Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Rafael   Carlos Barbosa RS
Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Claudio   Vila Velha ES - AC

Portfólios Ver Mais

Johnrestos   Natal, RN
O Alquimista3D   Pernambuco - PE
Raul Rodrigues   Goiania - GO
Juarez   Parauapebas - PA

Desenho de MÓveis No Autocad

Por: pedromello  

Em: 06/05/2008 19:03

Boa noite pessoal da 3d1. gostaria de saber se tem algum tutorial para desenhar móveis no autocad, um passo a passo. Desde já agradeeço a ajuda.
Olá pedromello, tudo bem? Acho que não será fácil encontrar o que está procurando, porque está um pouco vago. Você precisa de tutoriais para desenhar móveis em 3D no autocad? Porque não tenta fazer no max? Acho que seria mais fácil você seguir os tutoriais de modelagem aqui da 3d1 e tentar fazer no max. Sei que quando estamos acostumados à modelar tudo no CAD e precisamos fazer alguma coisa, inevitavelmente, vamos tentar fazer no CAD mesmo. Mas acho que se você estudar modelagem no max e se arriscar a tentar fazer diretamente nele, vai perceber que ele permite um melhor controle e além disso, dependendo do que for preciso ser feito, você ainda vai ter em mãos a liberdade para desenhar móveis curvos e cheio de detalhes facilmente. Digo isso porque faço isso o tempo todo aqui no meu trabalho. Sempre que um representante inventa algum móvel todo curvo e cheio de detalhes(ai ai ai... essa parte é triste!) eu prefiro modelar diretamente no max. Outra coisa, você precisa modelar o que especificamente? Se disser o que você precisa, o pessoal talvez possa te ajudar a fazer o que é necessário. ;) []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
tenho noção de como fazer projeto arquitetônico no cad. mas móveis nunca fiz e pelo que eu andei pesquisando é um pouco complicado, para que se analise os detalhes, ele tem que ser em 3d. só que eu não sei bem por onde começar. Por exemplo. se eu tiver que fazer um projeto de um guarda-roupa pro marceneiro executar. O que eu quero saber é como começar um projeto de um móvel no CAD. para execução em marcenaria. seria o projeto em si mesmo. Com medidas exatas. Um tutorial passo a passo, ou modelos de projetos prontos para se ter uma noção do que fazer. Desde já agradeço a colaboração.
entra ni site da grapho, que produz o arqui3d, acho que voce encontra algo deste tipo
"pedromello" disse: tenho noção de como fazer projeto arquitetônico no cad. mas móveis nunca fiz e pelo que eu andei pesquisando é um pouco complicado, para que se analise os detalhes, ele tem que ser em 3d. só que eu não sei bem por onde começar. Por exemplo. se eu tiver que fazer um projeto de um guarda-roupa pro marceneiro executar. O que eu quero saber é como começar um projeto de um móvel no CAD. para execução em marcenaria. seria o projeto em si mesmo. Com medidas exatas. Um tutorial passo a passo, ou modelos de projetos prontos para se ter uma noção do que fazer. :-P :oops: Desde já agradeço a colaboração.
Desenhar móveis em cad é simples, é como se fosse um quebra cabeça, como o móvel não é apenas um bloco e sim varias peças fixadas umas nas outras, vc deve desenhá-las uma a uma com suas respectivas dimensões e posições em relação ao produto, peças verticais e horizontais. Inicie pelo desenho 2d e vá extrudando com a expessura do material que irá utilizar, a posição dos furos e importante para a posição correta dos acessórios. Outra dica para desenhos de móveis utilize mm como medida padrão pois é a utilizada internacionalmente no setor moveleiro . Espero que tenha ajudado!
no caso de um roupeiro acho que seria bem simples... basta seguir o desejo e fazer as extrusões + uns fillets para deixar os cantos arredondados, não acredito que seja tão complicado. Mas se precisar modelar um sofá ou algum outro móvel que tenha volume organico, ai acredito que o AutoCAD não seria ideal, para isso tem outros softwares bem melhores, um deles é o Rhino.
O AutoCAD é ruim com 3D, antes eu fazia tudo nele e achava o máximo, mas depois que aprendi a modelar no Max, nem quero ver mais 3D no AutoCAD. Em 2D ele é imbatível, mas em 3D deixa muito a desejar. Agora que estou modelando no Max faço tudo mais rápido e com mais detalhes.
Boa tarde amigos, é minha primeira vez aqui. Sou projetista e trabalho mas com 2D (Mecânica, Civil e Arquitetura). Bem não sei se estou falando besteira mas acredito que projetar em 3D Studio Max não seja uma boa, pois ele não lhe da devida precisão para um projeto. Se for pra criar a cena apenas tudo bem mas se tiver que entregar ao cliente alem da cena, tambem um projeto de execução de qualquer forma ira precisar fazer o 2D em algum programa CAD. Como estou começando, faço no autocad, mesmo porque muito do que faço entrego o projeto de execução, e quando necessário uma ou outra cena no 3DS pra enriquecer o conjunto. Se sua intenção é "projetar" moveis pode utilizar o Autocad, com ele voce consegue fazer o 2D e 3D com meia duzia de comandos e depois importar para o MAX para acabamento. Ou tambem pode utilizar outro PRG como Solidworks que tambem é mas voltado para o projeto. Nenhum deles da o acabamento do MAX mas nada impede de importá-los utilizando os procedimentos corretos. Bom, como dito acima espero não ter falado besteiras. PS. Isso sim é um forum completo!!! abraços
Como ja diria o poeta suburbano... "Fazer o que se a vida é assim, louca e cabulosa" (M.B.)
Olá ironildors, tudo bem? Olha só, sobre o que você disse sobre o max não ter precisão com medidas, é verdade. Não dá pra projetar diretamente nele. O max é um programa artístico, voltado mais para o acabamento, para a finalização de um trabalho de visualização. No caso de projetar, aí a história inverte. Aí não há ferramenta melhor do que os programas CAD (Computer Aided Design - Design com a ajuda da computação, conforme o nome sugere). Um que eu usava e gosto da praticidade para fazer projetos rápidos de móveis é o Domuscad. Há outros tais como o 20-20 e o Promob, mas cada um tem o seu objetivo e seu público alvo. Gostava do Domuscad porque ele era um programa que gerava o projeto em dwg e já em 3D com medidas e aí eu poderia facilmente importar o arquivo pro max e terminar o projeto nele. Pra você ter uma idéia da facilidade de uso dele, como era totalmente programado em LISP, foi criado uma rotina de atalhos com siglas dos produtos, assim você ia inserindo apenas pelo código. Por exemplo, o atalho para um gabinete de 2 portas já com a cuba e a torneira era G2C, aí já aparecia uma janela com as configurações da peça. Simples e rápido. Lembro que eu completava um projetinho em cerca de 20 minutos, já texturizado. :D []'s
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711270.

Total de membros registrados: 138800

Últimos membros registrados: mojifiv, hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving.

Usuário(s) on-line na última hora: 512, sendo 13 membro(s) e 499 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Allen Anderson, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, hierbasaludus, Antonio, CNC, guigui14, mojifiv, Starter, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.