não importa. Se mudar só no Display dá na mesma ser metros ou centímetros, só que é mais fácil trabalhar em centímetros no Max. Entra no Tools>Measure Distance, é uma ferramenta de medida. Depois que importar mede uma parte conhecida da planta pra ver se está na medida certa, se estiver pode trabalhar tranquilo que está certo.
Múcio
Baal, Bem vindo ao forum da 3d1. Aqui vc aprenderá muitas coisas, pois o pessoal sempre está disposto a ajudar. Eu sou um usuário do max que importa quase toda a geometria do AutoCAD, modelo pouco no max e apanhei bastante com essa questão de importação. Em primeiro lugar devo dizer que a maioria dos arquitetos que me mandam trabalho não sabe quase nada de cad e desenham muito mau. Então a solução é abrir o desenho no cad e fazer uma edição para só depois importar no max. Os maiores problemas estão em colocar as coisas em cada layer específico (paredes em layer PAREDE, pisos no layer PISO e etc.). A segunda coisa são linhas sobrepostas e a terceira são vértices que não são unidos, quando o desenhista não usa END POINT para conectar as linhas. Agora vou contestar o Mucio quando ele diz que não se deve alterar as units do max. Eu uso Mental Ray e para que ele crie iluminação fisicamente correta eu sempre trabalho em cm. Porém deixo as System Units em inchs (polegadas). Essa configuração é indicada também para quem usa o VRay, segundo me indicou o grande Sandro Medeiros. Depois quando vc for importar, o max tem a janela de importação que se abre e você usará 2 das 3 abas dela: Geometry e Layers. Na aba Geometry em Scale você deve marcar Reescale e escolher na lista suspensa a unidade em que o desenho for feito no cad. E verá que as medidas que aparecem se modificam, à medida em que vc escolhe mm, cm, metros, etc. Ai vc deixa a unidade que for a indicada para ser a compativel com cm. Em Derive AutoCAD Primitives by, eu uso sempre Layers, por ser minha preferência, mas você pode importar objeto por objeto se escolher Entity, por exemplo. Isso vai de gosto ou necessidade. Se o desenho for 3D, deixe marcada a opção Use extrude modifier to represent thickness. Em Geometry Options use sempre Weld marcado. Em surface deviation deixe 0,01 E em Include vc marca o que quer importar. Prefira usar as luzes, Vistas e Câmeras do max, não importe UCS, Hatches e Points. Verifique se o desenho tam referências externas e veja se comvêm importá-las. Na aba Layers você marca Select From List e escolha só os layers que vc quer importar. Para o grid do max, vc clica o ícone de snap com o botão direito e configure o grid em cm com 100 unidades (1 metro). Antes de importar, ligue e descongele todos os layers do CAD e mova o desenho todo para as coordenadas 0,0,0, tendo como ponto base um vértice de um dos cantos. Isso é muito importante. Veja as imagens abaixo.
Vou escrever aqui o que achei melhor fazer depois de experimentar as sugestões que me foram dadas ou nos links que li. Me corrijam se estou agindo errado: não alterei nada em lugar nenhum, carreguei uma planta, não ativei o rescale. Ao abrir, selecionei geral e posicionei em 0. Em seguida, cliquei em Scale e aumentei 2 casas decimais. Assim estou trabalhando sem as unidades, mas os valores correspondem exatamente aos valores em centimetros do projeto do CAD. Hehe, espero não estar totalmente errado! Queria dizer que estou realmente feliz em participar deste forum e agradeço bastante aos que me ajudaram. Depois vou perguntar mais umas questões iniciantes...
Ai Baal, esse fórum aqui não tem igual, o pessoal é afim de ajudar de verdade. A forma que vc descreveu faz vc se aproximar da escala real do max, mas não está na escala certa, vai ter problemas com luzes photometrics e com outras coisas no futuro. A melhor forma é mudar o display para centímetros no Units Setup e usar o Rescale na hora de importar o projeto do AutoCAD. Desse jeito não tem erro e fica na escala exata. Também é mais fácil do que agrupar tudo e aumentar, evita erros, é bem melhor. Se vc importa sem o rescale 1 metro vai valer 1 polegada, pra ficar no tamanho certo teria que aumentar 39,37 vezes. Mas usando o rescale o max faz isso automaticamente pra vc
Múcio
Ok Mucio, vou fazer então assim como vc falou e seguir adiante! Falando em seguir adiante e aproveitando o título desse tópico vou colocar mais outras questões: 1. bom, depois de fazer as paredes portas e janelas (alias é chato esse negocio de cada segmento de parede, porta, janela ficar com cores diferentes), devo agrupa-las? Faço isso com o comando attach ou será melhor solda-las; 2. colchão, poltrona, travesseiros devem ser modelados ou utilizo alguma biblioteca de objetos; 3. e sobre estas bibliotecas? existe alguma bem melhor que todas? Cheguei a baixar mas ainda não instalei (alias depois vou procurar um tópico que ensine como instala-las) algumas coisas da DOSCH; 4. estou esquecendo alguma fase antes de seguir pro mobiliário? Bem, já tá bom por enquanto! Mas com um forum desses não dá pra não aproveitar né! Grande abraço a todos, Baal.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711244.

Total de membros registrados: 138774

Últimos membros registrados: godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel, cito, Rn1234.

Usuário(s) on-line na última hora: 439, sendo 3 membro(s) e 436 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Yanga026, kelliehalvorsion, godyx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.