Usar modificador Slice para fazer telhados

Por: Jair  

Em: 22/05/2008 16:50

o zulmar jr ensinou num tópico uma forma boa pra criar telhados fazer um grpo de telhas que cubra a maior agua da maquete depois só fazer instancias delas, aplicar com o modificador slice e modificá-lo pelo gizmo pra adaptar em cada agua. eu fiz um grupão de telhas e tal, posicionei no lugar certo e tal, só que quando aplico o slice num sei mais o que fazer, não encontrei nada :( segue duas imagens, uma com o telhado renderizado, outa com o slice. valeu!
Eu não acho boa opção fazer dessa forma, o max fica muito mais pesado com vários objetos simples na cena do que com 1 objeto complexo. Então é bem mais pesado ter um telhado com as telhas agrupadas do que usar o attach e juntar todas no mesmo objeto. Só que o attach consome memória, tem que anexar de pouco em pouco se não trava. ai vc corta fácil com o quick slice. cortar com o slice plane é muito mais trabalhoso, tem que ficar girando o plane na posição do corte. com o quick slice vc liga o snap de vértice e usa o snap da planta de cobertura pra fazer o corte preciso. Se tem um monte de telhas agrupadas não dá pra cortar com o slice como vc tá fazendo, porque quando aplicar o slice vai aplicar em todas as telhas ao mesmo tempo, por isso apareceu tantos planes deixando tudo laranja, tem um slice em cada telha do grupo :)
ae magster, blzz ? tipo caa, attachei as telhas de uma água só em uma parte, transformei em editable poly, vô lá no quickslice, na vista TOP e tal, só que ele só dá o primeiro clique, aí aparece a linhazinha pontilhada (aí já fica pesado o max), quando clico no segundo ponto ela simplismente some como tivesse acabado o comando e não acontece nada.! já coloquei as telhas em display as box pra ficar leve mais mesmo assim não dá :|
Ai Jair, o primeiro passo é modelar a telha o mais leve possível. Se gastar mais faces do que precisa pra fazer a telha, vai ficar pesado sem necessidade. mas testa num objeto simples pra ver como funciona. pega um box mesmo, transforma em poly, seleciona os polígonos, usa o quickslice pra cortar e depois deleta os polígonos que sobrarem. Ai fica uma abertura onde cortou. Muda pra Border que a abertura já fica selecionada, ai vc clica no cap que a abertura é fechada. É super fácil fazer assim e fica perfeito. Se usasse o Slice normal, ainda ia ter que colocar o cap em todas as telhas pra fechar a abertura
é a telha tá 'um pouco' pesada mesmo, a maior água dela tinha mais de 200mil polys, o negocio é que nem foi eu que modelei a telha, peguei ela na intenet, vo tentar tirar as faces de baixo pra vê como que fica a maquete já tá toda pronta, falta só o telhado pra mim mandar bala no render!! era pra mim entregar quinta-feira, já tá atrasado :( :?
Ola pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) Jair: ai cara! tudo bem? sobre a sua duvida concordo em gênero,numero e grau com o nosso amigo e colaborador "magster".Realmente a maneira de usar o modificador "slice" não e uma boa opcão não cara pelo menos nesse seu caso especifico ai.O slice e bom por exemplo quando vc tem um corrimão curvo que vc quer fazer um furo no centro ai da pra fazer tranqüilo; e so rotacionar o "plano de corte" na vertical(Y) e depois na horizontal(X) e aplicar o corte; o corrimão corta aonde o "gizmo" estiver passando no corrimão e o tamanho do corte e de acordo com o tamanho do "gizmo". ;) Quanto a sua cena o "slice" não seria a opção ideal porque vc tem um grupo de telhas e sera meio chato e trabalhoso vc tentar "cortar" as partes das telhas que sobraram na cobertura mesmo tendo que usar a "planta de cobertura" como referencia sabe? Va pelo "quick slice" que e muito bom e muito mais pratico que o modificador slice ok? Com relação ao seu arquivo esta pesado e porque vc esta com todas as telhas modeladas cara; se elas estiverem com a geometria bem complexa ai e que vai travar mesmo dependendo do quanto de RAM vc tenha na sua maquina; o meu conselho pra vc e que so coloque as telhas em 3d as que estiverem no primeiro plano;o que tiver em segundo plano(longe do alvo da câmera) vc deleta as "faces" de baixo das telhas para não ter que renderizar as telhas em segundo plano com a face inferior que não sera mostrada na hora do render; então pra que esta la não e?as faces inferiores das telhas em segundo e terceiro plano so servem pra demorar na hora do render final ;) As telhas da sua cobertura que por ventura estiverem bem distante da câmera aplique um mapa com textura de telhas(que estiver usando no seu projeto) no canal "diffuse" ok? pode ate colocar um mapa em tons de cinza no canal "bump" das telhas pra dar a impressão de "volumetria" das telhas. Vc precisa OTIMIZAR a sua cena cara porque uma cena de uma casa dessa geralmente tem a parte de Paisagismo em que vc tera que encher de plantas; ja pensou no tamanho do arquivo que vc tera??e por isso que as técnicas de "MATTE PAINTING" sao absurdamente importantes porque nem tudo deve ser feito em 3d;tem coisas feitas na pos-edição que ficam muito mais bonitas do que se ficassem em 3d!! e por isso que a gente fala da importancia de se OTIMIZAR ao máximo todas as cenas de maquete eletrônica e 3d de um modo geral. Pra deixar o seu telhado mais leve aplique um modificador "multires" que e melhor que o "optimize" porque este ultimo(optmize) estraga o mapeamento. Aqui mesmo na familia 3d1 tem um script muito famoso de telhas pra vc criar com volumetria; basta vc aplicar um material nelas; vou pegar o link aqui pra vc meu amigo!! ;) http://www.tresd1.com.br/scripts.php?t=12919 ( LINK DO SCRIPT TELHA PRA FAZER FACILMENTE NO MAX) Este script escrito por "Filippo Bardini" para criar automaticamente a disposição de telhas num telhado, ele oferece 3 tipos de telhas, permite ajustar a distância entre elas e o telhado pode ser criado diretamente no plano inclinado(30%,20%,10%) de referência. Para usar você deve rodar o arquivo do Script pelo menu Max Script>Run Script, assim, abrirá a janela do Script para escolher o tipo de telha e a distância. Nessa mesma janela tem uma imagem mostrando o esquema que deve usar para dar os cliques de mouse e gerar o telhado na posição certa. Usando um Snap fica fácil de clicar diretamente sobre o plano de referência do telhado para criar as telhas já com a inclinação adequada. Em seguida, você pode usar o Mirror para criar as telhas invertidas e formar o telhado completo. Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior Nesse link que eu te mandei faca o download do "script" dessa telha e o use; eu pessoalmente uso muito ele e gosto bastante.Bem meu amigo e isso ai!Espero ter te ajudado com essas simples explicações.Abraços e tenha uma ótima noite!! :D "FORCA E CORAGEM SEMPRE"...
A coisa mais importante pra fazer telhado é modelar uma telha bem leve, com o mínimo possível de faces. Vai ser vista de longe, não precisa de alta resolução e acaba pesando demais no projeto. Fazendo uma telha mais simples vc vai ganhar muito tempo no trabalho e no render, vale mais a pena do que usar uma telha pesada que pegou na net. Mesmo assim, dá pra cortar, deixa só 1 plano de telhas na viewport, coloca o resto em hide, pra deixar mais leve. Trabalha com a viewport em shade, porque em wire pesa bem mais. Ai vc faz o corte com o quickslice que é facinho, nem precisa ver as telhas para conseguir, porque vai se guiar pelo snap da planta de cobertura. Depois que cortar tem que ligar a vista em wire pra ver os polígonos que tem que deletar, mas só nessa hora.
danilo-> já tô usando o quickslice, vi esse plug-in e a telha não fica mto boa, fica meio irreal, sei lá o.o magster-> como que faz pra deixar em shade ? já deixei a cena ultra-leve, 100FPS, tirei as faces de baixo da telha, diminuiu pra metade o numero das polys delas, tô ficando louco já :(:(:( pra ultimo caso tô deixando a cena aqui, se alguma alma do bem quiser dá uma olhada nela pra dá alguma sugestão e tal :seila: http://rapidshare.com/files/117808291/just_telhado_modo3.rar tá no max2009, nem sei como que faz pra salvar em versão mais antiga, nem todos usam o 2009 ainda :? vlwww :!: :!:
Ai Jair, eu baixei seu arquivo agora, acabei de chegar da faculdade. Vou jantar e depois dou uma olhada nele e posto aqui
éee brother, tu acabou de chegar da facu e eu to indo dormir prq amanhã tem aula :| qql coisa manda por MP! vlw!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711252.

Total de membros registrados: 138782

Últimos membros registrados: marcss, berberinecapsule, glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss.

Usuário(s) on-line na última hora: 749, sendo 9 membro(s) e 740 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: berberinecapsule, LEANDRO.AUGUSTO, Allen Anderson, marcss, Rodrigo, JesusEnzo , Figurol696, marcio.alain, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.